Conceitos MEC: entenda as siglas Enade, IDD, CPC, CC e IGC

Tempo de leitura: 4 minutos

Conceitos MEC - Imagem mostra uma mão colocando o último degrau de uma escada por meio de brinquedo de montar

Se você já sabe qual profissão quer seguir, mas ainda tem dúvida de onde estudar, então precisa conhecer os conceitos do MEC para a sua decisão. Aliás, eles mostram a qualidade do curso e da instituição de ensino, seja pública ou particular. Sem falar que estudar numa universidade bem conceituada pode fazer a diferença na sua carreira.

Em primeiro lugar, você deve entender que esses conceitos estão em uma escala de 1 a 5. Ou seja, a partir de 3 é aquele conceito que atende o que o MEC exige para uma instituição. Mas se a faculdade está entre os conceitos 1 e 2, fique atento! Pois eles são considerados insatisfatórios. Em outras palavras, quanto maior, melhor. Outra informação legal para você saber é o que significa cada uma dessas siglas: Enade, IDD, CPC, CC e IGC. Com certeza, elas também vão te dar aquela ajudinha na hora de escolher!

Enade

Já parou para pensar como o MEC sabe se uma instituição forma bons profissionais? Certamente, os universitários precisam ser avaliados. Nesse sentido, existe o Exame Nacional de Desempenho dos Estudos, conhecido por Enade. A ideia dessa prova é saber se o aluno aprende e se adquire habilidades para a sua futura atuação. Viu só, a importância dele?

Como existem centenas de cursos no Brasil, a cada ano são avaliados algumas graduações de acordo com a sua área. Participam tanto quem acabou de entrar na faculdade, quanto quem já está com um pézinho no diploma. Antes da prova, o estudante também responde um questionário para entender melhor a sua experiência com a faculdade.

IDD

Só para exemplificar, como o MEC vai saber o quanto a faculdade mudou a sua vida? Para isso, existe o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado, chamado simplesmente por IDD. Esse conceito, é vai juntar a sua nota do Enade às suas características de desenvolvimento ao entrar na faculdade.

Conceitos MEC – CPC

Para você entender melhor, o Conceito Preliminar de Curso leva em conta quatro dimensões. A nota do Enade e o IDD estão entre elas. Ainda considera o perfil dos professores, que avalia o regime de trabalho e a titulação acadêmica deles. E, por fim, o olhar do estudante sobre o seu aprendizado na faculdade através do questionário do estudante no Enade.

O MEC divulga o CPC cerca de um ano após a realização da prova, junto com os resultados do Enade. Após a divulgação, os cursos com conceitos insatisfatórios (1 e 2) recebem automaticamente a visita dos avaliadores do Inep. Já os demais cursos que alcançam conceitos igual ou maior que 3, podem escolher se querem ou não receber os avaliadores. Quando não pedem a visita presencial, o CPC se transforma em conceito definitivo.

Conceito de Curso

Os avaliadores do MEC atribuem o Conceito de Curso quando fazem a visita in loco em diferentes situações. Como, por exemplo, para autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso.

Ainda, os próprios cursos podem solicitar a avaliação presencial dos técnicos, obtendo, assim, pareceres detalhados da qualidade da graduação, de acordo com os requisitos exigidos. O CC também é um importante aliado na escolha, pois trata-se de conceito atribuído a partir do que os avaliadores presenciam na instituição.

IGC

O Índice Geral de Cursos considera as médias contínuas dos seguintes requisitos:

  • conceitos preliminares de cursos dos últimos 3 anos;
  • a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal disponível;
  • e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu. De forma geral, esse índice aponta a qualidade da instituição de ensino, sendo calculado anualmente.

Pesquise antes o conceito MEC!

Quer conhecer os conceitos dos cursos e das instituições de ensino? Acesse o portal e-MEC e utilize essa ferramenta como um dos critérios para a sua escolha. E fique atento nas datas da última atualização, principalmente do CPC e CC. Inclusive, as avaliações são a cada três anos, e, apesar de conter “preliminar” no CPC, este conceito pode ser o definitivo.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.