Boom na construção civil traz oportunidades

Tempo de leitura: 3 minutos

Construção civil aquecida: mesa com projeto, casa em miniatura e materiais

Sem dúvida você já deve ser adepto à Netflix ou gostar de reality shows. Que tal juntar os dois? A plataforma de streaming lançou recentemente o reality Quem Casa Quer Casa! Em outras palavras, isso vem ao encontro de uma realidade: o boom na construção civil. Uma vez que mais pessoas querem um lugar para chamar de seu, há uma demanda por profissionais para a realização desse sonho. Os engenheiros civil e ambiental, além do arquiteto estão nessa lista.

Mercado em alta!

Ainda nesse post você vai estar por dentro do papel de cada profissional na construção civil. Em princípio é interessante entender porque o mar está para peixe. Ou seja, se vai ter um lugarzinho no mercado de trabalho para você!

Só para exemplificar! No primeiro mês de 2021 todos os setores da construção civil tiveram resultados positivos. Em síntese, os obras de infraestrutura contrataram mais de 11 mil pessoas e a de serviços especializados quase 13 mil. Enquanto isso, a construção de edifícios gerou quase 19 mil empregos. Como resultado, esses dados do Novo Caged mostram que esse setor teve o segundo melhor resultado para janeiro nos últimos 30 anos.

Sob o mesmo ponto de vista, a construção civil foi uma das responsáveis pelo up na economia em 2020. Para esse ano, a expectativa é que ela tenha o maior avanço já visto em 8 anos. É provável que o setor cresça 4%, melhor do que todo o PIB Brasileiro que tem projeção de 3,2%. A saber, essas previsões são da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Construção civil: onde trabalhar?

Em primeiro lugar, saiba que o engenheiro civil está presente desde o início da obra. Para que tudo saia dentro do planejado, ele tem a presença garantida no canteiro de obras, pois cuida de todas as etapas da construção. Aliás, todos os cálculos estruturais é feito por ele já que tudo tem que ser feito com muito cuidado e exatidão.

Do mesmo modo, o engenheiro civil também calcula todos os gastos de uma obra, seja ela grande ou pequena. Sem dúvida, você já passou por uma construção que tem uma plaquinha que mostra quando ela será entregue. Pois bem, esse cronograma que mostra o término também é feito pelo engenheiro civil.

Um outro parceiro do civil é o engenheiro ambiental e sanitarista. Tanto que ele também é importante no começo de vários tipos de empreendimentos. Pode ser na construção de um prédio, na abertura de um loteamento ou de um condomínio. Existem legislações ambientais que precisam ser cumpridas e é ele que pode oferecer todo esse suporte. Outra função é nos dimensionamentos de redes de água e de esgoto e na gestão dos resíduos de todo o processo. Acredite! O engenheiro ambiental e sanitarista tem informações importantes para você.

Em terceiro lugar, mas não menos importante, tem o arquiteto e urbanista. Ao mesmo tempo que o engenheiro civil cuida da estrutura da obra, o arquiteto vai analisar todo espaço e cuidar da sua estética. Só para ilustrar, ele quem dá vida ao ambiente pensando desde a iluminação até a ventilação do local.

Formação superior

Se acaso você se identificou com alguma dessas carreiras e quer estar nesse mercado aquecido, saiba que fazer uma faculdade é o primeiro passo! Da mesma forma, escolher uma instituição de ensino conceituada e de referência já é um passo à frente, sabia? Para conhecer mais sobre o curso de engenharia civil é só clicar aqui! Mas se a sua praia é a ambiental esse link é para você! Entretanto, se você se apaixonou pela arquitetura, que tal dar uma olhada nesse curso aqui?

Estudos ainda em 2021

Assim que a sua decisão de carreira já está decidida que tal começar a estudar já? Isto é, clique aqui para saber mais sobre como entrar no ensino superior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *