Biomedicina: o que estuda essa faculdade?

Biomedicina: o que estuda essa faculdade?

Tempo de leitura: 3 minutos

Só para ilustrar, você vai fazer aquele checkup para ver se está tudo bem com a saúde. Em primeiro lugar, tem vários exames que necessitam da coleta de sangue. Aliás, sabia que o biomédico é fundamental desde a coleta até a análise do material? Inclusive, essa profissão é novinha aqui no Brasil, já que surgiu em 1966. Com o passar do tempo, muita coisa legal foi chegando na área e dando destaque para ela. Isso significa que o biomédico está presente desde o desenvolvimento de remédios até a pesquisa de doença. Agora, já pensou em fazer faculdade nessa área? Certamente, esse post é sob medida para você, pois fala de uma forma bem dinâmica sobre a biomedicina e o que estuda essa graduação. Confira!

O que é a Biomedicina?

Ao mesmo tempo que você vai investigar, também fará novas descobertas e importantes constatações. Em resumo, essa é a carreira da Biomedicina que é a primeira na área das Ciências Biomédicas. Digamos que é o match perfeito entre a medicina e a ciências biológicas. O sonho em comum desse casal? Estudar as doenças que atingem as pessoas. Então, se prepare para uma jornada de muita aventura em prol do conhecimento e do bem-estar das pessoas. Por exemplo, com a pandemia da Covid-19, a galera teve que descobrir muita coisa em pouco tempo. Acredite, o biomédico também está nessa jogada!

Faculdade de Biomedicina

Acima de tudo, saiba que para fazer uma faculdade de Biomedicina você tem que ter a curiosidade! Da mesma forma, a determinação para encontrar respostas, pesquisar e mergulhar no universo dos livros também precisa ser uma característica sua. Com o intuito de entender como funciona todo o organismo humano para poder encontrar respostas para doenças que afetam ele, você terá uma vida agitada na faculdade.

Surpreendentemente, terá a chance de aprender na prática tudo o que precisa para ser um biomédico de sucesso. Dessa forma, é importante ter em mente uma faculdade top com os melhores professores e aquela estrutura de ponta. Aliás, clique aqui e conheça uma Faculdade de Biomedicina que se destaca perante o MEC e outras instituições.

Quer mais? Já que a biomedicina é uma área em ascensão, pode ter muita gente querendo estudar mas sem tempo para ir até a facul. Pensando nisso, existe ainda a possibilidade de fazer Biomedicina EAD. Mas, calma, você não vai ficar tão longe da faculdade se optar por essa modalidade. Sabe porquê? Toda a prática e os estágios estão na sua matriz curricular. Saiba todos os detalhes sobre a Biomedicina EAD aqui!

Agora que você já sabe as opções de tudo, que tal conhecer um pouquinho das matérias para saber o que estuda a biomedicina? Vamos lá, listei algumas opções para você!

  • Biologia celular;
  • Fisiologia;
  • Bioquímica;
  • Genética Humana.

Ficou encantada pela área? Então, clique neste post que fala tudo sobre uma Faculdade de Biomedicina!

Biomedicina: a carreira

Sem dúvida, quando se fala de oportunidades, fazer um curso de Biomedicina te dá muitas…. Isto é, você vivencia a profissão com os estágios e depois de se formar tem muitas opções para trabalhar. Nesse sentido, a área está em alta, principalmente, quando se fala de estudos sobre reprodução humana e genética. No entanto, você encontra muito mais vagas nas análises clínicas. Já que o mar está para peixe, confira outras formas de atuação:

  • Análise ambiental;
  • Biofísica;
  • Biologia molecular;
  • Bioquímica;
  • Biotecnologia;
  • Diagnóstico por imagem;
  • Toxicologia;
  • Hematologia.

Ao mesmo tempo, o biomédico também pode trabalhar com estética ou criminalística. Mas, então, como seria isso? Em primeiro lugar o profissional atua com tratamentos de pele e corpo. Em segundo lugar, ele ajuda a desvendar crimes. Sabe aquelas séries policiais como CSI? Então, o biomédico busca prova ou evidências que ajudam a resolver os casos. Aliás, se você se interessou por essa alternativa, saiba que precisa passar em concursos públicos.

2 Comentários


  1. Meu sonho é fazer minha faculdade,de biomedicina 2023 se Deus quiser vai dar tudo certo


  2. Olá, Valdilene!
    Tenho certeza que você conseguirá realizar esse sonho e pode contar com a gente nessa conquista! Te esperamos em nosso próximo vestibular, hein <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.