Entenda a proposta do grupo Grupo de Estudos Sobre Processos de Subjetividade no Contexto Escolar.

Entende-se que o papel da escola extrapola a função formativa relacionada ao desenvolvimento cognitivo e aos conteúdos pedagógicos, ao contrário, deve ser reconhecida como um espaço de fortalecimento de seus alunos na construção de interações de qualidade de forma a compor uma rede de. Dessa forma, aspectos subjetivos dos sujeitos envolvidos no contexto escolar se mostram importantes na compreensão dos fatores relacionados ao ensino, aprendizagem e desenvolvimento socioafetivo.
Conhecer a expressão da subjetividade de alunos e professores na intenção de obter subsídios para apontar caminhos que proporcionem mudanças efetivas nas condições promotoras de desenvolvimento e da estruturação de uma educação positiva é meta principal deste grupo. Compõem o escopo dos estudos do grupo, duas linhas de pesquisa: Subjetividade e processos de escolarização e Bem-estar e autoeficácia do professor.

Linhas de Pesquisa

Linha 1 – Bem-estar e Autoeficácia Docente

A linha contemplará dois eixos temáticos correspondentes a processos de subjetividade do professor, a saber, autoeficácia e bem-estar subjetivo. As implicações da autoeficácia para o processo de ensinar e aprender, para as relações interpessoais e para a satisfação do professor serão enfatizadas. No segundo eixo temático, serão discutidos os componentes do bem-estar subjetivo como afetos positivos, afetos negativos, otimismo, autorregulação e sua Influência no trabalho docente.

Linha 2 – Subjetividade e Processos de escolarização

Serão discutidas questões referentes a subjetividade na perspectiva da Psicologia Positiva e suas contribuições teóricas e empíricas para o trabalho com crianças, adolescentes e jovens no contexto escolar. Entre as temáticas a serem exploradas na linha, destacam-se bem-estar subjetivo, forças de caráter, criatividade, fluidez, felicidade, altruísmo, tolerância e resiliência. Serão discutidas possibilidades de ações nas instituições de ensino que procurem minimizar fatores de risco e promovam nos alunos a autoconfiança, autonomia, adaptação acadêmica e regulação emocional.

Linha 3 – Atenção, Memória e Aprendizagem


Compreender o impacto de funções cognitivas elementares nos processos de ensino e aprendizagem, seja em participantes hígidos ou com deficiências de aprendizagem. Inclui-se aqui especialmente a atenção e a memória, considerados seus múltiplos processos e sistemas, e até mesmo a intersecção entre atenção e memória de curto prazo, observada nas funções executivas. Fatores com alto impacto nessas funções, como os afetos e as emoções, também são considerados.