Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Atualmente o Centro Unoeste Clima está sob a responsabilidade do Prof. Dr. Alexandrius de Moraes Barbosa (alexandrius@unoeste.br).

Formação:
Engenheiro Agrônomo formado pela Unoeste em 2008, mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) em 2012 e doutorado em Agronomia (Agricultura) pela Unesp de Botucatu em 2017. Possui especializações nas áreas de Agrometeorologia e Climatologia (2020 a 2022). É membro da SBAGRO (Sociedade Brasileira de Agrometeorologia) e desde 2015 é docente da Unoeste.

Prof. Dr. Alexandrius de Moraes Barbosa

UNOESTE CLIMA: Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

O projeto Unoeste Clima foi idealizado pelo professor Alexandrius de Moraes Barbosa e iniciou suas atividades em agosto de 2020, com o lançamento do portal (www.unoeste.br/clima) e das redes sociais (Instagram e grupo no Telegram).

No dia 06 de dezembro de 2022 foi realizada a inauguração oficial da modernização do novo espaço do Unoeste Clima, que conta com sala de aulas/reuniões, espaço de convivência para alunos, escritório e laboratório de agrometeorologia (Imagem abaixo).

ESTAÇÃO METEOROLÓGICA

A estação meteorológica da Unoeste, localizada no Campus II em Presidente Prudente, foi fundada em 1987. De 1987 a junho de 2020, o laboratório de agrometeorologia foi coordenado pelo Prof. Dr. Vagner Camarini Alves. Como homenagem aos relevantes serviços prestados à comunidade, a estação meteorológica do Campus II passa a ser chamada de “Estação Meteorológica “Prof. Dr. Vagner Camarini Alves”

ESTAÇÃO METEOROLÓGICA – CAMPUS II

Localizado no Campus II, em Presidente Prudente, o Centro Unoeste Clima conta de uma estação convencional e uma estação automática. A estação convencional funciona desde 1987 e a estação automática desde 2018.

ESTAÇÃO AUTOMÁTICA – FAZENDA EXPERIMENTAL DA UNOESTE

Localizada na Fazenda Experimental da Unoeste (50 km de Presidente Prudente), município de Presidente Bernardes, a estação automática foi instalada no final de 2017, com início da coleta de dados a partir de março de 2018.

Search for: