GOUMERTIZAÇÃO DA COMIDA

O mercado da alimentação inova com os alimentos gourmets e o resultado é positivo para as empresas

Por: Andressa Aguiar, Christian Mathias, Mainara Screpanti, Rafael Carlos e Victtoria Oliani

“Antes só trabalhávamos com a porção de batata frita, mas agora com diversas ideias, já trabalhamos com outros diversos tipos de porções”.

Essa nova ideia não só atingiu “O Cone da Vovó” localizado em Presidente Prudente, mas se espalhou por outros diversos estabelecimentos da região. A proposta inovadora é conhecida como “Gourmet”, com o significado de mudar uma comida e assim transformá-la em “Premium”. O gastrônomo Pedro Balthazar explica que é feita a mudança da apresentação e de alguns ingredientes, fazendo com que aumente o valor do produto e respectivamente o lucro do empreendedor.

A dona do Cone da Vovó, Amanda Valerio, conta que desde Jundiaí a empresa trabalha no ramo das porções, mas só depois de se mudar para Presidente Prudente os alimentos gourmets entraram em ação. O estabelecimento já existe há quatro anos, e ela conta que os lucros são mais do que o esperado.

Além deles, a marca Roberta Bolos e Doces, de Martinópolis, também aposta nesse novo pensamento da gastronomia. Tudo começou quando a dona, Roberta Siqueira, ficou desempregada. Para não ficar parada apostou no mundo dos doces, e resolveu começar a fazer bolos de fubá e de outros sabores. Depois disso, participou de um curso de pão de mel e no próximo final de semana já estava em outro curso, dessa vez de doces finos.

Foi então nessa época que Roberta passou a se interessar por doces e abriu a empresa na sua cidade. Primeiro a sua doceria era dentro da sua própria casa, mas como a demanda era muito grande o espaço começou a ficar pequeno. Então, teve que abrir um local próprio, proporcionando um lugar melhor para ela e para os seus clientes, que agora poderiam saborear diversas delícias a pronta entrega.

A empresa trabalha com toda linha gourmet, incluindo pipoca, bolos em pedaços e em pote, trufas, bombons, taças recheadas, pão de mel, milk shake e cones recheados.

Ela conta que mesmo em meio à crise os resultados da sua marca têm sido positivos, e os brigadeiros de churros estão entre os mais vendidos. E ainda, tem o desejo de abrir novas franquias e ver o comércio crescer ainda mais.

GOURMETIZAÇÃO – ENTREVISTA ALEXANDRE SEBRAE

Outra ótima ideia desse ramo na região é o “Monstro”, já com um ano e meio de existência, criado pela Kelly Oliveira, que é professora de Português e Guilherme Marques, que é empreendedor. A ideia inicial deles era montar um delivery, então compraram uma chapa e começaram a trabalhar com ela e fazer os primeiros testes de receitas com os amigos. Testes após testes os resultados foram positivos e outras pessoas começaram a comparecer.

Vendo a ideia se formar e dar certo, decidiram não mexer mais no que já estava funcionando. E assim, uma empresa com formato de evento se formou, e o Monstro é assim até hoje.

A grande inovação deles é a diferença na recepção dos clientes. No Monstro as pessoas interessadas devem participar de um evento, fazer sua reserva do dia e aí sim comparecer no local para o consumo. Eles contam que trabalham com uma comida mais rústica, caseira, mas completa: “Para nós a alta gastronomia está ligada em levar o preparo ao seu melhor momento”.

Kauê Caldas, que já visitou o estabelecimento diz que conheceu o Monstro através de amigos e do Facebook. Ele fala que as opções do cardápio são bem elaboradas e que chamam a atenção do consumidor, que então faz qualquer um visitar. Mas, para ele a inovação de tornar a empresa um evento não o agrada.

Por outro lado, na frente do balcão, é o consumidor que tem o poder de opinar o que realmente acha dessa nova gastronomia, cada dia mais inovadora.  Camila Mayumi se surpreende com a área gourmet dos doces, e diz o quanto isso chama a atenção das pessoas. Para ela isso é um ponto positivo para a gastronomia atual, porque além de tudo as pessoas hoje em dia já “comem com os olhos”.

O gastrônomo acredita no crescimento desse ramo da gastronomia. Ele conta que é uma área que está crescendo dia após dia com a ajuda do marketing, de aplicativos e que a tendência é só aumentar.

Chega de 30 a 40 o crescimento gourmet dependendo do ramo de atividade, como a bebida. A tendência da gourmetização veio para ficar, já que quem consome é a classe A e B e eles gostam de consumir o novo, contou o analista do Sebrae, Alexandre Bavaresco. Para ver tudo que ele tem para explicar é só ouvir o áudio completo abaixo.