Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Boletim do tempo: Unoeste Clima (08/Nov)

Massa de ar frio passa a perder força e temperaturas devem chegar a 35 °C no Oeste Paulista na quinta-feira (10/Nov).

Por: Dr. Alexandrius de Moraes Barbosa
Especialista em Agrometeorologia e Climatologia

Novembro começou com um frio atípico na região. Na última sexta-feira (04/Nov) foi registrada a temperatura de 13,1 °C na estação meteorológica no Campus II da Unoeste em Presidente Prudente-SP, sendo esse valor, o mais baixo dos últimos 33 anos. As baixas temperaturas dos últimos dias se deram em função de uma intensa massa de ar frio que avanço sobre o Brasil. Nos próximos dias essa massa de ar frio perde força e as temperaturas voltam a subir gradativamente na região.

A previsão é de que a temperatura máxima fique próxima a 35 °C na quinta-feira (10/Nov). No entanto, na sexta-feira a temperatura já deve cair em função da ocorrência de chuvas na região. De maneira geral, a partir de sexta-feira (11/Nov) as mínimas devem ficar próximas a 21/22 °C e as máximas próximas a 30/31 °C.

Em relação a chuva, os modelos numéricos indicam que a formação de áreas de baixa pressão podem provocar chuvas na região entre sexta (12/Nov) a terça-feira (15/Nov). As chuvas se darão de forma irregular, por isso, há uma grande variação no volume previsto para região: de 20 a 50 mm. Após essas chuvas, a tendência é de que a 2ª quinzena de novembro seja com poucas chuvas na região.

Related Articles

Previsão para 2ª quinzena de dezembro

Volume registrado na primeira quinzena do mês ficou acima da normalidade no Oeste Paulista. Já para a 2ª quinzena de dezembro, as chuvas deve ficar pouco abaixo da normalidade, sendo mais irregulares e com menores volumes.
Read more

Novembro deve iniciar com frio incomum no Oeste Paulista

Modelos indicam chuvas no fim de outubro e frio no início de novembro no Oeste Paulista.
Read more

Previsão para 2ª quinzena de novembro

Modelos indicam de 50 a 80 mm de chuva para o Oeste Paulista até o final de novembro. Primeira quinzena de dezembro também será marcada pela irregularidade de chuvas na região.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: