Previsão indica retorno das chuvas e com bons volumes para o fim de maio no Oeste Paulista e regiões vizinhas (Norte do PR e Leste de MS).
Por: Alexandrius de Moraes Barbosa (alexandrius@unoeste.br)
Após um longo período sem previsão de chuvas, ou com a não confirmação de chuvas para região, os modelos passaram a indicar de forma mais persistente a ocorrência de chuvas na região no fim de maio. Até o fim do mês, vários modelos, indicam volumes próximos a 50,0 mm nos próximos 10 dias. E na previsão de até 14 dias (até 5 de junho), o modelo americano GFS indica volume superior a 100 mm em alguns pontos da região.
O avanço dessa frente fria também irá reduzir as temperaturas, com tendência de temperaturas mais amenas no fim de maio, e até, a ocorrência das menores temperaturas de 2021. Já na próxima semana, existe a possibilidade de ocorrência de temperaturas mínimas abaixo de 10°C no Oeste Paulista e até o fim do mês, as máximas não devem ultrapassar 29°C.
Esse cenário, traz um pouco de alívio aos produtores da região, mas não amenizam os prejuízos causados pelo longo período de estiagem. Em algumas áreas, o período de estiagem já é superior a 60 dias. As últimas chuvas superiores a 10 mm registradas no Oeste Paulista se deram entre 16 e 17 de abril.
Por fim, alguns modelos indicam chuvas também para o início de junho, e também, chuvas dentro da média e até acima da média para o mês de junho. E para os próximos dias, a anomalia de chuvas está positiva (como há muito tempo não se via), ou seja, chuva acima de média em comparação com a média histórica para o período.