Conceito MEC: entenda as siglas Enade, IDD, CPC, CC e IGC

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Se você já sabe qual profissão pretende seguir, mas ainda tem dúvida de onde estudar, então precisa conhecer os conceitos do Ministério da Educação (MEC) para a sua decisão. Eles indicam a qualidade do curso e da instituição de ensino, seja pública ou particular. Pois, acima de tudo, estudar numa universidade bem avaliada pode fazer a diferença na sua carreira.

Os conceitos MEC variam de 1 a 5, lembrando que igual ou superior a 3 significa que atende aos padrões de ensino desejados. Mas quanto maior, melhor. Já 1 e 2 são considerados insatisfatórios. Então, atente-se para as siglas Enade, IDD, CPC, CC e IGC, pois elas podem facilitar suas escolhas! 

Conceitos MEC - Imagem mostra uma mão colocando o último degrau de uma escada por meio de brinquedo de montar
Conheça os conceitos do MEC antes de escolher onde estudar

Enade

Em primeiro lugar, é importante saber que todo curso superior é avaliado pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), tanto público como privado. Este exame visa avaliar o desempenho dos alunos que estão terminando a graduação. O Enade leva em consideração os conteúdos ensinados, além das habilidades e competências desenvolvidas pelo estudante durante a sua formação.

Portanto, o Enade é obrigatório e importante componente dos conceitos do MEC. Se o curso estiver no cronograma do ciclo avaliativo, o concluinte deverá responder ao Questionário do Estudante e realizar a prova para se formar.

Os cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia) recebem avaliação trienal, de acordo com o cronograma por área de conhecimento do ciclo avaliativo do ano. Ou seja, aplica-se o Enade para o mesmo curso a cada três anos, e a nota obtida vale por esse período.

IDD

O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) mede o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes que estão se formando. A somatória considera seus desempenhos no Enade e suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado. Para resumir, é uma boa métrica para avaliar o quanto o ensino superior acrescenta ao conhecimento do estudante.

Conceitos MEC – CPC

Para você entender melhor, o Conceito Preliminar de Curso leva em consideração quatro dimensões. O desempenho dos estudantes no Enade é um deles. Depois vem o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes (IDD). Ainda considera o perfil do corpo docente, que avalia o regime de trabalho e a titulação acadêmica dos professores. E, por fim, a percepção do aluno sobre as Condições do Processo Formativo, obtida através do questionário do estudante no Enade.

O MEC divulga o CPC cerca de um ano após a realização da prova, junto com os resultados do Enade. Após a divulgação, os cursos que obtiverem conceitos insatisfatórios (1 e 2) recebem automaticamente visita dos avaliadores do Inep.

Já os demais cursos que alcançam conceitos igual ou maior que 3, podem escolher se querem ou não receber os avaliadores. Quando não pedem a visita presencial, o CPC se transforma em conceito definitivo.

Conceito de Curso

Os avaliadores do MEC atribuem o Conceito de Curso quando fazem a visita in loco em diferentes situações. Como, por exemplo, para autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso.

Ainda, os próprios cursos podem solicitar a avaliação presencial dos técnicos, obtendo, assim, pareceres detalhados da qualidade da graduação, de acordo com os requisitos exigidos. O CC também é um importante aliado na escolha, pois trata-se de conceito atribuído a partir do que os avaliadores presenciam na instituição.

Conceitos MEC – IGC

O Índice Geral de Cursos considera as médias contínuas dos seguintes requisitos:

  • conceitos preliminares de cursos dos últimos 3 anos;
  • a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal disponível;
  • e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu. De forma geral, esse índice aponta a qualidade da instituição de ensino, sendo calculado anualmente.

Pesquise antes o conceito MEC!

Quer conhecer os conceitos dos cursos e das instituições de ensino? Acesse o portal e-MEC e utilize essa ferramenta como um dos critérios para a sua escolha. E fique atento nas datas da última atualização, principalmente do CPC e CC. Lembre-se que a avaliação do curso é trienal e, apesar de conter “preliminar” no CPC, este conceito pode ser o definitivo.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.