Museu de Tecnologia da Unoeste

Museu de Tecnologia da Unoeste

Universidade do Oeste Paulista – Unoeste

Computador SPARCstation LX

sparcLX

 

É um computador especial projetado para aplicativos técnicos ou científicos . Destinado principalmente a ser usado por uma pessoa por vez, eles são comumente conectados a uma rede local e executam sistemas operacionais multiusuários .

Fabricante: Sun Microsystems

Modelo: SPARCstation LX

Lançamento: 1992

Sistema Operacional: Solaris 5.6

Processador: microSPARC  50MHz

Memória RAM: 40MB

Detalhes: SparcStation IPX e SparcStation LX , são estações em formato lancheira. A vantagem deste tipo de estação é ter a possibilidade de ter estações Unix reais em um espaço mínimo. Além disso, os dispositivos Sun SCSI (CD players, flâmulas e outros discos rígidos externos) no momento tinham as mesmas larguras e comprimentos que estas estações. Surge a possibilidade de empilhar todos e ter um cluster de servidores com vários discos rígidos.

SPARC (Scalable Processor Architecture) é um padrão que descreve um processador RISC, introduzido em 1987 pela Sun para substituir o Motorola 68020 e 68030, que, em seguida, equipado seus processadores estações.

A gama de estações de trabalho Sun e servidores baseados em processadores Sparc inaugura sun4 . A primeira máquina nesta gama em 1987. Esta é a 4/260 , que estava a operar a 16 MHz. O primeiro a possuir o nome SparcStation é SparcStation 1 , lançado em 1989. Ela também inaugurou a porta de expansão SBus . Ao mesmo tempo, toda a gama Sun4 SparcStation leva o nome (por exemplo, Sun 4/330 é renomeado SparcStation 330).

Em 1990 sai SparcStation , o levantamento do SparcStation 1, o SparcStation IPC , o primeiro formato da estação lancheira e SparcStation SLC , um monitor preto e branco em que escorregou um SparcStation placa-mãe. No ano seguinte, eles serão substituídos por respectivements Sparcstation 2 , IPX Sparcstation e SPARCstations ELC .

O SparcStation 2 e IPX são substituídos em 1993 pelo SparcStation 10 para o primeiro e SPARCstations LX e SPARCclassic para o segundo. Se SPARCclassic SparcStation LX e não inovar muito ao longo IPX, não é o caso do SparcStation 10. Este, que originalmente foi chamado SparcStation 3 introduziu vestindo M-bus , para alterar o processador facilmente. Sua arquitetura mudanças internas também. Ele aceita mais memória e mais SBus cartões. Ele também aceita mais de um processador.

Fonte: http://neriki.free.fr/sparcstation.html, http://www.system-cfg.com/detailcollection.php?ident=225, Acesso em 15/06/2016

Galeria de fotos do acervo:

Identificação: #44

Compartilhe isso:
print