Faculdade de Agronegócio: atuação dentro e fora das porteiras

Faculdade de Agronegócio: atuação dentro e fora das porteiras

Tempo de leitura: 5 minutos

Só para ilustrar, deu aquela esfriada e você já pegou a blusa de lã para se esquentar… Ah! Todas as anotações que precisa estão em um bloquinho de papel e se bater a fome prefere um prato fresquinho de arroz e feijão. Seja como for, todas essas situações têm algo em comum: o Agronegócio! Esse setor é um dos mais importantes do país e faz a economia girar. Faça chuva, ou faça sol… tem sempre alguém trabalhando para que o alimento chegue à mesa ou que a matéria-prima chegue ao seu destino final. Quer saber o mais legal? Fazer uma Faculdade de Agronegócio te ajuda a trabalhar nesse setor que está em constante movimento! E, tem mais… o gestor em agronegócio tem 1001 possibilidades para trabalhar. Veja só!

Mercado de trabalho

Certamente, qualquer situação inusitada dá aquela balançada na economia e logo afeta também a contratação de pessoas. É um verdadeiro sobe e desce de carreiras, entretanto, fazer uma Faculdade de Agronegócio é sinônimo de emprego garantido. Isso porque a população mundial aumenta a cada ano, e a produção de alimentos também deve crescer na mesma proporção.

Em primeiro lugar, saiba que cuidar somente da produção não basta! É preciso garantir a qualidade dos alimentos e se preocupar com questões sanitária, ambiental e social. Quer ver só? O seu Antônio quer plantar batata-doce, mas a grana tá curta e o banco vai ter que dar aquela ajudinha. Entra em cena, o gestor em agronegócio! Ele é capaz de colocar no papel toda a ideia, desde as etapas do plantio até a venda do produto. Sem dúvida, esse produtor vai estar todo sorridente ao ver o resultado desse trabalho que também calcula os riscos e os imprevistos que podem aparecer pelo caminho.

Atuação do gestor em Agronegócio

Antes de mais nada, tenha em mente que fazer uma Faculdade de Agronegócio te oferece um leque de possibilidades incrível. Isso quer dizer que você pode trabalhar no campo ou no escritório, do notebook ou no meio da plantação. Cada dia pode ter uma experiência diferente, sem falar do contato com as pessoas que estão na linha de frente das produções. Ao propósito, preparei uma lista de algumas possibilidades que você pode fazer assim que tiver com o diploma nas mãos!

  • Controle produtivo (seja agronômico ou zootécnico);
  • Gerente de produção em empresas rurais ou agroindústrias;
  • Consultor comercial;
  • Gestor ambiental
  • Controle de qualidad3e
  • Vendas.

Agro é tech!

Com toda a certeza você já sabe que a tecnologia está em todo o lugar, inclusive, no campo! Só para exemplificar, existem sensores que identificam onde o solo está mais seco ou o limite da plantação. Ah! Os drones também ajudam a saber onde a boiada está e tem até trator que não precisa de motorista. Viu, só! São muitas possibilidades nesse match perfeito!

Quer saber mais? Um levantamento da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP) apontou que 67% das propriedades agrícolas do Brasil usam algum tipo de inovação tecnológica em seus processos produtivos. Existem até aplicativos que alertam o produtor de leite quando é hora de colocar cada vaca para reproduzir, bem como quando é hora de desmamar um bezerro. Também têm fazendas que utilizam o processo conhecido como “do pasto ao prato”, um rastreamento completo do gado por meio de um brinco eletrônico.

Outro exemplo é o big data, um sistema inteligente de armazenamento e análise de dados que tem como objetivo a rastreabilidade, predição e prescrição de manejos nos sistemas de produção.

Como você pode perceber, as ideias inovadoras são bem vistas no agronegócio e formam mais um nicho neste mercado. As startups, por exemplo, vêm ganhando destaque e estão contribuindo para uma transformação na agricultura e pecuária. Então, se você gosta de tecnologia, no agronegócio ela também está muito presente.

A Faculdade de Agronegócio

É provável que você encontre por aí o termo Gestão em Agronegócio que é a mesma coisa da Faculdade de Agronegócio. Aliás, é considerado um superior de tecnologia que tem uma duração mais rápida e com uma rotina intensa de atividades práticas. Sem dúvidas, tem universidade que possui estrutura de sobra para que o seu aprendizado seja o melhor possível. Imagine só! Laboratórios, plantações, criações de gado, de aves e até de ovinos! Vai sair da facul com uma bagagem incrível para trabalhar na área.

Grade curricular Agronegócio

Com toda a certeza você vai aprender muita coisa legal durante os três anos de faculdade. Inclusive, pode escolher fazer a Faculdade de Agronegócio Presencial ou se a rotina está bem agitada pode fazer Agronegócio EAD que dá para estudar de casa e do seu jeito. Independentemente da forma, com toda a certeza terá contato com conteúdos que trarão um olhar diferente sobre o campo. Separei aqui algumas disciplinas que compõem a grade curricular do curso. Aproveita para dar uma olhadinha!

  • Produção animal e vegetal;
  • Cadeia produtiva do leite e da carne;
  • Cadeia produtiva do milho e da soja;
  • Gestão Ambiental;
  • Administração financeira;
  • Logística;
  • Mercado do agronegócio;
  • Marketing e legislação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *