Do meio ambiente à criminal: conheça o curso de Ciências Biológicas

Tempo de leitura: 2 minutos

Imagem mostra mão com luvas manuseando instrumentos de pesquisa, representando a profissão de ciências biológicas

A diversidade biológica é de extrema importância para a qualidade de vida dos humanos, dos animais e das plantas. Aliás, já percebeu o quanto de animal que está com a vida em risco e as árvores que estão se acabando aos poucos? Em outras palavras, nunca foi tão importante lutar para cuidar do meio ambiente! Quem está nesta guerra pelo bem geral é também o biólogo. Além de prestar um serviço essencial para o planeta, esse profissional tem muitas oportunidades no mercado de trabalho. Conheça neste post tudo sobre o curso de Ciências Biológicas.

Os desastres ambientais colocam vidas em risco! Só para exemplificar, você se lembra dos rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho, né? E do vazamento de óleo que se espalhou pelo mar do nordeste há alguns anos, bem como os incêndios na Amazônia e no Pantanal… O biólogo trabalha para evitar ações como essas. Mas quando o desastre acontece, então ele também vai para a linha de frente para ao menos reduzir os prejuízos ambientais.

Ou seja, esses acontecimentos são apenas alguns dos inúmeros exemplos reais que mostram a importância do trabalho do biólogo. Mas ele também está em outras áreas, como na saúde e na perícia criminal.

A Faculdade

Seja no bacharelado ou na licenciatura, no curso de Ciências Biológicas o aluno estuda todas as formas de vida do planeta. Além disso, as duas carreiras têm ótimas oportunidades. Sendo assim, tanto em uma quanto na outra você fará uma grande escolha!

Durante o curso, o aluno tem contato com matérias que vão além da biologia. Então além de saber tudo de embriologia e bioquímica, ele também estuda genética, anatomia, entre tantas outras.

Trata-se de uma área incrível e necessária para o mundo. Saiba mais sobre o bacharelado neste link, sobre a licenciatura no formato flexível clique aqui ou ainda na modalidade EaD.

No curso de Ciências Biológicas flexível o aluno tem 40% das disciplinas on-line e 60% presencial.

Onde trabalhar?

São mais de 50 áreas para o biólogo! Só para ilustrar, esse profissional tem grandes chances na saúde, meio ambiente ou biotecnologia. Ele também está em centros de pesquisa, laboratórios, zoológicos, jardins botânicos, assim como em instituições públicas ou particulares trabalhando em projetos voltados à saúde, proteção da natureza, entre muitos outros.

Quem faz o curso de licenciatura também pode trabalhar com pesquisas ou como professor. E até mesmo escrever e analisar livros usados na educação.

Deu pra perceber que o mercado é amplo, né?! Mas temos outras áreas de trabalho para o biólogo que você pode gostar de saber. Veja só:

  • Controle de vetores e pragas.
  • Fiscalização sanitária.
  • Vigilância ambiental e epidemiológica.
  • Perícia forense (Oi? Isso mesmo! É a biologia na área criminal investigando crimes).
  • E muito mais!

Se interessou? Então saiba mais sobre como é estudar no curso de Ciências Biológicas e fique por dentro dessa profissão:

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.