Bacharelado ou licenciatura? Escolha a melhor para você!  

Bacharelado ou licenciatura? Escolha a melhor para você!  

Tempo de leitura: 5 minutos

Certamente, se você pensa em prestar vestibular deve estar pesquisando sobre qual carreira seguir. Porém, uma certeza você deve ter em mente: mandar bem na facul e construir uma carreira de sucesso, seja na área da saúde, exatas, informática ou humanas. Independentemente de qual for a sua escolha, tem outro ponto importante para ser considerado também, que é a diferença entre as graduações. Você sabia que existem cursos tecnólogos, bacharelados ou licenciaturas? Calma, não tem nada confuso nisso e caso seus pensamentos agora tenham embaraçados, vamos descomplicar tudo agora. Então, bora seguir na leitura!

Graduações 

Antes de mais nada, e até mesmo de falarmos sobre cursos tecnólogos, bacharelados ou licenciaturas, é bom ter em mente que a graduação será uma jornada incrível de aprendizado onde você irá conquistar uma boa base teórica e até mesmo prática por meio de estágios e da estrutura que a universidade te oferecer. 

Ah, falando nisso, você sabia que existe diferença também entre universidade, centro universitário e faculdade? Basicamente, a universidade e o centro universitário têm autonomia para criar novos cursos sem autorização do Ministério da Educação (MEC). Mas isso não dispensa a obrigatoriedade da graduação ser reconhecida pelo MEC para que depois seu diploma tenha validade, oks?! 

Além disso, a universidade deve, obrigatoriamente, oferecer atividades de ensino, pesquisa e extensão, enquanto o centro universitário pode optar pelas atividades de ensino e pesquisa ou apenas de ensino e extensão. Já as faculdades atuam em pequenas áreas e não têm autonomia para criar novos cursos sem a autorização do MEC. Conseguiu entender? Bom, então agora bora saber mais sobre os cursos tecnólogos, bacharelados e licenciaturas.

Bacharelado

“Eu sou bacharelado” ou o famoso “fulano é bacharel” em alguma área. Com toda a certeza você já deve ter ouvido alguma dessas duas expressões. Então, só para exemplificar… Se você escolheu Direito, poderá atuar em todas as atividades da profissão, seja promotor, delegado, advogado ou até juiz. Isto é, o bacharelado vai te preparar para atuar em diferentes áreas do mercado de trabalho. Portanto, isso é ser bacharel em alguma área que você escolher. 

Óh, se você sonhar em ser professor, dá pra continuar se especializando mesmo tendo feito o bacharelado. Você pode, por exemplo, fazer mestrado ou doutorado e se tornar um docente no ensino superior. Seria o máximo, não é mesmo? Mas se você quer atuar na formação dos futuros adultos, aí não terá como fugir, vai ter de surfar na onda da licenciatura. Então, bora entender o que é… 

Licenciatura

Aqui, a única semelhança possível com o bacharelado é que, com toda a certeza, você terá uma carga ampla de aprendizado teórico e também prático durante os estágios e atividades em laboratórios, por exemplo. Dessa forma, já conseguiu perceber que todos os cursos de licenciatura serão voltados para que você seja um ótimo professor e manda bem em sala de aula, não é mesmo? 

Aliás, você consegue se lembrar dos seus primeiros professores? Certamente eles tiveram um papel importante e fundamental na sua formação enquanto cidadão e, provavelmente, até mesmo na sua escolha em se tornar professor. Então, que tal se espelhar neles? Inclusive, tem diversos cursos nas duas modalidades, isto é, em bacharel ou licenciatura. Esse é o caso da Educação Física. Você pode conferir aqui as diferenças de atuação no mercado de trabalho!

Indiscutivelmente, a docência está presente desde os primeiros meses de vida das crianças, isto é, desde a educação infantil, passando pela fundamental e, posteriormente, no ensino médio, superior e até nas especializações. Ufa! O professor é um profissional indispensável! Ah, a licenciatura também pode permitir que você siga outros caminhos, viu? Você pode ser coordenador, orientador pedagógico e até diretor de escola. Já pensou?

Tecnólogo

Ei, você certamente já presenciou alguém entrar na facul e, quase num passe de mágica, terminar rapidamente, certo? Pois bem… Esses são os famosos cursos tecnólogos, também conhecidos por superiores de tecnologia. Calma, não são apenas cursos na área de tecnologia não. Presta atenção em alguns cursos que você pode fazer:

  • Agrocomputação;
  • Agronegócio;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Design de Interiores, Gráfico ou de Moda;
  • Estética e Cosmética;
  • Fotografia;
  • Gastronomia;
  • Geoprocessamento;
  • Gestão Comercial ou de Recursos Humanos;
  • Jogos Digitais;
  • Marketing;
  • Produção Multimídia;
  • Radiologia;
  • Redes de Computadores.

Essas são só algumas opções, oks? Os cursos tecnólogos são aqueles que normalmente têm duração de 2 ou 3 anos, justamente para que, em pouco tempo, você esteja pronto e já atuando no mercado de trabalho. Eles também são cursos superiores e, obrigatoriamente, têm de ser reconhecidos pelo MEC. A diferença para bacharelado ou licenciatura é que ele será em tempo reduzido e um estilo totalmente diferente.

Plano B? 

Em resumo, se você já conseguiu entender o que são os cursos superiores em tecnologia, bacharelado e licenciatura, mas não se identificou com nenhum ou a grana tá um pouco curta, saiba que tem um plano B para você sim. Afinal, o seu sonho de fazer uma facul tem de ser realizado! Então, por exemplo, que tal um curso técnico em Enfermagem ou Farmácia? Com toda a certeza, você já vai respirar o ar de estar em um ambiente universitário e, além disso, estará se preparando para o mercado de trabalho e também se qualificando caso queira dar sequência aos estudos e, posteriormente, seguir na graduação.

Faça uma universidade

Independentemente se optar por curso técnico, superior de tecnologia, bacharelado ou licenciatura, faça uma universidade! Além de ampliar seus horizontes, a facul vai te fazer pensar fora da caixa, bem como conhecer outras realidades e também começar a estruturar a sua networking. Aliás, o networking é uma palavra muito usada em diferentes áreas, assim como algumas outras. Se você quer ficar por dentro de diferentes expressões como essa, tem um post especial para você aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *