Curiosidades do dia a dia: muita ciência para você!

Tempo de leitura: 4 minutos

Curiosidades do dia a dia com jovem de pele escura olha através de óculos redondos para alguma coisa

Por que choramos quando cortamos cebola? Aliás, qual o melhor produto para lavar louças? Em resumo, essas e outras curiosidades estão em nosso dia a dia. O que você não sabe é o que acontece para que tenha o resultado desejado. Certamente, tem muita ciência envolvida, desde física, matemática, química, biologia, história, geografia e biologia. Veja todos os detalhes neste post especial e cheio de descobertas!

Muita química!

Em primeiro lugar, saiba que a química é cheia de porquês! Só para ilustrar, não são as emoções que nos fazem chorar quando cortamos cebola. A culpa é do ácido sulfuroso que é liberado ao manusear esse legume. O fato é que esse componente irrita em segundos os nossos olhos!

Você também acha aquela louça ou roupa cheia de gordura de enlouquecer! Ao propósito, você sabe porque só a água não é suficiente para limpar? Isso acontece, pois a água é polar e o óleo apolar… ou seja, não se misturam. Já o detergente é aquele que se dá bem com os dois lados, digamos que é bipolar! Nesse sentido, é capaz de limpar qualquer superfície oleosa. A menos que você queira usá-lo para lavar os cabelos oleosos! Nesse caso, precisa de um shampoo mesmo, pois ele tem ingredientes que tiram a sujeira, dão brilho, perfumam e tratam as madeixas.

Matemática em tudo!

Só para ilustrar um fato que só a matemática explica…porque uma cadeira com três pés jamais irá mancar igual a uma de quatro pés? Por analogia, na primeira se forma um triângulo. Inclusive, ele é bem mais firme do que um quadrilátero que é formado quando se tem quatro pés!

E a previsão do tempo, então? É provável que em algum momento você já deu uma olhadinha no celular ou em algum site para saber como será o dia. Aliás, sabia que sem a matemática seria impossível fazer essas projeções? Sob o mesmo ponto de vista, os números são essenciais no calendário, para calcular os dias, meses, estações do ano e até o feriado de carnaval.

Que horas são?

Obaaa! Viagem de férias rumo à terra do sol nascente? Se você resolveu ir para o Japão, a menos que não queira se perder com as horas, precisa saber sobre o fuso horário. Ele afeta a sua vida, a sua rotina e até o seu organismo.

A princípio, lembra das aulas de Geografia que explicavam sobre os movimentos que a Terra faz em torno dela mesma ou do Sol? Então, a cada girada uma parte é iluminada e outra não, o que provoca essa diferença de horários.

Para você entender, vou te trazer um pouco de história! Lá no século 19 era tudo uma bagunça, cada um definia o seu horário. Entretanto, em 1884, a Conferência Internacional do Meridiano colocou ordem no planeta com regras usadas até hoje. Em outras palavras, o horário central é baseado na cidade de Greenwich que divide o globo terrestre em ocidente e oriente. A partir daí, são 24 fusos horários que consideram esse Meridiano Principal. É claro que tem alguns países com particularidades no fuso horário, como a China, por exemplo, que usa o fuso de Pequim.

Se o fuso horário organiza o tempo, ele dá aquela bagunçada no nosso organismo. Essa condição fisiológica é chamada de jet lag! Em resumo, a biologia explica todas as sensações com a mudança de fuso desde o cansaço, insônia e até os enjoos.

Juntos pela física

Enquanto você prepara o seu café da manhã, já percebeu como os cereais ficam juntinhos na tigela ou as bolinhas no seu refrigerante ficam pertinho? Aliás, a física é a responsável por essa união. Veja só… Em primeiro lugar, o floco de cereal se curva e cria uma pequena depressão na superfície do leite. Em segundo lugar, quando o segundo floco entra na tigela acontece a depressão. A medida que eles ficam mais pertinhos, eles caem na depressão um do outro, é a mesma coisa de um cabo de guerra. Cada um vai para um lado e isso se chama Efeito Cheerios. Ah! Por fim, os flocos que ficam pertinho da borda flutuam na inclinação da curva do menisco, fazendo com que pareçam atraídos pela borda. Em todas essas situações, seja caneca ou tigela, a dança dos cereais acontece conforme o formato de onde o leite está. Quanta física, não é mesmo?

Seja um expert!

Seja como for, existem diversas situações que envolvem todas as áreas citadas acima. Inclusive, se você se identifica com alguma delas, que tal fazer uma faculdade? Sabia que tem desde o curso Matemática, Física, Química, Ciências Biológicas, História até Geografia? Isso mesmo! Inclusive, uma vez que já sabe qual área quer seguir, é importante estudar em uma instituição de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *