Áreas da medicina para você atuar! 

Áreas da medicina para você atuar! 

Tempo de leitura: 12 minutos

Se você tem o sonho de ser médico, saiba que com o diploma em mãos terá um leque de possibilidades pela frente. Que tal cuidar de crianças ou quem sabe de idosos? Inclusive, já te garanto que existem outras áreas que podem despertar o seu interesse. Você sabia que de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), no Brasil, existem 55 especialidades médicas? A melhor parte, é que aqui você encontra um resumão com todas as áreas da medicina! Confira! 

Alergia e Imunologia 

Atchim pra lá… Atchim pra cá… Você sabia que o espirro pode ser um sinal de alergia? Inclusive, você pode ser um médico que oferece soluções para essas doenças! Essa área também cuida do sistema imune e ainda indica tratamentos de prevenção. 

Cardiologia 

Batimentos do coração acelerado nem sempre é paixão! Por isso, para não deixar dúvidas, as pessoas poderão te buscar como cardiologista, que tal? Essa área da medicina trata de doenças e problemas relacionados ao coração e à circulação sanguínea. Aliás, com coração não se brinca! 

Dermatologia 

Cabelos caindo, unhas quebradiças, mancha na pele… Já se imaginou encontrando respostas para tudo isso? Então, a dermatologia é a sua cara! O mesmo tempo em que você pode tratar das mais de 3 mil doenças dermatológicas, também pode se envolver com os tratamentos estéticos. 

Endocrinologia 

É provável que você conheça alguém bem próximo que um dia já precisou resolver questões ligadas ao hormônio, metabolismo, obesidade, hipertensão, diabetes e outras situações comuns… E será aqui que você poderá entrar em cena! 

Gastroenterologia   

Sabe aquele amigo que sempre acredita que exagerou na comida? Queimação no estômago, arrotos, dor de cabeça e mais sintomas, avisa ele que pode não ser apenas um desconforto estomacal. Ao passo que você também poderá escolher essa área da medicina para trabalhar cuidando de gastrite e outras doenças. 

Geriatria 

A idade chega para todo mundo, não é mesmo? E nada melhor do que chegar na terceira idade na melhor forma. O cuidado com a saúde serve para todos. Em resumo, essa área da medicina não atua só no envelhecimento, mas também na prevenção de problemas que surgem com o tempo. 

Ginecologia e Obstetrícia 

Presta atenção nesse momento! Quando uma mulher faz recomendações sobre esse profissional, é certeza que as amigas vão seguir. Afinal, elas se cuidam como ninguém! E durante a gravidez a relação com esse médico é ainda mais frequente… Nesse sentido, você pode ser um ginecologista top e terá boas indicações até no FBI! 

Infectologia 

Com a pandemia da Covid-19, esse profissional ficou ainda mais em evidência. Infecções virais, por bactérias, fungos ou de caráter epidemiológico, como as leishmanioses e dengue, são exemplos de uma opção de atuação para você. 

Mastologia   

Você sabia que como mastologista poderá atender homens? Isso porque eles também precisam dessa especialidade que é voltada para as glândulas mamárias. É claro que a maioria dos pacientes são do público feminino.   

Neurologia 

Todo mundo já teve na vida uma noite mal dormida. Uma sequência de noites assim já vale uma consulta com um neurologista… Então, você pode se tornar esse profissional que atende as demandas ligadas ao sistema nervoso.  

Oftalmologia 

Quem gosta ou usa muitos aparelhos eletrônicos são a clientela do oftalmologista. Logo que você se especializar nessa área poderá atuar na saúde visual desde exame, prescrição de medicamentos e até cirurgias.   

Oncologia Clínica 

O câncer não tem idade e nem sexo! Ao passo que você pode se especializar nesse importante segmento que ajuda no diagnóstico e tratamento de tumores. 

Ortopedia e Traumatologia 

Aposto que você ao menos uma vez na vida ficou sabendo de um jogador que se machucou em campo. Pois bem, que tal trabalhar como ortopedista? Será a sua chance de ajudar a curar a lesão desse jogador.  

Otorrinolaringologia 

Esse é o profissional que cuida de toda a estrutura do ouvido, do nariz e da garganta. Então, que tal garantir o bem-estar auditivo daquele amigo que não gosta de perder uma conversa baixinha? 

