O grupo realiza um programa de pesquisa voltado para investigações articuladas a projetos e/ou ações que integram as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao Currículo, de forma contextualizada na realidade de ambientes educacionais estruturados na modalidade presencial, a distância e híbridos. Apresenta como propósito analisar e compreender os fundamentos, encaminhamentos, impactos e perspectivas para a construção do conhecimento nas distintas formas de aprender e ensinar com as tecnologias contemporâneas. Discute e analisa a formação inicial e continuada de professores em relação ao trabalho com as tecnologias digitais no contexto escolar, da Educação Infantil ao Ensino Superior. As vertentes de investigação em foco no grupo de pesquisa são: mudanças nas práticas pedagógicas e nos contextos educacionais diante de práticas voltadas para uma Pedagogia Ativa, articulada às TDIC; criação de espaços educativos colaborativos, por meio dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA); integração de tecnologias ao currículo e na gestão escolar; currículo e mobilidade digital; o trabalho com as TDIC, o desenvolvimento de competências, saberes e formação de professores; à produção e análise de materiais didáticos e recursos educacionais abertos; incluindo o uso pedagógico de tecnologias assistivas na construção do conhecimento e viabilização de espaços educativos acessíveis, voltados à inclusão educacional, social, cultural e digital.