Área da Informática: conheça quatro cursos em destaque

Tempo de leitura: 4 minutos

Um teclado de computador com uma imagem em marca d’água sobreposta, que mostra a tela de um computador com códigos de algum sistema sendo desenvolvido, representando a área da informática

A tecnologia está presente em tudo! Acredite, essa afirmação não é exagero. Mas se você ainda pensa o contrário, só para ilustrar podemos mencionar alguns setores onde ela se tornou imprescindível. Está na saúde; no agro, inclusive no campo; está também no direito; na educação; enfim… Seja por meio de robôs, máquinas, computadores, softwares, smartphones, entre tantos outros dispositivos e recursos. Por trás dessas possibilidades está o profissional responsável por todo o desenvolvimento e funcionamento. Aliás, você sabe o que faz cada profissional da área de informática?

Se você tem interesse pela área da informática, um requisito básico é acompanhar todas as mudanças do mundo tecnológico. Além disso, também é importante conhecer o ramo que pretende atuar e, assim, escolher o curso certo. Em síntese, saber as diferenças entre as profissões vinculadas ao setor é essencial para a escolha certa. Afinal, pode ter certeza que não é só de “formatar computador” que vive um graduado em informática. O campo de atuação é bem amplo…

Acompanhe, neste post, quatro profissões que se destacam neste universo e que estão em alta no mercado tecnológico.

Bacharelado Ciência da Computação

Este curso tem a ideia de formar profissionais com amplo conhecimento para criar dos mais simples ao mais complexos softwares. Assim, eles podem concluir todas as etapas de desenvolvimento de sistemas e programas de informática. Basicamente, o aluno fará uso de raciocínio lógico, além de ter uma boa formação em matemática.

O bacharel em Ciência da Computação pode ser programador, analista de TI, desenvolvedor, criar software para empresas públicas ou privadas. Ou então, como pesquisador em universidades e instituições de pesquisa.

Geralmente, o curso de Ciência da Computação é integral e tem a duração de oito semestres. Para saber mais sobre essa graduação clique neste link.

Bacharelado em Sistemas de informação

Administrar o fluxo das informações geradas e distribuídas por redes de computadores é o papel do profissional de Sistemas de Informação.

Durante o curso, os alunos aprenderão como administrar redes de computadores. Dessa maneira, deverão criar, alterar e instalar sistemas que contribuam no processo de consulta de dados. No mercado de trabalho, esse profissional pode optar por desempenhar suas funções em empresas de tecnologias. Sendo assim, em empresas que façam o uso de banco de dados.

O bacharelado em Sistemas de Informação também tem duração de oito semestres letivos. Mas pode ser feito no período noturno, por exemplo. Acompanhe aqui mais informações.

Jogos Digitais

Trabalhar com Jogos Digitais significa mergulhar no mundo do games, sobretudo da tecnologia… Trata-se de um setor de muitas possibilidades. Computadores, smartphones, videogames e outras plataformas e dispositivos digitais são o foco para produção de conteúdos desse profissional.

Sem dúvidas, para garantir sucesso nessa carreira é preciso investir em formação de qualidade. Buscando sempre a inovação para atender as mudanças da tecnologia. Sendo assim, o profissional deve pensar e entender sobre as etapas de construção de um projeto. Roteiro, modelagem, personagens, ambiente virtual, além da elaboração de estratégias e toda a finalização do material

Só para exemplificar, no mercado de trabalho o desenvolvedor de jogos tem a possibilidade de atuar como autônomo. Mas também, em empresas de desenvolvimento de games, bem como em agências de publicidade e desenvolvedor de sites e aplicativos.

O curso superior de tecnologia em Jogos Digitais tem duração de cinco semestres e está muito voltado à prática. Clique aqui e conheça mais sobre essa graduação.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A princípio pode ter uma leve semelhança com a tecnologia da informação. Mas Análise e Desenvolvimento de Sistemas proporciona uma vivência mais intensa no processo de solução prática dos problemas.

O curso busca formar profissionais com capacidade de desenvolver sistemas de informação, a fim de aperfeiçoar setores de uma organização. Portanto, cabe a esse profissional analisar, projetar, implementar e atualizar esses sistemas.

Graduados nessa área podem atuar em organizações empresariais de tecnologia e de planejamento. Mas também com consultorias, instituições de ensino e companhias de serviços, indústria e comércio.

Interessante, é que você tem a oportunidade de fazer o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na modalidade flexível. Ou seja, parte das aulas é realizada presencial e outra on-line, para você estudar no horário e local que preferir. Normalmente são cinco semestres letivos, portanto, em pouco tempo já está no mercado de trabalho.    

Tenha uma carreira de sucesso

Tem interesse em ser um profissional da área da informática? O que achou dessas profissões?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *