Ler para quê?

Introduzir desde cedo a leitura na vida das pessoas é fundamental para, além de gerar conhecimento, promover a evolução e aguçar o senso crítico do leitor. Conheça pais que incentivam seus filhos e as dificuldades para se tornar um escritor.

Por: Alessandro Nascimento, Lucas Cardozo, Lucas Ribeiro, Melyssa Santos, Priscila Veneno e Vanessa Rojas

“Leitura proporciona conhecimento.” Esta é a definição mais falada ao se perguntar sobre a importância da leitura na vida das pessoas. Não há idade para praticá-la, aliás, é recomendado que não pare com esse hábito. Desde o jovem ao idoso, ler abre a mente para que novas informações sejam aprendidas.

Introduzir a leitura na vida da criança ainda não alfabetizada é um desafio para os pais, assim, a melhor forma de fazer com que os pequenos se familiarizem com a atividade, é através da contação de histórias.

“A criança se torna reflexiva, emancipada, no sentido que ela consegue agir sobre o mundo, não simplesmente ouve algo. A criança que tem esse percurso leitor, ela provavelmente vai ser uma criança mais ativa sobre aquilo que lhe é reportado”, explica Raquel Silva, 25, letróloga e mestranda em Educação sobre a contação de histórias para o público infantil.

Maitê tem dois anos de idade e ainda não é praticante da leitura, mas a mãe Beatriz Santos, 20, conta histórias e introduz livros de ilustração e pintura na vida da filha desde o nascimento, pois acredita que com essa prática a menina está mais interativa e evoluindo no aprendizado. “Conforme ela vai crescendo eu vou apresentando livros, porque eu quero que ela se interesse pela leitura e aprenda a ler certinho”, diz Beatriz.

E Beatriz está no caminho certo, pois, segundo Raquel, é por meio da contação de histórias que a criança tem acesso ao mundo, mesmo que seja ficcional, permitindo a vivência de experiências variadas que provavelmente sem a leitura não conheceria.

A literatura também é um fator importante nesse caso, pois ajuda na formação psicológica dos indivíduos. “Eu vejo a literatura como uma formação humanística do sujeito, nos da sensibilidade sobre o personagem, conseguimos perceber o sofrimento alheio, a realidade alheia, tudo se torna mais significativo”, comenta o letrólogo Fernando Luiz.

Fernanda Galdino concorda com a declaração do letrólogo. Ela é mãe da Ana Clara de seis anos e conta que vê muito resultado com a leitura no desenvolvimento emocional e psicológico da filha “A resolução de conflitos na infância através das histórias é muito importante”, afirma a mãe.

Incentivar a leitura na era da tecnologia está cada vez mais desafiador. Pensando nisso, a Prefeitura de Presidente Prudente por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza há nove anos o Festival Literário, antes nomeado como Salão do Livro.

Lincoln César, produtor cultural, conta que proporcionar eventos como esse na cidade são importantes para gerar o acesso e incentivo à leitura para as crianças do ensino fundamental, o encontro com autores da literatura e dá visibilidade aos escritores da região.

O produtor também fala que, apesar do fluxo e visitações de pessoas no evento deste ano ultrapassar os números previstos, o público não foi maior que nas edições anteriores e as compras dos livros caem a cada ano que passa.

Outro projeto que incentiva a leitura na cidade é o Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ), que existe há 25 anos e que, segundo Raquel Silva, é um percurso de luta pela literatura.

No centro há contações de histórias toda semana e ciclo de palestras. O CELLIJ tem uma parceria com a biblioteca infantil da cidade, na Unesp.

Para Raquel não há mais desculpa para ficar sem ler em Presidente Prudente, e convida os cidadãos a conhecerem a biblioteca. “Às vezes as pessoas não sabem que tem um acervo tão bom na cidade. É só fazer um cadastro como em toda biblioteca e as pessoas da comunidade podem pegar livros emprestado”, explica.

9 ITENS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

Raquel lista 9 itens sobre a importância da em ler com base no livro Estratégias de Leitura, de Isabel Solé; publicado pela Editora Artmed, em 1998.

  1. Ler para obter uma informação precisa
  2. Ler para seguir instruções
  3. Ler para obter informação de caráter geral
  4. Ler para aprender
  5. Ler para revisar um escrito próprio
  6. Ler por prazer
  7. Ler para comunicar um texto a um auditório
  8. Ler para praticar a leitura em voz alta
  9. Ler para verificar o que se compreendeu

Após esses itens fica claro o quanto a leitura é de fundamental importância na vida das pessoas. Raquel ainda acrescenta que essa atividade ativa a criatividade, emociona e causa impacto, muda a vida de quem lê, ativa o senso crítico e facilita na escrita.

AUTORES

Já pensou em ser escritor? Conheça um história de dois autores prudentinos. 

ONDE ESTÁ A LEITURA?