EMPREENDIMENTO ONLINE É A NOVA MODA ENTRE OS JOVENS

Usuários de redes sociais ganham visibilidade e fazem do hobbie um negócio lucrativo

Por: Bianca Santos, Gabriel Buosi, Leonardo Bravi, Marlene Reverte e Pedro Costa

Termos como “Youtubers, Snapers e Blogueiros” estão cada vez mais presentes na vida dos jovens da geração Z, que engloba nascidos depois dos anos 90 e os denomina de nativos digitais – pessoas familiarizadas com aparelhos eletrônicos inteligentes e com a internet.

E quando se dividem os pensamentos na relação dos jovens com a rede de computadores, o quociente de maior representatividade no Brasil é do nordestino Whindersson Nunes, considerado o segundo youtuber mais influente do mundo, em pesquisa realizada pela Snack Intelligence, divisão da rede Snack de canais no YouTube que monitora e analisa o mercado audiovisual digital. O jovem da terra de Lampião possui mais de 11 milhões de inscritos em seu canal.

No oeste do estado de São Paulo, na cidade de Presidente Prudente, a blogueira Keila Fernanda Grotto ganha destaque no mundo da moda há dois anos e meio com o blog Salto Alto na Estrada, que já se tornou uma empresa de prestação de serviço e possui inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Antes de criar o seu site, hoje profissionalizado, Keila acompanhava outras blogueiras influentes e já se interessava pela área.

A ideia de ter o seu próprio canal surgiu quando a jovem começou a dar dicas para suas amigas. “Elas me apoiaram e incentivaram à criação do blog. Quando sugeriram que eu fizesse um blog, pensei sobre o que mais gostaria de falar e qual seria o foco das publicações. Os temas que eu mais gosto são moda e viagem, então juntei os dois”, disse.

Atualmente, Keila ampliou o foco do blog. Além dos temas já citados, ela também fala sobre dicas de decoração, resenhas de produtos e beleza. As plataformas de acesso ao seu conteúdo também cresceram e hoje ela conta com o apoio de oito redes sociais que fomentam seu conteúdo no blog: Facebook, Snapchat, Instragram, Twitter, Youtube, Google+, Pinterest e LinkedIn.

O antigo hobbie que se profissionalizou, fez o Salto Alto na Estrada virar uma empresa de prestação de serviços, dedicando três dias da semana apenas para cuidar de publicações de conteúdos e os outros dias para produções e reuniões.

Sobre a relação da criadora para com seu público-alvo, ela afirma que responde todos os comentários em suas redes sociais. “Acho fundamental essa interação, pois o público é a base do meu trabalho e eu gosto desse contato”, declara.

Foram os leitores que auxiliaram neste ano a blogueira a vencer um concurso que marcou a seus quase três anos de atuação na web. A Dafiti, empresa internacional que atua com o e-commerce de moda, desafiou bloguers do Brasil à proporcionarem mais acesso para o site da loja.

“Com a diferença de mil acessos do segundo colocado, ganhei mil reais em compras no site e uma entrevista para a revista DafitiMag”. E completa, “foi gratificante percebi que todo o empenho no final valeu a pena”, conta.

PARCERIAS

Há quatro meses a esteticista Simone Ozawa firmou parceria com o blog Salto Alto na Estrada. Segundo ela, a ideia surgiu devido a grande visibilidade do trabalho da blogueira na cidade. “As seguidoras procuram a clínica e isso gera uma maior interação do público. O acordo funciona da seguinte maneira: os leitores vão até a clínica, dizem que viram uma postagem sobre a clínica e ganham 10 de desconto em qualquer serviço.

Ainda segundo a esteticista, é a primeira vez que realiza esse tipo de parceria e a procura pela clínica aumentou devido a divulgação dos serviços prestados por Keila. “Pretendo investir mais, como promoções e sorteios dentro do blog, além de continuar com a parceria que tem dado bons resultados”, finaliza.

BÔNUS

Assista a entrevista com a influenciadora digital Rafa Sobrinho, que com muita delicadeza e bom gosto, ganha cada vez mais seguidores no Instagram. Ela conta sua rotina na rede social, como iniciou neste universo e qual o conteúdo que mais tem atraído seguidores.