Pediatria 

Todo mundo já “ameaçou” uma criança sapeca dizendo que a levaria ao médico para tomar injeção. Mas porquê traumatizar uma pessoa dessa forma, minha gente! Brincadeiras à parte, como pediatra você poderá ajudar os pequenos, acompanhando em toda a infância desde o nascimento! 

Pneumologia 

Tosse seca, rouquidão e falta de ar são apenas alguns dos problemas que você como pneumologista poderá ajudar a resolver. Qualquer sensação estranha envolvendo o pulmão e até mesmo um cansaço frequente, esse é o profissional certo para investigar o que está acontecendo. 

Psiquiatria 

Não! Se passou pela sua cabeça que o psiquiatra é para cuidar de “doido”, você está bem enganado. Essa é uma das áreas da medicina que atende pacientes com dependência química, depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre tantas outras condições que envolvem a saúde mental.   

Reumatologia 

Já ouviu alguém reclamar de ‘dor na junta’? Geralmente é uma expressão usada pelos mais vividos e quer dizer dor nas articulações. Com toda a certeza, se optar por essa carreira saiba que poderá ajudar pessoas com dores ou dificuldades ao se movimentar. Aliás, esse não é só um problema de pessoas mais velhas, pois muitas crianças e jovens podem desenvolver os sintomas. 

Urologia 

Só para ilustrar, o urologista é o profissional que cuida do sistema reprodutor do homem e das vias urinárias de homens e mulheres.  

Especialidades Cirúrgicas 

Se você consegue se enxergar trabalhando em centros cirúrgicos, algumas especialidades da medicina vivem essa rotina. Para isso, basta você optar por uma delas: anestesiologista; cirurgias cardiovascular, oncológica, pediátrica, vascular e também plástica. Ou então, cirurgias de mão, cabeça e pescoço, aparelho digestivo, cirurgia geral, torácica, clínica médica, endoscopia ou neurocirurgia. 

Mais especialidades médicas 

Acupuntura 

Embora muitos acreditem que seja apenas para tirar a dor, essa área tem inúmeros benefícios. A aplicação de agulhas é realizada em pontos do corpo e pode tratar diversas doenças. De fato é uma área interessante para se pensar em trabalhar. 

Angiologia 

São inúmeros os motivos que podem levar a pessoa a procurar por esse médico. Saiba que enquanto profissional poderá cuidar das artérias, veias e vasos linfáticos. Para entender, um dos atendimentos que você terá a chance de fazer é tratar das conhecidas varizes. 

Coloproctologia 

O nome é um pouco complicado, mas só o nome mesmo. Em resumo, tenha em mente que essa é uma das áreas da medicina que lida com problemas relacionados ao intestino grosso, delgado, ânus e reto, bem como as cirurgias nessas regiões. Uma das doenças mais comuns que poderá ser tratada por você é a hemorroida. 

Genética Médica 

O médico dessa especialista é responsável por investigar toda a parte genética do paciente e dos seus familiares. Só para exemplificar, quem pretende ter filhos e tem histórico de alguma doença na família, acabam buscando esse profissional. 

Fisiatria ou reabilitação 

Dores na coluna, tendinite, bursite, artrose, artrite, entre outras doenças estão entre as mais frequentes que você terá no seu futuro consultório caso opte por essa área. Como fisiatra cuidará do paciente de maneira integral. Desta forma, além dos procedimentos médicos de tratamento, o paciente também receberá a prescrição de outros métodos que podem dar mais qualidade de vida em seu dia a dia.   

Hematologia e Hemoterapia 

Essa é uma das áreas da medicina que estuda todas as particularidades do sangue. Certamente, se optar por essa especialidade irá tratar de pacientes com anemia, plaquetas baixas, entre outras condições… 

Homeopatia 

É uma forma de terapia alternativa. Como homeopata poderá recomendar o uso das mesmas substâncias que provocam as doenças para aliviar os sintomas. Uma prática que ganhou muitos adeptos ao logo dos anos.  

Nefrologia 

Essa área está muito relacionada aos rins e a sua principal recomendação será: beba muita água. Sabe por quê? É que os rins têm a função de realizar uma limpeza no sangue a todo momento. Parecido com dois grãos de feijões, eles controlam a quantidade de água e sal no corpo humano. 

Nutrologia 

Em primeiro lugar, saiba que o nutrólogo e o nutricionista não fazem a mesma coisa. Só para exemplificar, essa especialidade médica atende diretamente em hospitais em demandas de tratamento contínuos e não apenas na mudança de alimentação. É provável que poderá identificar e tratar as doenças nutricionais. Além disso, também realizará um forte trabalha focado na prevenção. 

Patologia 

É provável que você já tenha reconhecido essa especialidade em algumas séries e filmes policiais. Estudar os fluídos e tecidos corporais estão entre as funções desse profissional. Esse médico pode solucionar as causas das mortes. Por outro lado, também realiza diversas análises. 

Patologia Clínica 

Conhecida também como medicina laboratorial você poderá realizar exames para ajudar nos diagnósticos das doenças. Acredite, essa carreira pode ser a luz no fim do túnel em diversos casos. 

Radiologia e Diagnóstico por Imagem 

A princípio, pense em uma fotografia que vê as pessoas por dentro. É justamente isso que essa especialidade faz: análises de imagens dos pacientes para propor o melhor tratamento. Também estuda instrumentos, técnicas e processos para os diagnósticos. 

Radioterapia 

A função é usar as radiações para o tratamento de tumores. Parece até nome de superpoder e de fato é algo extraordinário, que salva vidas. O termo raio X vai ser mais fácil de você entender. 

Áreas da medicina: muitas possibilidades! 

Em resumo, esse post traz uma pequena demonstração sobre as áreas da medicina. Inclusive, algumas especialidades apresentam no próprio nome as funções a serem exercidas. Emergência, família e comunidade, medicina do trabalho, tráfego, esportiva e física. Tem ainda a medicina intensiva (UTI), medicina legal e perícia médica, nuclear, preventiva e social.  

Qual das áreas da Medicina você se encaixa? 

Para ajudar a responder essa pergunta, trouxe algumas dicas. Confira! 

Habilidades 

Primeiramente, é preciso que você entenda quais são suas habilidades, em qual especialidade você tem mais facilidade para se desenvolver. Se acaso a dúvida ainda persistir, pense qual área você poderia passar horas trabalhando. Só para ilustrar, você conseguiria ficar quanto tempo em um laboratório ou uma cirurgia? Não se esqueça de sua capacidade de resolver problemas rapidamente ou como você se sairia em situações de emergências. 

Cada especialidade vai exigir competências e, por isso, cabe a você identificar se elas fazem parte de seu perfil. Em síntese, é preciso conhecer a si mesmo e garantir que seus pontos fortes se destaquem. 

Conheça a especialidade 

Antes de tudo é preciso que você conheça a rotina da área em que deseja atuar. Por isso é tão importante aproveitar ao máximo os estágios da faculdade de medicina… Lá você pode conhecer de perto a rotina das principais especialidades. 

Na Medicina existe a necessidade de estar atualizado, portanto, os estudos não param. Outro ponto, os horários podem ser bem flexíveis para algumas áreas e nem tanto para outras, cabe a você avaliar o seu perfil. 

Pense em seus planos 

Após conhecer as especialidades, pense em seus planos, quais são seus objetivos de vida, além de atuar na área. Ou seja, pense em tudo que você considera importante, como formação, relacionamentos, família, lazer. Portanto, estude todas as possibilidades. 

Procure algo que estimule você 

Acima de tudo, é fundamental que você escolha algo que te motive. Sem dúvida, fazer o que realmente gosta não tem preço. 

Em suma, são diversas especialidades na medicina e em todas é possível conquistar o sucesso profissional. Por isso, pesquise, analise e decida com clareza. 

Formação continuada! 

Primeiramente, você precisa saber que um curso de Medicina tem duração 6 anos. Depois de formado, além de ingressar no mercado de trabalho o profissional pode ingressar na residência médica. Outra possibilidade são os cursos de pós-graduação lato sensu, que são as especializações e MBAs, além da pós stricto sensu, que oferta programas de mestrados e doutorados. 

Em suma, a primeira dica é escolher por uma instituição que seja referência em ensino e estrutura. Portanto, separei esse post que fala sobre uma das melhores estruturas de medicina do país.  

Aliás, separei um infográfico especial que traz os principais motivos para você fazer Medicina na Unoeste. Confira abaixo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *