Profa. Dra. Ana Luzia Videira Parisotto

Currículo Resumido

Ana LuziaÉ licenciada em Letras pela Unesp, Faculdade de Ciências e Letras, campus de Assis (1990), onde cursou também o Mestrado e o Doutorado em Letras. Concluiu o Mestrado em 1999 e o Doutorado em 2004. Fez Pós-Doutorado na Unesp, Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara (2015-2016). É docente e pesquisadora em RDIDP na Unesp, Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente. Atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa. Sua pesquisa está concentrada principalmente nos seguintes temas: linguística, ensino da língua portuguesa, produção de texto, ensino de ortografia, leitura e formação do professor. É líder do Grupo de Pesquisa “Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior”.


Networking da pesquisadora

lattes  orcid  googlecitation  Researcherid


Publicações mais recentes

Artigos completos publicados em periódicos:

OLIVEIRA, A. R.; PARISOTTO, ANA LUZIA VIDEIRA; MESSIAS, R. L. A BASE DO BRASIL É O BRASIL DA BASE? UM OLHAR SOBRE A AÇÃO DOCENTE, SUA FORMAÇÃO E O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA. EDUCAÇÃO EM REVISTA (UNESP. MARÍLIA), v. 1, p. 1-12, 2019.

OLIVEIRA, A. R. PARISOTTO, ANA LUZIA VIDEIRA. Planejamentos docentes a partir do PNAIC/2013: revisitando os estudos sobre sequência didática. ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978), v. 2, p. 352-367, 2018.

SOUZA, P. R.; PARISOTTO, ANA LUZIA VIDEIRA. DESVIOS ORTOGRÁFICOS EM CONTEXTOS DE REGULARIDADES: ANÁLISE DASPRODUÇÕES DE ALUNOS DE 5ºS ANOS. Colloquium Humanarum, v. 15, p. 224-229, 2018.


Capítulos de livros publicados:

PARISOTTO, ANA LUZIA VIDEIRA; GERMANI, M. M.; TREVIZAN, Z.; OLIVEIRA, A. R.; FRANCA, A. L. Difficulties with the academic wrintting: what do the students from the first year of the pedagogy course reveal. In: Mafalda Carmo. (Org.). Education Applications & Developments IV. 1. ed. Lisboa: InScience Press, 2019, v. 1, p. 104-113.

PARISOTTO, ANA LUZIA VIDEIRA; LIMA, E. N.; SOUZA, P. R. DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A SUPERAÇÃO DE ERROS ORTOGRÁFICOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO 5º ANO. In: Laurence Duarte Colvara; José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). Processos de ensino e de aprendizagem dos conteúdos escolares. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, v. 1, p. 39-62.

Rinaldi, R. P.; PARISOTTO, ANA LUZIA VIDEIRA. Written narratives: Potentialities for research and teacher professional development. In: Mafalda Carmo. (Org.). Education Applications & Developments Advances in Education and Educational Trends Series. 1. ed. Lisboa: InScience Press, 2015, v., p. 195-203.