Escolha profissional: veja as dúvidas mais comuns 

Escolha profissional: veja as dúvidas mais comuns 

Tempo de leitura: 6 minutos

O ensino médio está terminando e junto com ele vem um turbilhão de sentimentos, principalmente, quando se fala da futura profissão. Por mais que isso tire o sono de uma galera, saiba que essa decisão pode ser tomada de forma leve. Inclusive, que tal conferir as principais dúvidas quando o assunto é a escolha profissional? Certamente, ao final desse post, você encontrará importantes respostas! 

Escolha profissional: por que é difícil essa decisão? 

Só para exemplificar, você tem dois rolês no mesmo dia e horário. É provável, que você tenha que escolher qual deles irá, daí surgem a angústia e a insegurança em tentar adivinhar qual o rolê certo. Semelhantemente, ao escolher uma profissão essa confusão também é esperada, pois você tem aquela vontade de abraçar o mundo e aproveitar todas as possibilidades, não é mesmo?  

E resumo, a escolha profissional pode ser a primeira grande decisão da sua vida e muita gente pensa que não dá para errar. Antes de tudo, dê aquela respirada para se acalmar, pois a escolha é só um passo na sua jornada que pode ser mudado a qualquer momento. Assim sendo, a dica de ouro aqui é fazer uma escolha consciente. Falando nisso, essa é a próxima pergunta desse post! 

Como saber se o curso é o match ideal?  

Sabe aquelas fórmulas de matemática que não saem da cabeça e dão super certo? Então, quando o assunto é a escolha do curso saiba também que existe uma receitinha especial. Pegue o seu autoconhecimento, adicione muita informação sobre os cursos e assim chegará à sua escolha consciente.  

Agora eu te pergunto… Quem é você? Esse é o primeiro passo, onde você deve levar em conta as suas habilidades, os seus interesses e os seus valores. Ao mesmo tempo, aproveite para refletir sobre qual estilo de vida que deseja levar e onde gostaria de trabalhar, por exemplo. É como se você estivesse colocando no papel o seu projeto de vida. 

Em contrapartida, chegou a hora de stalkear ao máximo o curso ou os cursos que se imagina estudando… Isso mesmo, nesse momento podem ter várias possibilidades na sua cabeça! Se ainda não tem uma profissão em mente, comece pela área que mais é a sua cara e, depois, veja quais graduações estão nela. Só para ilustrar, se você ama os animais ou o campo o seu crush pode estar nas agrárias. Do mesmo modo, se você se imagina cuidando das pessoas a área da saúde pode ser o caminho. 

Escolha profissional: afinidade ou dinheiro? 

Inegavelmente, aqui você precisa considerar o que gosta de fazer, até porque assim desempenhará a sua função muito bem. Por mais que pense em ganhar muita grana e ter uma carreira bem sucedida, lembre-se que aqui vale aquele famoso ditado: “dinheiro não traz felicidade”. Além disso, o mercado é bem dinâmico e uma profissão em alta hoje, pode ter uma necessidade diferente daqui a alguns anos. Acredite, ter uma carreira de sucesso não tem a ver com uma profissão específica, pois todas as carreiras podem te dar chances de se destacar. Mais uma vez… O coração tem peso 2 nessa conta, oks? 

Como lidar com a opinião dos pais? 

Desde que você nasceu foi cuidado, orientado e ensinado pelos seus pais. Acredite! Eles te conhecem muito bem, por isso, leve em conta a opinião deles. O que pode te ajudar também no autoconhecimento é trocar uma ideia com os seus amigos e outros familiares. Mas, lembre-se: eles podem te ajudar na escolha profissional, mas quem bate o martelo, é você! Se em algum momento rolar aquela pressão por uma profissão que não tem muito a ver, jogue aberto e tenha aquele papo sincero. É importante você falar o que pensa e expor os argumentos que te levaram à uma determinada decisão.  

O que fazer com vários interesses? 

Antes de tudo, saiba que ter vários interesses é muito comum e normal. De tal forma que aqui é hora de lembrar do passo 2 da fórmula do início do post. Ah! Para dar aquela incrementada, aproveite para avaliar qual dos seus interesses têm mais chance de se transformar em uma profissão. Sabe o que também é legal nesse momento? Conversar com profissionais da área e até estudantes do curso. Assim você consegue tirar dúvidas e enxergar se a profissão é pra você. Quer outra dica? Dá para você combinar duas áreas em uma mesma profissão! Só para exemplificar, você gosta de ensinar e dos animais. Que tal ser um professor de biologia? 

Não sei do que gosto, e agora?   

Se questione… Estou com dificuldade de saber os meus interesses ou não gosto de nada? Surpreendentemente, a maioria da galera responde a primeira opção. Então, é a hora de trabalhar o autoconhecimento para encontrar dentro de você as suas respostas. Inclusive, essa ideia de que não gosta de nada é mais por causa da limitação de conhecimento. Ao passo que a solução é se informar sobre os cursos e profissões. Além disso, esse também pode ser o momento de você buscar ajuda especializada. Dá uma olhadinha nesse conteúdo que fala sobre as orientações profissionais e de carreira. É só clicar aqui! 

E se eu quiser mudar de curso? 

Lembra do início do post? A sua escolha profissional pode ser mudada e tudo o que você passou é uma experiência a mais para a sua vida, nada de pensar que foi tempo perdido, oks? Entenda, as pessoas mudam e novas possibilidades e interesses podem aparecer. Se você enxergar que será preciso mudar de rota, veja se essa sua insatisfação é momentânea, principalmente, quando é início de curso e tem muita novidade. Também podem pesar nessa insatisfação, a saudade de casa se você estudar fora. Aliás, tem faculdade que oferece um apoio diferenciado para esses momentos delicados.  Enfim, se passar por isso, tenha paciência para entender o que está acontecendo, pois assim conseguirá traçar uma nova rota ou permanecer nesse caminho que está trilhando. 

Como escolher a faculdade? 

Antes de mais nada, saiba que você pode contar com as avaliações do MEC para verificar a qualidade dos cursos ou das instituições. Aliás, tem um post que traz todos os detalhes sobre essas avaliações. Basta acessar aqui! Também é um importante momento de buscar outras avaliações como o Guia da Faculdade que estrela os cursos conforme critérios como estrutura física e pedagógica.  

Aproveite para conferir esse material exclusivo com um check-list sobre faculdade! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *