A escolha profissional: dúvidas são comuns nesta fase

Tempo de leitura: 2 minutos

Escolha profissional traz dúvidas para o jovem

Antes de mais nada, você já pode ter tido várias dúvidas sobre a profissão que exercerá no futuro. Isso se deve ao fato de que passamos por um momento em que muitas profissões estão surgindo. Há alguns anos existia poucas opções de escolha e uma insegurança maior de errar a escolha profissional.

É provável que essa busca pela “profissão perfeita” traz muitas dúvidas. Aliás, acredite: não existe profissão perfeita. De tal forma que é importante entender que cada um tem interesses, capacidades e habilidades variadas. Além disso, é possível se imaginar fazendo muitas coisas.

Etapas da vida profissional

Sem dúvida, a carreira é um longo caminho que se inicia muito antes, até mesmo, da escolha profissional. Alguns autores da psicologia dizem que a vida profissional passa por algumas etapas, desde a infância até a terceira idade.

A primeira é chamada de Estágio de Crescimento, a segunda de Exploração, a terceira de Estabelecimento, a quarta de Manutenção e a quinta de Desengajamento. Ao propósito, vamos falar sobre o momento da exploração que vai te ajudar a entender como escolher a profissão.

Em resumo, o estágio de Exploração, coincide com a adolescência. É provável que nesse período o adolescente, já aluno de ensino médio, se preocupa com o futuro profissional. Em outras palavras, ele quer saber tudo sobre diversas profissões. Aliás, uma coisa que faz muita diferença é pesquisar em sites de universidades sobre o que vai estudar, o salário e o mercado. Além disso, falar com profissionais ou universitários também é uma boa ideia.

Feira de profissões

Quer saber uma maneira bem legal de vivenciar a profissão de perto? Através das Feiras de Profissões. Esses evento acontecem nas universidades ou escolas e permite um contato também com a vida acadêmica. É o momento também para tirar dúvidas e conversar com pessoas de diversos ramos.

Autoconhecimento

Mais do que saber da profissão é importante que se conhecer muito bem. É fundamental se imaginar atuando por um bom tempo na mesma profissão. Portanto, o estágio de exploração, também faz parte da busca de autoconhecimento.

Por fim, junte o máximo de informações sobre a profissão e compare com seus interesses para que você faça uma escolha mais consciente e acertada.

Escrito por Vinicius Oliveira, mestre em Educação e professor do curso de Psicologia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

Estude com até 40% de desconto

Já pensou em fazer uma faculdade e ainda conseguir aquela ajudinha da universidade para pagar os estudos? Clique aqui e saiba todos os detalhes!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.