TCC/PEPP

Pesquisa por palavra:

Pesquisa por ANO DE PUBLICAÇÃO:

TCC Jornalismo

No curso de Jornalismo, a partir do 6º termo, os alunos dão início ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Eles podem optar por projetos experimentais ou teóricos e a escolha pela temática e objeto acontece na disciplina de Metodologia de Pesquisa em Jornalismo I, na qual desenvolvem o projeto de pesquisa ou extensão.

Em projetos teóricos, os alunos podem realizar reflexões ou análises de objetos jornalísticos. Enquanto em projetos experimentais devem desenvolver produtos jornalísticos como jornais, revistas, livro-reportagens, fotografias, programas de áudio, páginas eletrônicas e atividades da área de Comunicação Empresarial.

Nos termos seguintes, 7º e 8º, as turmas produzem os trabalhos nas disciplinas de TCC I e TCC II, orientadas por professores mestres e doutores.

Os alunos passam por uma banca de Defesa Pública no final do 8º termo, onde participam professores orientadores e membros da banca, para avaliar o projeto. São também convidados membros da comunidade e pessoas envolvidas com o objeto de estudo. O resultado final fica disponível neste espaço e a apresentação do trabalho fica eternizada em uma matéria em vídeo realizada pelo TV Lab.

Maria Luisa Hoffman
E-mail: marialuisa@unoeste.br

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Comunicação Visual pela mesma Instituição. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Especialização em Fotografia da Unoeste. Integrante do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Imagem e Memória vinculado ao LEER-USP. Membro da Comissão Editorial e do Conselho Consultivo da Revista Discursos Fotográficos.

TCC Publicidade

No curso de Publicidade, a decisão sobre o projeto e o desenvolvimento do pré-projeto de TCC acontece no 7º termo, na disciplina de Metodologia de Pesquisa em Comunicação I. Já no 8º termo, na disciplina de Metodologia de Pesquisa em Comunicação II, é acompanhado o desenvolvimento do trabalho teórico e incrementado o trabalho prático na disciplina de TCC.

Os TCCs são orientados por um professor com expertise na área do projeto. O trabalho escrito poderá ser apresentado no formato de monografia, artigo científico, memorial descritivo, protótipo com manual técnico, projeto experimental ou relatório técnico científico. Os trabalhos práticos são segmentados em Startup no Mercado de Comunicação, Produção Audiovisual com fins mercadológicos, Portfólio de Criação Publicitária, Estudo de Casos de Marcas, Planejamento de Comunicação Institucional e Mercadológica, Planejamento de Marketing Digital, Estudos Científicos na área da comunicação mercadológica e produção de sentido publicitário.

A apresentação dos trabalhos ocorrerá no “ExPP” — Exposição de Projetos de Conclusão de Curso de Publicidade e Propaganda, um evento onde a Facopp abre as portas aos profissionais da área publicitária, demonstrando os conhecimentos produzidos, fortificando os elos com o setor e servindo como vitrine para o mercado publicitário regional.

Matheus Monteiro de Lima
E-mail: mathmonteiro@unoeste.br

Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Unoeste, com Licenciatura Plena em Comunicação Social pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Especialista em Marketing pela Unip e Mestre em Televisão Digital: Informação e Conhecimento pela Unesp. Integrante do grupo de estudos GENEM (Unesp/Bauru). Professor titular da Unoeste e do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​