Como ser um empreendedor?

Tempo de leitura: 4 minutos

Como ser empreendedor: menina com ideia e caneta na mão

Só para ilustrar… você está com fome e aproveita para pedir algo por um aplicativo de delivery. Aliás, dá para ter uma conta digital onde você já coloca dinheiro para pagar o pedágio. Já parou para pensar quanta coisa tem por aí para facilitar sua vida? Certamente, tem um empreendedor por trás de todas essas ideias. Inclusive, é ele que tem aquela sacada especial e enxerga oportunidade em um problema. E, aí, já pensou em como ser empreendedor? Bora lá tirar as suas ideias do papel! Confira nesse post mais detalhes que podem te ajudar a inovar e ter muito sucesso!

Empreendedor raiz

Antes de mais nada, saiba que o empreendedor existe há centenas de anos. São pessoas comuns com sonhos ou ideias e que lutam para transformá-las em um negócio. Na época do Brasil colônia, por exemplo, os vendedores de tecidos eram empreendedores… Voltando para a nossa realidade, temos o professor Agripino que fundou a Apec/Unoeste e foi um grande empreendedor na área da educação. Inclusive… quem quer dinheiro? Esse bordão clássico das telinhas, já nos faz lembrar de Sílvio Santos que de vendedor se tornou um dos grandes nomes da TV brasileira.

Quem pode ser empreendedor?

Antes de mais nada, tenha em mente que não precisa nascer com uma estrelinha na testa para ser empreendedor. Basta ter força de vontade, criatividade, entusiasmo e pensar fora da caixa. Ao mesmo tempo, é importante ter um olhar atento para identificar um problema e transformá-lo em oportunidade.

Encontre um problema

Em primeiro lugar, o empreendedor precisa identificar um problema. Nesse sentido, a ideia é saber se ele pode ser resolvido, o número de pessoas que precisam da solução e quanto elas estariam dispostas a bancar a sua ideia. Em seguida, você precisa aprender a criar um modelo de negócios. A propósito, tem uma ferramenta superinteressante que é o Modelo de Negócios CANVAS. Em resumo, você tem um quadro com 9 repartições que orienta como seu negócio poderá se sustentar.

Faculdade e empreendedorismo

Ao mesmo tempo que ter boas ideias podem te levar além, saiba que o match perfeito com o empreendedorismo é fazer uma faculdade. Afinal, você precisa de muito conhecimento para ajudar as pessoas e ainda ganhar uma grana com isso. Veja só… se a sua vocação é dar aulas pode fazer uma faculdade de pedagogia, letras ou até de matemática.

Quer saber o mais interessante? Pandemia, isolamento social, aulas on-line… os pais estão ficando pirados com tanta tarefa e, muitas vezes, não conseguem ajudar os seus filhos. É aí que a sua autoridade como professor entra em cena. E, tem mais! Você pode unir tecnologia à essa necessidade.… já pensou criar um aplicativo de ajuda para os pais ou até mesmo uma startup de reforço escolar?

Você também pode fazer um curso de Ciências Contábeis e ficar por dentro do mundo dos impostos, tarifas e leis. Sem falar que qualquer empresário precisa de um expert em contabilidade, senão a empresa perde muito dinheiro. Que tal ser um “personal contábil”?

Se joga! Tire as suas ideias do papel!

É provável que na faculdade você abra a sua mente e passe a enxergar o mundo com outros olhos, afinal, o conhecimento é transformador. Nesse meio tempo, você percebe que a sua colega de sala tem um bebê e sempre falta na aula, pois não tem com quem deixar a criança. Não só isso, mas também tem um monte de aluna que faz pedagogia, adora criança e está precisando de um extra. Você tem um start, identifica um problema, visualiza um público que precisa sanar essa dificuldade e ainda que pague pela sua solução…. De repente, tem a ideia de fazer o Tinder das babás... lá você coloca o seu perfil, encontra uma babá perfeita para você, com indicações, referências e um preço camarada. Uau! Que ideia bacana!

Entretanto, você nem sabe para onde vai e como faz para concretizar isso… É ai que entra em cena uma incubadora de ideias... Digamos que é o ninho das startups, lá você recebe todo suporte para tirar a sua ideia do papel e ainda tem uma ajuda financeira para isso. É provável ainda, que você tenha profissionais super legais que seguram a sua mão até que você dê os primeiros passos. E, tem mais! Tudo isso, você pode encontrar dentro da sua faculdade! Isso mesmo… além de aprender, conquistar um diploma, tem um ambiente que respira inovação, tecnologia e empreendedorismo!

Em conclusão, você está com todas as ferramentas à disposição para ser um empreendedor. Quer saber mais sobre um local que as ideias florescem e se tornam negócios? É só clicar aqui! Aliás, aperte o play e veja na prática como é esse local dentro de uma faculdade!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.