Poder público e a causa animal

Centro de Zoonoses

O vídeo abaixo conta a pequena história de Cleozinha, uma cachorrinha resgatada das ruas pelo Centro de Zoonoses. Você também vai aprender muito sobre as ações que o local realiza com os animais.

 O Centro de Controle de Zoonoses de Presidente Prudente, criado desde 2008, é uma unidade de saúde que busca controlar e prevenir zoonoses dentro da cidade. O objetivo é cuidar de apenas animais doentes, porém, diante da situação da falta de outro abrigo, o centro hoje recebe e resgata quando possível alguns animais de rua.

De acordo com o veterinário, Guilherme Vincoletto Kempe, a unidade atua em situações de coleta de sangue para diagnosticar leishmaniose, uma das doenças mais corriqueiras em animais atualmente, deixando evidente que o tratamento para a doença não é feito no local. Se o caso for positivo é recomendado que o animal seja levado a uma clínica particular ou entregá-lo aos cuidados da eutanásia. Deixar o animal em casa não é aconselhável, pois a doença pode ser transmitida para humanos.

O veterinário explica também que o centro realiza apenas a aplicação de vacinas quando o caso é de raiva, que vem acontecendo com menos frequência há mais de 20 anos dentro do estado. Por meio disso o centro recebe diariamente em média 400 a 600 vacinas por mês. Com exceção dos filhotes no local, que recebem a primeira dose da vacina AV8, saindo assim imunizados contra estenose, hepatite e parto, as outras doses ficam em responsabilidade do proprietário que adotar o animal. As demais vacinas devem ser feitam em clinicas particulares, por não serem exigência do calendário de vacinação.

Além disso o local recebe pedidos de castração, porém ela é destinada apenas à população carente de Presidente Prudente, isto porque o centro recebe verba somente para castrar 4 mil animais por ano. A castração também não é feita no local, entretanto contratam uma clínica especializada para a realização do serviço.

Por fim, o Veterinário esclarece que serviços como, apreensão em casos de tráfico, mormo de equinos (cavalos) e a chipagem de animais também são serviços que os mesmos realizam. Confira abaixo o percentual de cachorros e gatos vacinados nos últimos anos pelo CCZ:

Policia Ambiental

A Polícia Ambiental, além de atuar na proteção do meio ambiente, também é responsável por averiguar e aplicar multas em casos de maus tratos contra animais domésticos, silvestres e aquáticos.

De acordo com o capitão da Policia Ambiental de Presidente Prudente, Júlio Cacciari, o mau trato é caracterizado quando se mantém o animal por grandes períodos de tempo sem comida e água ou quando há agressão física. A punição para esses casos, é definida pela Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, como detenção, de três meses a um ano, e multa.

Os animais resgatados são destinados a universidades, ongs e o centro de zoonoses. Porém, o capitão explica que o mais adequado seria os animais serem levados ao abrigo, que no momento ainda não foi inaugurado. Portanto, a polícia segue usando outros recursos para salvar estes animais.

Por fim, para fazer a denúncia, é só discar (18) 3906-9200 ou se dirigir a uma de suas unidades. É importante que o denunciante passe o endereço da casa do animal corretamente e se for possível também fornecer o horário em que o dono da propriedade se encontra.

Este site é resultado do Projeto Integrador desenvolvido pelos alunos do 2º termo de Jornalismo e Publicidade e Propaganda Amanda Bastos, André Burani, Gabriel Barboza, Julia Azeredo, Lilian Seleri, Beatriz Oliveira, Julia Neves, Nathalia Oliveira sob orientação dos professores da Escola de Comunicação & Estratégias Digitais de Unoeste ao decorrer do segundo semestre de 2021. Todos os direitos reservados.