Profa. Dra. Zizi Trevizan

Currículo Resumido

Doutorado e Mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras – FCL/ Assis (SP.). Professora e pesquisadora do Departamento de Literaturas de Língua Portuguesa no Mestrado e no Doutorado em Letras (FCL/UNESP), Assis (SP.), até 1990. Professora aposentada pelo Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) em Presidente Prudente (SP.), em 1995. Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (2005/ 2013) e Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária (2001/2011) na Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, Presidente Prudente (SP.). Atualmente, é Professora e Pesquisadora do Curso de Mestrado em Educação da UNOESTE. É autora e coautora de vários livros e artigos científicos nas áreas de Educação e de Linguística, Letras e Artes. Experiência em pesquisa focada em Educação, Semiótica, Autismo; Ensino Aprendizagem de Linguagens Verbais e Visuais. Participação atual em Grupos de Pesquisa e de Estudos: Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq, Universidade do Oeste Paulista/ UNOESTE. Presidente Prudente (SP.): Contexto Escolar e Processo de Ensino Aprendizagem – ações e interações (CONTEPEA). Linha de Pesquisa: Formação e ação do profissional docente e práticas educativas; Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq, Universidade do Oeste Paulista/ UNOESTE. Presidente Prudente (SP.): Políticas e Práticas de Educação Inclusiva – PPEI – Linha de Pesquisa: Educação e Autismo. Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ), cadastrado no CNPq, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/FCT), Presidente Prudente (SP.), com participação no Grupo de Pesquisa: Formação de Professores e As Relações entre As Práticas Educativas em Leitura, Literatura e Avaliação do Texto Literário. Membro Associado Efetivo do Grupo de Estudos Discursivos (GED), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Assis (SP.).


Networking da pesquisadora

lattes  orcid


Publicações mais recentes

Artigos completos publicados em periódicos:

TREVIZAN, Zizi; GEBRAN, R. A. As representações sociais na construção da identidade profissional e do trabalho docente. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 40, p. 34534, 2018.

TREVIZAN, Zizi; PESSOA, A. S. G. Psiquismo, linguagem e autismo: contribuições da semiótica nos contextos educativos. EDUCAR EM REVISTA, v. 34, p. 241-258, 2018.

TREVIZAN, ZIZI; GEBRAN, R. A. Social representations in the construction of professional identity and teachers? activity. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 40, p. 34534 (1) – 34534 (11), 2018.


Livros publicados/organizados ou edições:

TREVIZAN, Zizi; DIAS, C. L. (Org.). Profissionalização: construção do conhecimento e da identidade docente. 1. ed. Curitiba – PR: CRV, 2012. v. 1. 184p.

TREVIZAN, Zizi. Vivências Inexplicáveis: um caminho para compreensão do mundo sensível?. 1. ed. Londrina: Midiograf, 2009. 124.

TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: Antologia Comentada- 4 ed. 4. ed. São Paulo: Arte e Ciência, 2009. 117.


Capítulos de livros publicados:

TREVIZAN, Zizi. Contribuições da Semiótica no Desafio da Construção de Relações Sociais não Excludentes nos Processos Interlocutivos de Autistas. In: GEBRAN, R. A.; DIAS, C. L. (Org.). Práticas Educativas e Inovação. 1. ed. Curitiba, PR: Appris, 2019, p. 191-214.

PARISOTTO, A. L. V.; GERMANI, M. M.; TREVIZAN, Zizi; OLIVEIRA, A. R.; FRANCA, A. L. Difficulties with the Academic Writing: What do the Students from the First Year of the Pedagogy Course Reveal. In: CARMO, M. (Org.). Education Applications & Developments IV Advances in Education and Educational Trends Series. 1. ed. Lisboa, Portugal: inScience Press, 2019, p. 104-113.

MORAES, T. A.; TREVIZAN, ZIZI. A Tematização da Prática como Estratégia de Formação do Professor para o Ensino da Literatura – 184p. In: SEGABINAZI, D. M.; SOUZA, R. J.; GIROTTO, C. G. G. S. (Org.). Educação Literária: infância, mediação e práticas escolares. 1. ed. Tubarão – SC: Copiart [Coleção Catavento n.6], 2018, p. 155-170.