Como escolher a profissão?

Tempo de leitura: 3 minutos

Como escolher profissão com menina de camisa xadrez pensando em várias profissões

Cada vez mais os jovens e adolescentes estão com dúvidas a respeito da profissão que querem para a vida. Isso também está relacionado ao atual momento, pois muitas carreiras estão surgindo. Afinal, há alguns anos as opções eram mais restritas e, por isso, o medo de errar era menor. Então surge a dúvida: como escolher a profissão?

A busca pela “profissão perfeita” acaba deixando o jovem com muitas dúvidas. Primeiramente, deve-se deixar de lado essa ideia, pois não existe nada perfeito. Somos seres com interesses, capacidades e habilidades muito variadas, não é mesmo?

A carreira é um longo caminho que se inicia muito antes… Antes até mesmo da escolha profissional. Alguns autores do campo da psicologia afirmam que a vida profissional passa por algumas etapas, desde a infância até a melhor idade. Em primeiro lugar é a etapa chamada de Estágio de Crescimento. Depois é a Exploração. Na sequência é o Estabelecimento. Por fim são as etapas de Manutenção de Desengajamento.

Encontre sua carreira

Vamos focar no momento da exploração, que é a segunda etapa. Assim você consegue entender melhor como escolher ou ajudar alguém a escolher uma profissão. Acima de tudo, o estágio de Exploração coincide com a adolescência. Nesse período, o aluno do ensino médio se preocupa com o futuro profissional. Por isso é comum realizar essa etapa por meio da busca por informações e conhecimentos acerca das diversas profissões.

Uma coisa que faz muita diferença nesta fase é a pesquisa em sites de universidades sobre grade curricular, salário e situação do mercado de trabalho. Aliás, conversar com profissionais ou estudantes da área também é uma ótima dica.

Busque mais informações

A participação em Feiras de Profissões, oferecidas por universidades ou escolas, é um grande diferencial. Isso porque, nestes locais, o adolescente pode vivenciar situações muito próximas à realidade da faculdade e também da profissão. Além disso dá para tirar dúvidas e conversar com pessoas de diversos ramos. Clique aqui e fique ligado em uma Feira de Profissão Virtual.

Analise-se

Além de conhecer aspectos gerais da profissão, também é preciso que o jovem se conheça muito bem. É fundamental que ele consiga se imaginar atuando por um bom tempo numa mesma profissão. Portanto, o estágio de exploração também é demarcado por uma exploração sobre nós mesmos. Ou seja, pela busca do autoconhecimento. Afinal, é sempre bom fazer essa tarefa de se conhecer. Lembrando que os nossos gostos mudam, então, sempre temos algo novo para apresentar para nós mesmos (profundo, né?!).

Resumindo, busque o que você gosta de fazer, quais são seus interesses, suas capacidades, seus sonhos… Juntando isso às informações sobre as profissões buscadas em feiras, sites e conversas, a chance de obter sucesso na hora de escolher uma profissão aumenta bastante.

Por fim, é preciso reunir o máximo de informações sobre a profissão e comparar com seus interesses para que a escolha seja mais consciente e acertada.

Clique aqui e confira também os diversos cursos que você pode escolher para se tornar um grande profissional!

Colaboração de Vinicius Oliveira, mestre em Educação e professor do curso de Psicologia da Unoeste

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.