Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão 11/Jul: Nova frente fria prevista para 2ª quinzena de julho

Avanço de massa polar não deverá ser tão intensa quanto a registrada no início do mês.

Sistema de alta pressão que está impedindo o avanço de novas frentes e mantendo as baixas temperaturas na região perderá força e novas massas de ar polar podem atingir o Oeste Paulista a partir da segunda quinzena de julho. Nos próximos dias haverá um aumento gradual das temperaturas, onde as máximas ficarão próximas a 30°C e as mínimas próximas a 16°C.

Próxima frente fria está prevista para chegar no Oeste Paulista no próximo fim de semana. As últimas atualizações dos modelos GFS e ECMWF indicam que massa polar não deve ser tão intensa quanto a registrada no início do mês. De acordo com o modelo ECMWF, a temperatura mínima pode ficar próximo a 10°C na manhã de 19 de julho.

Áreas em azul indicam a área de atuação da massa polar

O avanço desse sistema frontal promoverá a ocorrência de chuvas, que devem ficar mais localizadas na região Sul do Brasil, com possibilidade de chuvas no Norte do PR e também no Oeste Paulista. No entanto, maiores volumes devem ficam concentrados no Estado do Paraná. Volume previsto para o Oeste Paulista é próximo a 15 mm.

Previsão do modelo americano GFS – Chuva acumulada nos próximos 10 dias

Previsões a médio prazo indicam mais umidade na região no fim de julho e início de agosto, com anomalia de chuva ligeiramente positiva para os próximos 30 dias, ou seja, chuvas pouco acima da média normal para o período. Quanto a frentes frias, meteorologistas do ClimaTempo indicam possibilidade de intensas massas de ar polar (igual a do início do mês) para o mês de agosto.

Anomalia de chuva nos próximos 30 dias (áreas em verde indicam chuvas acima da normalidade)

Related Articles

Nova onda de frio chegará no Oeste Paulista a partir de domingo

A imagem representa a anomalia de temperatura de 12 a 19 de junho. A cor azul indica temperatura abaixo da normalidade para o período.
Read more

Previsão do tempo para fim de abril e início de maio no Oeste Paulista

Previsão de chuvas no Oeste Paulista somente entre 04 a 05 de maio em função da entrada de uma frente fria. Após, a presença de uma massa de ar frio causará declínio nas temperaturas.
Read more

Previsão para o fim de novembro para o Oeste Paulista

Modelos indicam chuvas na região na parte final de novembro. No entanto, o volume do mês deve ficar abaixo da normalidade.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: