Saiba o que estuda no curso de Farmácia 

Saiba o que estuda no curso de Farmácia 

Tempo de leitura: 7 minutos

Certamente, se você chegou a esse post deve estar pesquisando algo como ‘o que estuda no curso de Farmácia’, certo? Ah, isso não é magia, é tecnologia! Hehehe… Pois bem, seguindo o papo, provavelmente, se você já perguntou a algum amigo ou conhecido deve ter ouvido que ficará por dentro de todo o universo de medicamentos e trabalhará em uma drogaria. Ok, ok… Não está totalmente errado, mas este é um mundo que vai muuuito além disso e te dará algumas possibilidades que, com toda a certeza, você ainda não deve ter parado para pensar sobre. 

E cá entre nós, você nem vai precisar parar para pensar muito sobre o assunto, porque neste post você vai ficar por dentro de tudo sobre o que estuda no curso de Farmácia. Ah, e certamente descobrirá algumas curiosidades também. Então, bora de leitura…  

O que estuda no curso de Farmácia? 

Em primeiro lugar, esteja ciente de que você entenderá absolutamente tudo sobre o mundo dos medicamentos, mas, muito além disso, saberá também examinar e testar substâncias, orientar e combater infecção hospitalar, realizar análises clínicas e toxicológicas de amostras de sangue, urina e fezes, entre outras coisinhas mais. Ah, e para que isso seja possível, se liga em algumas disciplinas que vão rolar nos oito semestres de facul, ou seja, nos 4 anos dessa jornada, chamada de vida acadêmica, que será incrível…  

  • Agentes Biológicos; 
  • Análise Farmacêutica; 
  • Anatomia Humana; 
  • Biologia Celular, Molecular e Tecidual;  
  • Bioquímica do Metabolismo; 
  • Bioquímica; 
  • Biotecnologia; 
  • Ciência dos Alimentos; 
  • Desenvolvimento do Ser Humano; 
  • Farmacoepidemiologia; 
  • Farmacotécnica e Cosmetologia; 
  • Farmacoterapia; 
  • Fisiologia Integrativa; 
  • Fisiopatologia e Diagnóstico das Doenças Hematológicas e Imunológicas; 
  • Fisiopatologia e Diagnóstico das Doenças Infecciosas e Parasitária; 
  • Fisiopatologia e Diagnóstico das Doenças Metabólicas e Toxicológicas; 
  • Hemoterapia; 
  • Patologia Geral; 
  • Química Aplicada às Ciências Farmacêuticas; 
  • Química Geral; 
  • Tecnologia Farmacêutica. 

Viu só? Será um verdadeiro mergulho no mundo farmacêutico. E olha que essas são apenas algumas matérias da facul… Durante a sua passagem pelo mundo universitário você verá muitas coisas!  

Tem trampo além da farmácia? 

Mas, menino… Com tudo isso que estuda no curso de Farmácia, com toda a certeza tem vários trampos além de farmácia. Tem área para escolher, oks?! Inclusive, a taxa de empregabilidade é bem alta… Tem uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) que revela que pouco mais de 94% dos farmacêuticos do país estão empregados. É um número bastante expressivo! Aliás, uma curiosidade é que as especialidades farmacêuticas são divididas em 10 linhas de atuação, e logo abaixo vamos conhecer algumas delas. E embora pareça pouco, fique ciente que são mais de 130 especialidades.  

Alimentos 

Ué, vou estudar no curso de Farmácia ou Gastronomia? Se você se perguntou isso, a resposta é uma só: deixa de bobagem, hein. Aqui não estamos falando sobre cozinhar e você vai entender agorinha! Nessa área de atuação, é atribuição do farmacêutico a direção, assessoramento, responsabilidade técnica e o desempenho de funções especializadas em estabelecimentos industriais que fabricam produtos dietéticos e alimentares.  

E óh, não para por aí… É muito provável que, caso escolha essa área, você também seja responsável pelo controle, pesquisa, desenvolvimento, além de assuntos regulatórios, auditoria de qualidade, produção e análises de alimentos. Pode apostar que será uma experiência desafiadora, mas extremamente enriquecedora. E você vai sair da facul prontinho para mandar super bem!  

Análises Clínico-Laboratoriais 

Lembra que ali em cima, no tópico sobre o que estuda no curso de Farmácia, rolou um spoiler que você conseguirá fazer análises clínicas e toxicológicas de amostras de sangue, urina e fezes? Pois bem, é exatamente isso que rola nessa área. Em resumo, se optar por essa, você trabalhará na em laboratórios de análises clínicas, mais precisamente na realização de exames laboratoriais e toxicológicos.  

Ah… E você não vai trabalhar sozinho não… É muito provável que seja parça de biólogos e biomédicos, que também podem atuar nessa área, na análise dos materiais coletados dos pacientes. E como toda análise precisa de um laudo, essa também será sua responsa. E é uma baita responsa, afinal, você está lidando com a saúde das pessoas. 

Educação 

Sabe aquele professor ou professora que tanto te inspirou na facul? Então, que tal ser quem vai inspirar e ajudar a formar futuros profissionais. Nesse sentido, a educação também está entre as áreas do curso de Farmácia. Você poderá atuar como professor em cursos livres, técnicos, profissionalizantes, de especialização ou, após o mestrado, no ensino superior ou até mesmo seguir na área da pesquisa. 

Farmácia 

Óh como ela vem, a mais falada e famosinha do curso… Com toda a certeza essa área aqui você já sabia e deve ser algumas coisas sobre ela, mas bora lá! Nesta, o farmacêutico tem diferentes atribuições clínicas e não clínicas, que vão desde treinar e capacitar funcionários, a aquisição e monitoramento do estoque, fracionamento de medicamentos, bem como a análise e prescrição de medicamentos quanto aos aspectos legais e técnicas, intervenção farmacêutica e emissão de pareceres aos demais membros da equipe, entre outras funções, como, por exemplo, prevenção, identificação e intervenção nos incidentes relacionados aos medicamentos. 

Farmácia Industrial 

Só pra você se ligar na importância dessa área aqui…  O Brasil está entre os 10 países que mais consomem medicamentos no mundo, isto é, o farmacêutico tem um papel indispensável no segmento. Óh, caso essa área te encante, você participará de todas as fases da produção, sendo de forma direta ou indireta. Ah, além disso, deverá ficar atento às normas e instruções da Vigilância Sanitária e do Conselho Regional de Farmácia. Se você achou que só ia ficar ali para atendimento ao público, estava totalmente errado, hein. A área é muito desafiadora do que se imagina e vai te surpreender! 

E agora, qual escolher? 

Óh, você ficou por dentro de quatro das dez linhas de atuação e também já sabe um pouco melhor o que estuda no curso de Farmácia. Independentemente da área que você pretende ou imagina que possa curtir, a escolha certa tem de começar pela facul, oks?!  

Inclusive, um dos pontos mais importantes, além, é claro, de prestar atenção na estrutura e na qualificação dos seus futuros professores, é checar se a universidade tem reconhecimento do Ministério da Educação, o MEC. Caso não tenha, seu diploma não terá validade. Nesse sentido, como para atuar na área é necessário ter registro no Conselho Regional de Farmácia, é imprescindível que seu diploma tenha validade.  

Se você já tem alguma facul em mente, pode consultar todos os conceitos no portal e-MEC. Caso você não entenda muito bem os significados de cada sigla, o que é muito comum, tem um post especial neste link explicando tudinho. Agora, bora se jogar no mundo universitário!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *