Qual a diferença entre Arquitetura e Engenharia Civil?

Tempo de leitura: 5 minutos

É muito comum encontrar pessoas que confundem arquitetura e engenharia civil. Para muitos, o engenheiro civil constrói, enquanto o arquiteto decora. Mas eles fazem muito mais… Só para ilustrar, as duas carreiras se completam e fazem uma parceria de sucesso. Neste post tem os detalhes sobre as áreas de arquitetura e engenharia civil. Se você gosta de uma dessas áreas, que tal saber a diferença entre elas?

O arquiteto pensa em como usar cada espaço de um local, unindo praticidade, conforto e modernidade. Então ele é a pessoa que sabe qual é o lugar mais adequado para janelas e portas, por exemplo, e também aproveita a iluminação e ventilação natural. Enquanto isso, o engenheiro civil é o responsável pela ação do projeto, sempre com o foco nas partes estruturais. Ele avalia o solo onde será feita a obra, faz contas e aplica o conhecimento sobre a resistência dos materiais.

Clique nos links e saiba mais sobre os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.

O que faz um Arquiteto Urbanista?

O profissional de Arquitetura e Urbanismo faz o projeto e o planejamento. Aliás, ele leva em conta os aspectos históricos, culturais, visuais e funcionais que envolvem as pessoas e o meio ambiente. Para isso, o arquiteto considera como será a rotina do ambiente. Para ilustrar, se o projeto for a construção de uma loja, quais pontos devem ser trabalhados? Acessibilidade, iluminação, conforto são alguns detalhes que devem ser discutidos para a realização do projeto.

Para ser um bom arquiteto, você precisa fazer uma faculdade. Em resumo, esse curso é onde treinará suas competências e habilidades. Imagine só, fazer vários projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Isso já será possível na sala de aula para te capacitar profissionalmente. Ao mesmo tempo, poderá entender tudo sobre as etapas de construções, considerando o custo, a resistência, a manutenção e as normas. Em outras palavras, vai colocar em prática os requisitos culturais, econômicos, visuais, técnicos, ambientais e de acessibilidade das pessoas.

Se você tem interesse por essa profissão, confira todas as possibilidades para trabalhar no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

Atuação do arquiteto

Que tal saber um pouquinho sobre onde esse profissional pode atuar? Trouxe para você, as opções para a arquitetura e urbanismo.

Acompanhamento e Administração de Obra – é o responsável pela administração e realização de projetos de construção civil.

Comunicação Visual – Aqui o arquiteto pode atuar no planejamento e criação de identidade visual de uma empresa ou de áreas urbanas. Por exemplo, como poluição, sinalizações urbanas, monumentos históricos e patrimônios protegidos.

Desenho de Mobiliário – Já pensou em projetar e criar objetos e móveis? O arquiteto de desenho também atende necessidades de outras áreas, lojas de decoração ou demandas diretas de compradores.

Paisagismo e Ambientes – Certamente todos gostam de frequentar um ambiente bonito de se ver. Jardins bem projetados e que enchem os olhos sempre são ótimas escolhas! O arquiteto pode fazer isso em locais que vão desde prédios, áreas públicas, comércios ou casas.

Planejamento Urbano – Está diretamente relacionado a planos diretores de cidades e regiões. E pode atuar em municípios, bairros, áreas livres, conjuntos habitacionais ou então em loteadoras e incorporadoras.

Projeto de Iluminação – O especialista nessa área atua em projetos residenciais, comercias e até mesmo em eventos. Ou seja, o foco é proporcionar conforto e estilo através da luz artificial ou natural.

Restauração de Edifícios – A ideia é recuperar construções antigas ou danificadas. Sendo assim, o arquiteto usa dos conhecimentos técnicos e históricos relacionados à restauração.

Tecnologia da Construção – O foco principal desse profissional é melhorar o tempo e os recursos. Ele atua na busca para reduzir os gastos e prejuízos em uma obra.

Engenharia Civil, o que faz?

Sem dúvida, o trabalho do engenheiro civil é mais do que construir prédios ou casas. Aliás, ele pode fazer grandes projetos e executar desde estradas, pistas, aeroportos, pontes e até viadutos. Além disso, pode atuar no abastecimento de água e limpeza, portos, barragens, drenagem e irrigação. Inclusive, o engenheiro civil está presente em todas as etapas e acompanha uma obra desde o projeto, a sua execução até os ajustes finais.

Onde o engenheiro civil pode trabalhar?

Quem se forma em Engenharia Civil tem muitas opções de trabalho. No entanto, se você tem interesse por essa carreira o mais importante é investir em uma boa formação.

Mas, afinal, em quais áreas esse profissional pode trabalhar? Conheça abaixo:

Construção Civil – É o profissional responsável pela construção de obras.

Materiais de Construção – Tem sua atividade voltada para o estudo de características de materiais usados na construção civil.

Cálculo estrutural – Trabalha com cálculos para verificar a resistência dos materiais, estruturas de concreto, estruturas metálicas, madeira e pontes.

Estudo do solo – Aqui o engenheiro atua na mecânica dos solos, escavações, pontes e barragens, por exemplo.

Saneamento – O engenheiro civil pode elaborar projetos de saneamento e sistemas de abastecimento de água, esgoto e gerenciamento de lixo.

Hidráulica – Também pode ser função do engenheiro atuar em projetos e construção de sistemas hídricos. Por exemplo, em áreas urbanas, industriais, no controle de enchentes, hidrovias, entre outras.

Estradas e transportes – Com diversos campos, essa área voltada à construção e manutenção de rodovias. Além de sistemas de transportes, gestão e operação de redes rodoferroviárias.

Segurança do Trabalho – O engenheiro de segurança do trabalho busca cuidar da saúde e do bem-estar do trabalhador.

Faculdade de Engenharias e Arquitetura

Em suma, são duas profissões com muitas oportunidades de emprego. Para quem deseja ser autônomo ou ter seu próprio negócio, a área é bem ampla. Mas é fundamental buscar uma boa formação para atender todas as exigências do mercado. Clique aqui para conhecer uma das melhores universidades do estado de São Paulo e do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *