A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA CARREIRA PROFISSIONAL

Estágio integra jovem no mercado de trabalho, apoia o desenvolvimento de habilidade e competências individuais

Por: Mariana Alves

Quando se entra em uma universidade um dos maiores desejos dos universitários é conseguir o tão sonhado estágio na sua área. Essa é uma fase muito importante na vida do estudante, pois é no estágio que os estudantes colocam em prática aquilo que aprenderam na sala de aula e onde podem fazer uma troca de experiência com aqueles que já estão no mercado.

Murilo Rincon, estudante de jornalismo, é um exemplo de que passar por um estágio  durante a faculdade é fundamental para a  vida profissional. Ele soube abraçar as oportunidades que foram aparecendo ao decorrer do curso. O primeiro estágio foi em um colégio particular, onde foi contratado para cuidar da parte de assessoria de imprensa. Depois de lá, passou por mais dois, até ser efetivado. Estagiou no Marketing e na produção de programas. E por ultimo em uma TV local, onde trabalhou na produção. Foi nesse ultimo que conseguiu a sua contração partindo de estagiário para repórter da empresa. ‘’ Acredito que se não estivesse passado por todos esses estágios não seria contratado, acho que o estágio conta muito para a carreira profissional. O que se aprende em sala de aula é bem diferente quando se é vivido na prática, entendi bem isso quando entrei pela primeira vez em uma redação, o corre corre, a pressão de trabalhar contra o relógio são coisas que você só vai entender quando realmente passar por isso. A troca de experiência que obtive por onde passei foi fantástica e essencial para o meu crescimento pessoal e profissional. ’’

Segundo o psicólogo Vinicius Oliveira, que dá palestras em uma empresa de curso profissionalizantes, o estágio possibilita que o aluno aprenda de maneira mais objetiva alguns fatores de sua profissão que muitas vezes são ignorados pelas instituições de ensino ou que só podem ser mais compreendidos quando se está no ambiente de trabalho. “Em minhas palestras sempre busco motivar os estudantes para que possam dar o seu melhor durante o período de estágio, que o encare de forma seria, pois este que o hoje é o seu estágio pode se tornar o seu emprego do futuro ou abrir varias outras portas para você.’’

O censo do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/MEC) de 2013  aponta duas tendências no perfil dos universitários brasileiros. Cerca de 55,5 dos matriculados no ensino superior são formados pelo sexo feminino. Do total de 7,04 milhões de estudantes desse nível, 63 estudam no período noturno. Uma possível explicação é o fato da maioria trabalhar durante o dia para conseguir bancar as mensalidades.

A estudante de Ciências Contábeis Isabella Santos, 22, é uma dessas estudantes que trabalhou durante a faculdade inteira para bancar os seus estudos, durante os dois  primeiros anos do curso,ela trabalhou em lugares que não eram na sua área, mas quando chegou no terceiro ano percebeu que precisava de um estágio. Então largou seu serviço e partiu em busca de um estágio. Com indicação de um professor conseguiu um estágio no administrativo de uma empresa aérea, empresa essa que a contratou. ‘’A minha vontade de aprender e a determinação de correr atrás do que sempre quis, me motivaram a ir em busca de meus sonhos, hoje olho para traz e não me arrependo, larguei tudo mais valeu a pena cada esforço, hoje me sinto realizada e estou empregada na minha área fazendo o que realmente gosto.’’

Assim como Isabella, no Brasil são milhares de estudantes querem o seu lugar ao sol, aqui na região de Presidente Prudente um dos maiores pontos de apoio aos estudantes que buscam estágio é o CIEE – Centro de integração empresa escola, eles disponibilizam vagas de estágios e fazem uma ponte entre as empresas e os alunos.

Aline Aparecida, 24, estudante de Administração, conta que o CIEE a auxiliou na contratação em seu estágio. ‘’ A capacitação e orientação deles foram fundamentais para a conquista da vaga, hoje estou dando o meu melhor para que possa ser contratada, pois é durante esse período que posso perceber quais são as minhas dificuldades para procurar me aprimorar mais. Essa troca de experiência no meu setor é fundamental para me tornar uma profissional mais completa. ’’

Você sabia que existe uma lei para o estagiário?

De acordo com a LEI 11.788 DE 2008, que alterou o art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho- CLT e revogou as Leis 6.494, de 1977 e 8.859 de 1994, o estágio poderá ser ou não obrigatório, mas em nenhuma das duas hipóteses criará qualquer vínculo empregatício. A instituição concedente do estágio passa a se obrigar a fornecer seguro contra acidentes pessoais ao estagiário. Por outro lado, o estagiário é obrigado a apresentar relatórios semestrais da atividade à sua escola. Poderão contratar estagiários: órgãos públicos, empresas privadas e profissionais liberais de nível superior, desde que regularmente registrados em seus conselhos profissionais. O prazo máximo de duração do estágio em uma mesma empresa será de dois anos (exceto para portador de deficiência). Nos estágios com duração igual ou superior a um ano, é garantido recesso de 30 dias.

 “As empresas promovem os recrutamentos e contratam estagiários para permitir que a troca de informações entre os funcionários e os estagiários tragam benefícios à empresa e mantenham a atualização das mesma é um crescimento para ambas as partes’’, diz Vinicius.

Se você ficou interessado em fazer um estágio aqui veja algumas dicas do Psicólogo:

A dica número 1 é definir quais são os seus objetivos dentro da sua carreira, conhecer quais são os seus pontos positivos, o que melhor sabe fazer. Decidido isso vá em busca de informações sobre a empresa que gostaria de estagiar.

Para o estágio fluir bem o estagiário precisa se identificar com o ambiente de trabalho e com a empresa. Durante o processo seletivo seja firme mostre que sabe do que está falando tenha domínio da situação para isso estude bem a empresa.

Tome cuidado com a postura, vestimenta, preste muita atenção na fala do entrevistador, mostre interesse pela vaga.

Depois da contratação se esforce, não tenha medo de perguntar, procure se interessar em aprender sempre mais, mostre- se comprometido com o serviço.