Como ser empreendedor? Dicas para dar play!

Como ser empreendedor? Dicas para dar play!

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já reparou que a fonética de empreender é muito parecida com a de aprender? Pois é… O empreendedorismo é um verdadeiro aprendizado diário. Você já reparou que para várias “dores” hoje em dia é possível encontrar uma solução? Se está com fome, tem um app com os vários restaurantes disponíveis na sua cidade. Ah, se tem dúvida sobre qual o horário que o ônibus vai passar? Certamente, também é possível encontrar no app, inclusive a rota que ele faz. Isso, com toda a certeza, foi ideia de alguém com vontade de empreender. E você, já pensou em como ser empreendedor?

Inegavelmente, ano após ano, o número de pessoas que empreendem aumenta. Para você ter uma ideia, somente no primeiro semestre de 2022 foram abertas 2.016.481 novas empresas. Já conseguiu perceber que se você tem uma boa ideia, parado é que não dá pra ficar? Pode ser que lá do outro lado do mundo alguém esteja pensando na mesma coisa e, provavelmente, logo começará a ganhar dinheiro com isso, viu?! Então, bora saber como ser empreendedor e tirar essa ideia do papel, literalmente… 

Quem pode ser empreendedor?

Essa resposta é muito simples: qualquer um pode empreender. Mas, calma… Não é tão bagunçado assim, oks?! Antes de mais nada, você precisa ter uma boa ideia, e isso é óbvio, certo? Junto a isso, você precisará ter força de vontade para não desistir no primeiro obstáculo que surgir, e pode ter certeza que aparecerão alguns ao longo do caminho; criatividade, para fazer seu negócio ser bem visto pelas outras pessoas; entusiasmo e pensar fora da caixinha. 

É muito provável que já exista o que você está querendo criar no mercado, então será necessário mostrar os diferenciais do seu produto ou serviço, ou seja, ter um olhar estratégico e inovador para transformar a sua ideia em oportunidade! Ah, e pra ir se acostumando com o mundo dos negócios, que tal ficar por dentro dos termos mais utilizados? Conheça alguns neste post!

Encontre um problema

Às vezes um problema nos dá uma baita dor de cabeça, não é mesmo? Mas você já parou para pensar que desse problema pode surgir uma boa ideia? É que, normalmente, no mundo do empreendedorismo, o problema é tratado como “dor do consumidor”. Quando você consegue identificar uma dor e pensar em uma solução para ela: batata! Provavelmente sua ideia vai emplacar e você vai se dar bem como empreendedor.

Olhando para o problema desse jeito fica até interessante arranjar algum, né? Brincadeiras à parte, muitas vezes a dor do consumidor pode estar até mesmo dentro da sua própria casa. É neste caso que será necessário pensar fora da caixinha, lembra? 

E agora? 

Oks, vamos lá… Você identificou uma dor do consumidor e também conseguiu pensar em uma solução, isto é, já está pensando em como ser empreendedor. Mas calma, não vá metendo os pés pelas mãos. Em primeiro lugar, você precisará criar um modelo de negócios. Atualmente, um dos mais conhecidos, e utilizados, é o Canvas. Ele, com toda a certeza, vai ter ajudar a iniciar bem o seu procedimento. 

Ah, nesse modelo de negócios, você colocará, literalmente, no papel todas as fases que vão compor o seu empreendimento. Desse jeito, já vai visualizando toda a organização. Em resumo, você terá de preencher colunas como: segmento de clientes, proposta de valor, canais de distribuição, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades chave, principais parcerias e custos. Aliás, quer saber um pouco mais sobre o Canvas? Só conferir neste post do Sebrae. 

Faculdade e empreendedorismo

Com toda a certeza ter uma boa ideia já é um bom caminho. Mas para tirar essa ideia do papel ou para te ajudar a pensar ainda mais fora da caixinha, sem dúvida o match perfeito é uma facul top. Afinal, ajudar a revolucionar negócios ou serviços requer muito conhecimento! 

Inegavelmente, a maioria dos cursos vai permitir que você empreenda, até mesmo pela possibilidade de ser autônomo e prestador de serviço, por exemplo. Mas vamos lá… Se a sua vocação é dar aulas, você pode fazer pedagogia, letras ou até matemática. Com o diploma em mãos, que tal juntar aquela turminha para um reforço ou até mesmo para aulas particulares de inglês? Ou melhor, ao invés de reunir a galera, por que não criar um app para ajudar os pais ou até mesmo uma startup de reforço? Viu, só… São várias possibilidades! 

Nesse mesmo sentido, você sabe o que faz um personal contábil? Em primeiro lugar, com toda a certeza, ele cursou Ciências Contábeis. Já com o diploma garantido, ele fica antenado aos sinais do mercado para alertar os clientes para agirem de acordo com a evolução. Um expert em finanças é sempre uma boa, não é mesmo? Dessa forma, se curte números e estar sempre atento às novidades, pode ser uma boa para você também! 

É hora de arriscar! 

Já ouviu falar que quem não arrisca, não petisca? É isso! É provável que na faculdade você abra a sua mente e passe a enxergar o mundo com outros olhos, afinal, o conhecimento, além de nunca ser demais, é transformador. Nesse meio tempo, você percebe que a sua colega de sala tem um bebê e sempre falta na aula, pois não tem com quem deixar a criança. Não só isso, mas também tem um monte de aluna que faz pedagogia, adora criança e está precisando de um extra. 

Conseguiu perceber que você encontrou a dor de um consumidor? Pois bem… Você identificou um problema, visualizou um público que precisa sanar essa dificuldade e que ainda vai pagar pela sua solução…. De repente você tem a ideia de fazer o Tinder das babás. O máximo, não é mesmo?! Lá, a pessoa interessada vai fazer o perfil e encontrar uma babá perfeita para ela, com indicações, referências e um preço camarada. Uau! Que ideia genial!

Parece um mundo perfeito, mas e como você vai concretizar isso? É aí que o mundo universitário pode te dar aquele empurrãozinho por meio de uma incubadora de ideias. Nesse local você receberá todo suporte para tirar sua ideia do papel e até mesmo uma ajuda financeira. E, além de outras pessoas empreendendo, você provavelmente contará com profissionais experientes no mercado que te ajudarão a dar os primeiros passos. Certamente, na facul você terá as ferramentas necessárias para se desenvolver e entender como ser empreendedor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *