Produções científicas 2021

Publicações referentes ao ano de 2021:

  • BAPTISTA, C. C. T. N. ; MURGO, Camélia Santina ; SIMOES, C. ; SENA, B. C. S. . DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM UM CURSO DE MEDICINA: ANÁLISES DOS PILARES DE RESILIÊNCIA. REVISTA DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR, v. 11, p. 1-20, 2021.
  • BRESSA, R. ; MURGO, Camélia Santina ; SENA, B. C. S. . Associações entre a autoeficácia docente e a utilização do Objective Structured Clinical Examination na educação médica. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (ONLINE), v. 45, p. 1-10, 2021.
  • SOUZA, A. P. ; MURGO, Camélia Santina ; BARROS, L. O. . Academic adaptation in university students: associations with stress and sleep quality. REVISTA DE PSICOLOGIA : TEORIA E PRÁTICA (ONLINE), v. 23, p. 1-21, 2021.
  • GERONE, LUCAS GUILHERME TETZLAFF DE. A pratica educativa na teologia e sociedade. 1. ed. Amazon, 2021. v. 01. 17p .
  • GERONE, LUCAS GUILHERME TETZLAFF DE. A Educação inclusiva e os Direitos Humanos. 1. ed. Amazon, 2021. v. 01. 9p .
  • GERONE JUNIOR, A. ; GERONE, LUCAS GUILHERME TETZLAFF DE . A prática do cuidado em saúde na percepção religiosa. 1. ed. Amazon, 2021. v. 01. 24p .
  • BATAGLIA, PATRICIA UNGER RAPHAEL ; GERONE, LUCAS GUILHERME TETZLAFF DE . a espiritualidade e o desenvolvimento moral na educação. 1. ed. Amazon, 2021. v. 01. 16p .
  • GERONE, LUCAS GUILHERME TETZLAFF DE; NOGAS, PAULO SERGIO MACUCHEN . Uma análise estatística sobre a espiritualidade e os profissionais da saúde. 1. ed. Amazon, 2021. v. 1. 22p .
  • GERONE, LUCAS GUILHERME TETZLAFF DE. A ciência da Saúde e a espiritualidade. 1. ed. Amazon, 2021. v. 01. 20p 
  • GERONE, LUCAS GUILHERME TETZLAFF DE. A espiritualidade e a pedagogia no cuidado infantil em saúde. 1. ed. Amazon, 2021. v. 01. 24p .

As demais publicações dos membros do grupo estão disponíveis na página Produção Científica.

Programa inédito na área de educação é lançado em Anhumas

O programa “Saúde mental e bem-estar no contexto escolar: procedimentos de avaliação, diagnóstico e planejamento de estratégia de intervenção”, será realizado em parceira da rede municipal de ensino de Anhumas e o Programa de Pós-gradução Stricto Sensu em Educação da Unoeste.

O lançamento ocorreu no final da tarde de terça-feira (7) na Câmara Municipal, com as presenças dos servidores da educação. A aplicação será a partir do final de janeiro ou começo de fevereiro e irá até dezembro. A proposta surgiu de demanda do Departamento Municipal de Educação, junto à dirigente Enilde Maria Esperandio e a consultora educadora Paulina Paulino, com o aval do prefeito Adailton Cesar Menossi. O que ficou exposto na solenidade é que Anhumas possui qualidade no trabalho em educação e que há o propósito geral em melhorar cada vez mais.

Será um trabalho de construção coletiva e processual, conforme a Dra. Camélia que tem expertise no assunto e acumula vivências pontuais no Programa Educa Pontal, lançado em 2019 e aplicado desde 2020 para a comunidade escolar da área de abrangência da Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema, em 29 escolas de oito municípios do Pontal do Paranapanema que têm 1,2 mil servidores da educação e atende 8,6 mil alunos. Também tem atendido à Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Presidente Prudente que tem 65 escolas, 2,2 mil servidores e 19 mil alunos.

A Dra. Camélia tem utilizado da produção de conhecimento científico de seus estudos e vivências no Brasil e em Portugal, na linha de pesquisa que comtempla as contribuições da psicologia positiva como prevenção e importância ao bem-estar subjetivo, dos afetos positivos, da felicidade e da resiliência. Em Anhumas, a diferença é a de não ser apenas uma ação pontual, mas programação anual pensada e planejada; com o envolvimento da psicóloga doutoranda em educação Andressa Pereira de Souza, cuja qualidade de sua pesquisa resultou em fato inédito na Unoeste: o ingresso no doutorado antes de terminar o mestrado.

Acompanhe a notícia completa por meio da Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste, disponível no link abaixo:

Fonte:

http://https://www.unoeste.br/Noticias/2021/12/programa-inedito-na-area-de-educacao-e-lancado-em-anhumas

EEEEEEEEEEEDUCA PONTAL

Faaaaaaaaaaala amigas e amigos do GEPSCE, beleza? Nosso grupo está com uma super parceria pra auxiliar a comunidade com temas super relevantes, segue o cronograma!

(os links serão postados em datas próximas aos eventos, fica de olho aqui!)

 

Data / Horário Temas Palestrantes
 
     
 

10/09 – 14h

 

Esperanças e Perspectivas de Futuro de nossos jovens: incentivando a valorização da Vida

 

Prof Me. Luiz  Henrique Bochi Silva/Profa Dra Camélia Murgo

 

     
 

16/09 – 14h

 

Dislexia e Aprendizagem: caracterização do transtorno e impactos no desenvolvimento cognitivo

 

 

Profa Dra Camélia Murgo/Doutoranda Andressa Souza

     
 

16/09 – 17h

 

Bem-estar Subjetivo, Afetos Positivos e Negativos  na ação docente

 

Profa Dra Camélia Murgo/Mestranda Aline Franco

     
 

24/09 – 14h

 

Fatores de Risco e Fatores de Proteção no Suicídio: um alerta importante para jovens e educadores

Prof Me. Luiz  Henrique Bochi Silva/Profa Dra Camélia Murgo

 

     
29/09 – 14h   Dislexia e Aprendizagem: impactos no desenvolvimento socioafetivo Profa Dra Camélia Murgo/Doutoranda Andressa Souza
   
 

30/09 – 17h

 

Processos de Resiliência no trabalho: um olhar para professores e educadores

 

 

Profa Dra Camélia Murgo/Doutoranda Erika Suzigan

     
 

08/10

Ideação Suicida e Comportamentos Autolesivos: criando esquemas de proteção na adolescência Prof Me. Luiz  Henrique Bochi Silva/Profa Dra Camélia Murgo

 

     
 

14/10

 

Crenças de Autoeficácia e saúde mental do professor

 

Profa Dra Camélia Murgo/Mestranda Aline Franco

 

     
 

22/10

 

Saúde Mental e Felicidade na juventude

Prof Me. Luiz  Henrique Bochi Silva/Profa Dra Camélia Murgo

 

     
27/10 Dislexia e Aprendizagem: critérios de avaliação

 

Profa Dra Camélia Murgo/Mestranda Mariana Tudisco
     
28/10 Impactos da Autoeficácia na prevenção do mal-estar do professor Profa Dra Camélia Murgo/Doutorando José Oliveira Filho

 

     
11/11 Estresses Burnout e os Cuidados com a Saúde Mental do Professor Profa Dra Camélia Murgo/Doutoranda Andressa Souza

 

     
17/11 Dislexia e Aprendizagem: práticas pedagógicas Exitosas Profa Dra Camélia Murgo

 

   
25/11 Diálogos para cultivar a Felicidade na Educação Profa Dra Camélia Murgo /Mestranda Aline Franco

 

   
01/12 Dislexia e Aprendizagem: práticas pedagógicas Exitosas Profa Dra Camélia Murgo

 

Alguém falou de Burnout?

SIM, SIM, MIL VEZES SIM. Neste próximo encontro, vamos falar sobre a construção de instrumentos para avaliação de Burnout, como sempre, aberto ao público, e você lendo isso, está convidadíssimo(a)!

Só chegar pelo link: meet.google.com/opv-qjyu-zno

 

Fechando com chave de ouro

Olá amigas e amigos do GEPSCE, amanhã (16/06/2021), às 13:30h será nosso ultimo encontro com a Drª Lariana Paula ensinando o uso do Software JASP para análise de dados!! Pode chegar junto com a gente pelo link: meet.google.com/aov-qsyy-kht.

 

Aula especial sobre revisão sistemática? Sim, temos!

Junho chegou e para o GEPSCE é dale pra não tomale.
Brincadeiras à parte, o grupo segue a todo vapor, na próxima quarta-feira, dia 02/05/2021, teremos a presença do ilustre Prof. Dr Crystian Oliveira, que nos auxiliará em como elaborar e interpretar revisões sistemáticas. O encontro está aberto para todo o público, pelo link: meet.google.com/tti-azog-txo

Esperamos todos lá!