Qual a diferença entre Arquitetura e Engenharia Civil?

Tempo de leitura: 5 minutos

É muito comum encontrar pessoas que confundem arquitetura e engenharia civil. Para muitos, o engenheiro civil constrói casas, enquanto o arquiteto fica na parte de decoração. Mas eles fazem muito mais… Só para ilustrar, as duas carreiras se completam e fazem uma parceria de sucesso. Neste post tem os detalhes sobre as áreas de arquitetura e engenharia civil. Se você gosta de uma delas, que tal saber suas diferenças?

O arquiteto sabe como usar cada espaço, sempre pensando no que é mais prático, confortável e sobretudo moderno, pois tem que ficar bonito, né?! Então ele é a pessoa que sabe qual é o melhor lugar para janelas e portas, por exemplo, e também aproveita a iluminação e ventilação natural. Enquanto isso, o engenheiro civil cuida da ação do projeto, sempre com o foco na estrutura. Ele avalia o solo onde será feita a obra, faz contas e sabe tudo sobre a resistência dos materiais.

Clique nos links e saiba mais sobre os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.

O que faz um arquiteto?

O profissional de Arquitetura e Urbanismo faz o projeto e o planejamento. Aliás, ele leva em conta os aspectos históricos, culturais, visuais e funcionais que envolvem as pessoas e o meio ambiente. Para isso, o arquiteto avalia como será o dia a dia daquele espaço. Para ilustrar, se o projeto for a construção de uma loja, quais pontos devem ser trabalhados? O local precisa atender pessoas com e sem deficiência, ter uma boa iluminação e conforto, acima de tudo.

Para ser um bom arquiteto, você precisa fazer uma boa faculdade. Durante o curso você treinará muitas habilidades que vão fazer toda a diferença na profissão. Imagine só, fazer vários projetos de arquitetura enquanto é estudante, tendo por perto professores com muita experiência na área para te ajudar?! Isso acontece em vários momentos na faculdade de Arquitetura. Ao mesmo tempo, você irá aprender tudo sobre as etapas de uma obra.

Se você tem interesse por essa profissão, confira todas as possibilidades para trabalhar no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

Atuação do arquiteto

Que tal saber um pouquinho sobre onde o arquiteto pode trabalhar? Confira:

Acompanhamento e Administração de Obra – é o responsável pela administração e realização de projetos de construção civil.

Comunicação Visual – Aqui o arquiteto pode fazer o planejamento e trabalhar na criação de identidade visual de uma empresa ou de espaços da cidade, por exemplo.

Desenho de Mobiliário – Já pensou em projetar e criar objetos e móveis? O arquiteto de desenho também atende necessidades de outras áreas, lojas de decoração ou demandas diretas de compradores.

Paisagismo e Ambientes – Certamente todos gostam de estar em um ambiente bonito de se ver. Jardins que enchem os olhos sempre são ótimas escolhas! O arquiteto pode fazer isso em locais que vão desde prédios, praças públicas, comércios ou casas.

Planejamento Urbano – Está diretamente relacionado a planos diretores de cidades e regiões. E pode estar presente em municípios, bairros, áreas livres, bairros, incorporadoras.

Projeto de Iluminação – O arquiteto desse ramo pode criar projetos de casas, lojas e até mesmo em eventos. Ou seja, o foco é proporcionar conforto e estilo através da luz artificial ou natural.

Restauração de Edifícios – A ideia é recuperar construções antigas ou danificadas. Sendo assim, o arquiteto usa dos conhecimentos técnicos e históricos relacionados à restauração.

Tecnologia da Construção – O foco principal desse profissional é melhorar o tempo e os recursos. Ele atua na busca para reduzir os gastos e prejuízos em uma obra.

Engenharia Civil, o que faz?

Sem dúvida, o trabalho do engenheiro civil é mais do que construir prédios ou casas. Aliás, ele pode fazer grandes projetos e até mesmo construir estradas, pistas, aeroportos, pontes e viadutos. Além disso, pode trabalhar no abastecimento de água, portos, barragens, drenagem e irrigação. Ele está presente em todas as etapas e acompanha uma obra desde o projeto até os ajustes finais.

Onde o engenheiro civil pode trabalhar?

Quem se forma em Engenharia Civil tem várias chances de trabalho. No entanto, se você tem interesse por essa profissão o mais importante é investir em uma boa formação. Conheça as áreas de atuação:

Construção Civil – Está envolvido na construção de obras, como casas, prédios, enfim.

Materiais de Construção – Aqui ele conhece os materiais usados na construção civil e orienta quais são os melhores para cada caso.

Cálculo estrutural – Trabalha com cálculos para verificar a resistência dos materiais, estruturas de concreto, estruturas metálicas, madeira e pontes.

Estudo do solo – O engenheiro que atua na mecânica dos solos, escavações, pontes e barragens, por exemplo.

Saneamento – Esse profissional pode elaborar projetos de saneamento e sistemas de abastecimento de água, esgoto e gerenciamento de lixo.

Hidráulica – Também pode ser função do engenheiro atuar em projetos e construção de sistemas hídricos. Por exemplo, em áreas da cidade, em indústrias, no controle de enchentes, hidrovias, entre outras.

Estradas e transportes – Com diversos campos, essa área voltada à construção e manutenção de rodovias. Assim como os sistemas de transportes, gestão e operação de redes rodoferroviárias.

Segurança do Trabalho – O engenheiro de segurança do trabalho busca cuidar da saúde e do bem-estar do trabalhador.

Faculdade de Engenharias e Arquitetura

Em suma, são duas profissões com muitas oportunidades de trabalho… Elas permitem que você trabalhe por conta própria ou garanta vaga numa grande empresa. Mas também você pode ter seu próprio negócio! Porém, é importante se preparar para o mercado com uma boa formação. Clique aqui para conhecer uma das melhores universidades do estado de São Paulo e do país que tem esses cursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *