1° Curso de Farmácia do Brasil é referência na formação de excelência

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Quem nunca recorreu a uma farmácia ao sentir algum desconforto que atire a primeira pedra! É claro, que a automedicação é um risco, mas a busca pela cura das doenças tem sido uma das maiores preocupações do homem desde os primórdios. Para se ter uma ideia, na antiguidade, médico e farmacêutico eram uma pessoa só e essa separação ocorreu por volta do século 12.

Não é nada fácil definir o que é um farmacêutico, já que ele possui um leque de atuação muito diversificado na área da saúde. Todavia, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) da graduação em Farmácia indicam que ele é profissional com formação centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica.

Esse profissional possui uma formação integrada em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, sempre buscando o cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade.

O curso de Farmácia da Unoeste é o primeiro particular do Brasil, já que iniciou as suas atividades há 42 anos. Há mais de quatro décadas essa receita tem dado muito certo: tradição e corpo docente somado à estrutura laboratorial e às inovações do mercado resultam em farmacêuticos diferenciados e altamente capacitados.

Conceito de excelência no MEC

A Unoeste possui conceito 4, em escala que vai de 1 a 5, conforme o último Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). É a 3ª melhor universidade particular do estado de São Paulo e a 12ª do Brasil.

O curso de Farmácia tem nota máxima pelo MEC, com Conceito de Curso (CC) 5. Significa que na mais recente visita in loco, os avaliadores do MEC constataram excelência nos requisitos organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

A graduação da Unoeste também possui status elevado pelo órgão máximo da educação, com Conceito Preliminar de Curso (CPC) 4. Considerado excelente, está entre as 10 melhores particulares do estado de São Paulo e é a melhor da região oeste paulista.

O CPC considera quatro dimensões: desempenho dos estudantes no Enade; valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes (IDD); perfil do corpo docente; e a percepção do aluno sobre as Condições do Processo Formativo, obtida através do questionário do estudante no Enade. Saiba mais sobre esses e outros indicadores neste post do blog.

A Farmácia Unoeste também se destaca perante outras avaliações externas: no ranqueamento realizado pelo Quero Bolsa está entre as melhores do país, e na última edição do Guia da Faculdade Estadão possui 4 estrelas e é a melhor da região.

Metodologia de ensino

O curso de Farmácia da Unoeste oferece um ensino mais dinâmico que articula os conceitos científicos da matriz curricular com as demandas da realidade. Tudo isso é possível, por meio da utilização das metodologias ativas.

Tais metodologias possibilitam a construção de problemas disparadores, da problematização, da aprendizagem baseada em problemas, da aprendizagem baseada em equipe e instrução por pares e da utilização de suporte e de mecanismos de inclusão. Parece técnico né? Mas o importante é que você deve ter em mente que tudo isso são meios que garantem a assimilação de todo o conteúdo de forma inovadora.

O perfil do aluno também é levado em conta na preparação das aulas e na oferta de disciplinas importantes na construção das habilidades e competências que possam garantir lá na frente, uma boa empregabilidade. Essa formação também é voltada para o desenvolvimento do trabalho efetivo com os usuários da saúde e para o fortalecimento das ações do Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacidade de reflexão do acadêmico que favorece o “aprender a aprender” e as habilidades de comunicação são incentivadas por meio das aulas expositivas e dialogadas e seminários individuais ou em grupos.

Já o “aprender fazendo” que permite aos futuros farmacêuticos vivenciarem todo o conhecimento é concretizado por meio das aulas práticas e experimentais, do trabalho de campo e das visitas técnicas em ambientes de prática farmacêutica.

As habilidades técnicas e os aspectos comportamentais também são uma preocupação do curso de Farmácia. Para tanto, são utilizadas as tecnologias de informação e comunicação, além do uso de cenários de aprendizagem no laboratório de habilidades e simulação (LHabSim) da universidade.

O que vou estudar?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), a formação do farmacêutico visa a construção das seguintes competências e habilidades gerais: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e educação permanente.

Para você que tem interesse em fazer um curso de Farmácia, saiba que vai ter disciplinas na área de tecnologia farmacêutica, de tecnologia de alimentos, de cosméticos. Vai estudar também as diferentes áreas das análises clínicas e toxicológicas, biotecnologia, gestão farmacêutica, farmacoterapia, atenção farmacêutica, além de farmácia clínica e hospitalar.

Uma das melhores infraestruturas

Para tornar completo o processo de aprendizagem, o curso de Farmácia da Unoeste alia teoria e prática e tem a tecnologia como parceira na construção do conhecimento. A universidade tem uma das maiores e melhores infraestruturas do país, especificamente, para os futuros farmacêuticos os espaços distribuídos nos campi 1 e 2 são completos, modernos e multidisciplinares.

Todos os laboratórios possuem equipamentos de última geração para o desenvolvimento das habilidades e competências distribuídas pela matriz curricular. Esses ambientes contam com equipamentos de ponta como leitores de Elisa e de química seca, sistema automatizado de bioquímica, hormônios e hematologia.

Farmácia Universitária

Em um primeiro momento, a Farmácia Universitária, também conhecida por Unofarma parece ser apenas um estabelecimento comercial de medicamentos. Só que esse espaço com modernas instalações é um cenário de práticas do curso e da realização de estágio supervisionado obrigatório e não obrigatório, além de ações de extensão e de pesquisa.

O ambiente encontra-se no calçadão do campus 1 da Unoeste e possibilita aos acadêmicos vivenciarem vários campos da profissão como a atenção farmacêutica, manipulação, homeopatia, além da dispensação.

Farmácia Comunitária

Localizada ao lado do Laboratório de Análises Clínicas da Unoeste, em frente ao ambulatório do Hospital Regional (HR), a “Farmácia Comunitária” funciona como cenário de ensino, pesquisa, extensão e dos estágios supervisionados.

Além de proporcionar uma experiência enriquecedora aos universitários, o local ajuda a comunidade carente que não tem acesso aos medicamentos por meio do projeto de extensão de Assistência Farmacêutica.

Para ter uma ideia são atendidos aproximadamente 1,2 mil pessoas por mês de Presidente Prudente e região. E não são apenas doações que o local realiza, pois os acadêmicos sob a supervisão docente prestam o serviço de atenção farmacêutica. Como isso funciona: aos pacientes idosos ou que possuem dificuldades de entendimento são separadas todas as medicações conforme a dosagem e modo de uso. Para que assim, essas pessoas consigam tomar os remédios corretamente em suas residências.

Laboratório de Análises Clínicas

O Laboratório de Análises Clínicas possui o selo de qualidade de acreditação pelo Sistema Nacional de Acreditação junto ao Departamento de Inspeção e Credenciamento de Qualidade (DICQ) se tornando o primeiro laboratório-escola do Estado de São Paulo e o segundo do país a receber a oficialização.

O espaço contém vários setores que são importantes aliados no aprendizado dos futuros farmacêuticos. São eles:

Bioquímica Clínica: propicia a realização de exames para o diagnóstico de materiais orgânicos, em que seus resultados refletem alterações metabólicas responsáveis pelo desenvolvimento de doenças.

Parasitologia Clínica: permite a realização de exames parasitológicos de fezes para o diagnóstico dos patógenos causadores de doenças no homem

Laboratório de Técnicas Histopatológicas e Embriológicas: possibilita que os acadêmicos identifiquem a constituição histológica, embriológica e patológica de órgãos e sistemas e os aspectos envolvidos nas estruturas e características celulares.

Microbiologia Clínica: realização de exames para diagnosticar os principais agentes microbianos causadores de doenças.

Hematologia Clínica: visa a realização de exames para o diagnóstico dos elementos celulares do sangue, para apoio a investigação de doenças hematológicas e sistêmicas.

Análises Toxicológicas: desenvolve atividades de rotina que envolve a realização das análises toxicológicas de fármacos/drogas de abuso em amostra biológicas.

Esse laboratório conta ainda com um posto de coleta descentralizado, localizado em frente do Hospital Regional de Presidente Prudente.

O Laboratório de Análises Clínicas presta serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Secretária Municipal de Saúde de Presidente Prudente, o qual atende aproximadamente 3.600 pacientes por mês, gerando 32 mil exames por mês.

Farmácia Hospitalar

Por meio de convênio com o Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente, a Farmácia Hospitalar constitui um ambiente de estágio supervisionado obrigatório e não obrigatório, que permite ao estudante desenvolver competências relacionadas à aquisição, armazenamento, distribuição do medicamento e material médico hospitalar, bem como a análise farmacoterapêutica e farmácia clínica.

Simulação Realística

A universidade conta com o Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim) que é um cenário de práticas que busca o desenvolvimento de competências e habilidades do futuro farmacêutico.

As atividades propostas nesse ambiente permitem aos universitários experimentar, testar, repetir, errar e corrigir. É válido lembrar que o ambiente é seguro para a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes próprias para o exercício da profissão.

O diferencial deste laboratório é a metodologia utilizada para o ensino dos futuros profissionais de saúde, pois durante a universidade, eles têm a oportunidade de simular quase todas as situações clínicas que serão experimentadas na vida real.

Saiba mais sobre o LHabSim de Presidente Prudente, que é referência na América Latina.

Sala Betha

A Sala Betha está localizada no campus 1 e é o espaço que reúne tecnologias de ponta, como: mesas interativas, realidade aumentada, holografia, peças impressas em 3D, celulares, tabletes e projetores de alta definição. Recursos que possibilitam, por exemplo, acompanhar uma cirurgia em tempo real em diferentes perspectivas.

Os cenários, dentro da metodologia proposta, começam com realidade aumentada, e sempre na mesa tem um celular, uma carta e uma peça impressa em 3D. Com o celular, o aluno vê o que tem na carta; com a realidade aumentada começa a comparar com aquilo que está vendo na mesa e com a peça impressa, assim, em 10 minutos ele já tem toda uma perspectiva em vários ângulos. A Sala Betha permite inúmeras possibilidades, integrando sempre a tecnologia e a educação.

Mais laboratórios

O curso de Farmácia possui uma ampla, acessível, moderna e organizada estrutura física composta de laboratórios específicos e multidisciplinares para a abordagem dos aspectos químicos, celulares e moleculares das ciências da vida. Dentre eles:

Tecnologia Farmacêutica e Cosméticos: ambiente adequado à realização dos conteúdos referentes à farmacotécnica alopática e homeopática, cosmetologia, tecnologia farmacêutica e controle de qualidade.

Química Farmacêutica: local onde os alunos estudam as propriedades químicas envolvidas na ação terapêutica e tóxica de fármacos, bem como seus mecanismos de ação moleculares e a relação entre a estrutura e atividade.

Farmacognosia e Farmacobotânica: ambiente permite um maior contato com o Horto de Plantas Medicinais favorecendo a interdisciplinaridade no processo de pesquisa e desenvolvimento de fármacos.

Tecnologia e de Análise de Alimentos: localizado no campus 2 da universidade, o ambiente proporciona cenários de aprendizagem e pesquisa na área de produção e análise de alimentos.

Semissólidos e Líquidos: nesse ambiente que possui equipamentos e produtos de última geração, os acadêmicos do curso de Farmácia aprendem a manipular cremes, pomadas e dermocosméticos.

Sólidos: acadêmicos aprendem a realizar manipulação individualizada de cápsulas para o paciente, utilizando equipamentos modernos.

Projetos de Extensão

Durante todo o ano, o curso de Farmácia se envolve em várias ações de prestação de serviço à comunidade que vai desde a orientação sobre o uso racional de medicamentos até a participação em campanhas como as do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP). Dentre os destaques, está o projeto de assistência farmacêutica já citado nesse post.

Qual o diferencial do curso de Farmácia da Unoeste?

O fato de ser o primeiro curso particular do Brasil, já torna o torna uma referência. Outro diferencial, é a tradição na formação de centenas de farmacêuticos há mais de quatro décadas e que atuam nos diversos nichos de mercado. A infraestrutura de ponta também o coloca entre os melhores do país.

Mercado de trabalho para o farmacêutico

De acordo com a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o setor farmacêutico do Brasil já é o 6° maior do mundo e deve subir duas posições até 2023 no ranking mundial de mercados farmacêuticos.

Essa evolução positiva também é acompanhada no mercado de trabalho. O Guia da Faculdade do Estadão, por exemplo, aponta que há grande demanda pelos profissionais da área. Tradicionalmente eles podem trabalhar em laboratórios de análises clínicas, na indústria farmacêutica ou em farmácias, estudando a composição de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados. Podem atuar também no controle de qualidade de novos produtos ou desenvolvendo pesquisas científicas.

Se você se identifica com a farmácia, as notícias são promissoras. Após a completa formação proporcionada pelo 1° curso de Farmácia particular do país, pode escolher entre as 18 áreas de atuação do farmacêutico segundo o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP).

Rede de Bibliotecas

A Rede de Bibliotecas da Unoeste conta com mais de 255 mil exemplares, além de bibliotecas virtuais com quase 18 mil títulos. Para os pesquisadores, a universidade também oferece o Portal de Periódicos da Capes, que é uma base mundialmente conhecida, com periódicos relevantes em todas as áreas do conhecimento. São 136 bases disponíveis com artigos na íntegra. Os alunos de Farmácia têm fácil acesso a unidade de informação do campus 1 que possui acervo aberto, ou seja, o próprio acadêmico tem acesso às obras, sala de multimídia e de estudos.

Entretenimento na universidade

A Unoeste possui uma preocupação com a formação do acadêmico que vai além da sala de aula, incentivando em suas dependências a prática da atividade física. No campus 1, o Palácio de Esportes é destaque pela sua estrutura e diversidade de atividades: abriga quadra poliesportiva, salas para aulas aeróbicas, piscina semiolímpica, além da Academia Unoeste.

Na universidade, o estudante é incentivado a momentos de lazer com os eventos culturais e jogos universitários. O curso de Farmácia conta com a atlética da graduação que promove treinos em várias modalidades esportivas, além de competições internas.

Suporte universitário

Três profissionais do NAE estão sentadas e atendem duas estudantes que estão sentadas de costas

Olhar o aluno como um todo, em todas as suas especificidades, também é papel da universidade. É fato que existem vários fatores externos que podem interferir no aprendizado, por isso os acadêmicos da Unoeste têm outros suportes como o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e o Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico (SUAPp).

O NAE promove o acolhimento do estudante de forma integral em conjunto com as coordenações e os professores, fornecendo inclusive informações gerais aos pais ou responsáveis. Está presente durante todo o curso, ajudando os acadêmicos na construção de carreiras através da Central de Estágios, que tem o objetivo do ingresso deste aluno no mercado de trabalho através da divulgação de vagas para estágios e efetivas, auxiliando-os também na elaboração de currículos e dicas para entrevistas de emprego. Saiba mais no site.

Já o Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico visa acolher, orientar e aconselhar o acadêmico sobre as possíveis dificuldades no processo de aprendizagem. A universidade conta com psicólogas em todos os campi e o agendamento pode ser feito no site da Unoeste, Área do Aluno, na aba “Serviços”, no ícone SUAPp.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.