Áreas da medicina veterinária e mercado

Áreas da medicina veterinária e mercado

Tempo de leitura: 6 minutos

Assim como em outras profissões, provavelmente muitas pessoas devem achar que a MedVet é cuidar de cachorros e gatos. É claro que isso faz parte da profissão, mas existem diversas áreas da medicina veterinária. Inclusive, neste ano, um veterinário viralizou nas redes sociais após cuidar de um louva-a-deus. Você se lembra? Não? Então corre e vem relembrar aqui

Sendo assim, em resumo, o foco do médico veterinário é zelar pela saúde e bem-estar dos animais em geral, sendo os vertebrados e os invertebrados. Agora você se lembrou das aulas de biologia, não é mesmo?! Brincadeiras a parte, bora conhecer um pouco melhor as áreas da medicina veterinária e o que o mercado de trabalho reserva para sua futura profissão!

O que faz um médico veterinário?

Certamente, se você está cogitando fazer Medicina Veterinária, o seu coração bate mais acelerado quando você chega na casa de um amigo e é recebido por um doguinho. Mas, além dessa paixão por cuidar de animais, o veterinário tem de estar atento às outras áreas da medicina veterinária. Este profissional, por exemplo, está envolvido na produção de alimentos e produtos de origem animal, sempre atento à qualidade, higiene e ao controle de uso. Aliás, normalmente, as prefeituras têm um órgão dedicado a isso, que é o Serviço de Inspeção Municipal, responsável por garantir a qualidade do produto ao consumidor. 

Ainda falando em órgãos das prefeitura, tem também aquele que é responsável pela relação animal-sociedade e contribui com a saúde pública, que é o Centro de Controle de Zoonoses. Além de controlar doenças, geralmente neste órgão médico veterinário fará castrações e outros serviços. 

Certamente você já percebeu que além de poder trabalhar como autônomo, há outras áreas da medicina veterinária que podem te despertar interesse, como o serviço público ou até mesmo a docência. Você se imagina sendo professor? Nesse mesmo sentido, você poderá ainda desenvolver atividades e pesquisas em laboratórios e até mesmo participar da produção de vacinas e medicamentos de uso animal. Já pensou? Aliás, pra ter base suficiente pra isso, você precisará de uma formação top. Quer saber mais sobre? Acesse aqui então!

Áreas da Medicina Veterinária 

Vamos lá… Pra você começar a se ambientar com a sua futura profissão, fique ciente que o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) reconhece diversas áreas da medicina veterinária. Inclusive, no site, consta uma lista com 88. Conheça algumas:

  • Alimentação em piscicultura;
  • Anestesia de animais de porte médio e grande, selvagens e em animais de companhia;
  • Auditoria em frigoríficos, laticínios e matadouros;
  • Cirurgia de animais selvagens, aves, carnívoros, médios e grandes animais, peixes e em animais de companhia;
  • Clínica de grandes animais;
  • Comércio de medicamentos veterinários;
  • Consultor em impactos ao meio ambiente , bem como em produção e reprodução animal;
  • Consultor para produção de aves ornamentais;
  • Consultor sobre peixes ornamentais;
  • Inspeção em fábrica de rações, frigoríficos, laticínios e matadouro;
  • Laboratório de diagnósticos, diagnósticos em patologias, pesquisa de medicamento de uso animal, pesquisa em alimentos e pesquisas de doenças;
  • Laboratório de produtos de uso animal;
  • Laboratório para análise de água e produtos domissanitários;
  • Laboratório para análise de solo e foliar;
  • Marketing produtos destinados para uso animal;
  • Orientador para pequenos produtores em empresas estatais;
  • Perito administrativo, criminal estadual, federal ou judicial;
  • Pesquisa em etologia animal;
  • Planejamento de produção em pequenas e grandes propriedades;
  • Produção com bem estar animal;
  • Responsabilidade técnica em canil, casas de produtos veterinários, centro de equoterapia, centro de triagens de animais selvagens, clínicas de pequenos animais, fábrica de rações, frigorífico, hospital de grandes animais, entre outros.
  • Aliás, se você quer saber um pouco mais sobre, pode acessar o site do CRMV clicando aqui. Abaixo, resumidamente, você vai conseguir entender um pouco de algumas áreas. Bora lá…

Anestesia, cirurgias e clínicas

Certamente, ao ler o título, você já conseguiu sacar o que vai rolar aqui, até porque já deve ter assistido alguns documentários sobre as áreas da medicina veterinária. Assim sendo, aqui, você estará envolvido em todas as cirurgias que envolvem animais dos mais variados portes, desde os domésticos, que são os animais considerados de companhia, e até os silvestres selvagens. Já se imaginou envolvido na cirurgia de um hipopótamo, por exemplo? 

Laboratórios

Se entre as áreas da medicina veterinária você se identifica mais com a pesquisa, então certamente este será o seu ambiente de trabalho. No lab, você poderá participar de diferentes pesquisas que irão desde alimentação animal e até mesmo a medicamentos, doenças e, consequentemente, a vacina para as mesmas. Com toda a certeza, parado é que você não vai ficar! 

Responsabilidades Técnicas

Se você curte contato com pessoas e animais, mas não se imagina em uma clínica veterinária, você pode se dar bem na função de responsável técnico. Prepara-se para leilões, feiras, centros de treinamento, locais de criação de animais, enfim. Esses serão os espaços que você atuará! 

Auditoria e Inspeção

Lá no início do post já foi falado sobre… Dessa forma, você poderá atuar no serviço público ou até mesmo em outros locais, como matadouros, frigoríficos, laticínios, fábricas de rações, enfim. Esses espaços obrigatoriamente devem ter um médico veterinário habilitado neste segmento. 

Consultorias e Perícia

Se você se preocupa e quer atuar em prol do meio ambiente, também tem área da medicina veterinária para você. Seu papel neste segmento será importante, pois atuará em tudo quanto é assunto ligado a impacto ambiental, produção e reprodução de animais de grande, médio e pequeno porte, enfim. Além da iniciativa privada, poderá ainda atuar nas esferas federal, estadual e municipal, bem como em iniciativas criminal, administrativa e judicial. 

Outras áreas da Medicina Veterinária

Se você chegou até aqui, certamente viu que são várias as áreas da medicina veterinária. E é isso mesmo… Como futuro profissional, poderá realizar tarefas como ser professor dos níveis médio e superior, trabalhar com planejamento de produção em pequenas e grandes propriedades, comércio de medicamentos veterinário, pesquisa, inspeção, enfim. Serão inúmeras áreas.

Quanto ganha um médico veterinário?

Agora que você conhece algumas áreas da medicina veterinária, certamente deve estar se perguntando: quanto eu vou ganhar como futuro veterinário? Pois bem… Segundo o site Salario.com, a média é de R$ 3.856,10. Mas óh, o teto pode chegar a R$ 8.999,87. Quer conferir todos os números? É só clicar aqui

Pensando no financeiro, você poderá, por exemplo, além de ter um serviço fixo, fazer atendimentos domiciliares para aumentar a sua renda. Sem contar que com uma formação top, você terá expertise também para abrir a sua própria clínica e sair arrasando no mercado de trabalho! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *