Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão 16/Jul: Temperatura volta a cair e há risco de geadas fracas para o Oeste Paulista

Temperaturas ficarão próximas a 4,0°C nas manhãs de segunda e terça-feira (19 e 20 de julho) com avanço de massa polar sobre o Brasil.

Desde a última semana a maioria dos modelos de previsão já indicavam o avanço de uma forte frente fria para a 2ª quinzena de julho. No entanto, ao longo da semana, a cada atualização diária, a intensidade dessa massa polar foi se intensificando.

Na atualização dessa sexta-feira (16 de julho), a maioria dos modelos indicam temperaturas mínimas de 4,0°C para o Oeste Paulista nas manhãs de segunda e terça-feira (19 e 20 de julho). (Obs.: Modelo americano GFS indica mínima de 3,0°C no dia 19). Essa condição indica o risco de geadas fracas para o Oeste Paulista, conforme o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia. No entanto, não deve ser registrada temperaturas próximas a 0,0°C, igual a frente fria do início do mês.

Áreas em azul indica área de atuação da massa polar

As chuvas ficarão concentradas no Estado do Paraná, com possibilidade de leve garoa no Oeste Paulista. A previsão a médio prazo não indica chuvas na região até o fim do mês, com retorno das chuvas apenas para o início de agosto. Cabe salientar, que historicamente, estamos entrando no período mais seco do ano. A previsão estendida para 30 dias indica volume de 20 a 30 mm de chuva para região.

Previsão de chuva acumulada nos próximos 10 dias
Chuva acumulada nos próximos 30 dias

Related Articles

Previsão do tempo até o fim de setembro

Padrão de circulação dos ventos impedirá ocorrência de chuvas nos próximos dias. Chuvas retornam para a região no fim de setembro.
Read more

Previsão climática para maio de 2024

Previsão para o Oeste Paulista!Maio iniciará com mais uma onda de calor e estiagem no oeste paulista.
Read more

Previsão do tempo para fim de abril e início de maio no Oeste Paulista

Previsão de chuvas no Oeste Paulista somente entre 04 a 05 de maio em função da entrada de uma frente fria. Após, a presença de uma massa de ar frio causará declínio nas temperaturas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: