Arquitetura: O ambiente influencia seu comportamento

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já teve sensações boas e ruins ao entrar em ambientes diferentes em um mesmo dia? Em primeiro lugar, não se espante, pois é provável que essa mudança de humor não é nenhum transtorno. Por outro lado, suas reações mudaram conforme o lugar em que esteve. Isso porque, o lugar que você frequenta influencia o seu comportamento. Essa é uma comprovação da psicologia ambiental que sabe tudo sobre as relações entre o ser humano e o ambiente. Aliás, o arquiteto e urbanista conhece bem o assunto e planeja lugares cada vez mais agradáveis.

Certamente, esse é um dos motivos que torna esse profissional essencial desde o planejamento até a reforma de uma humilde casinha ou um mega prédio. A princípio, saiba que a sua atuação pode ir muito além da estética, pois também promove qualidade de vida! Que tal morar em uma casa bonita e funcional? O arquiteto e urbanista te ajuda nisso!

O que o arquiteto tem a ver?

Só para ilustrar, o lugar ideal precisa de espaço para você se movimentar, conforta e praticidade. Até porque se for a sua casa, vai querer que tudo esteja a seu favor para relaxar depois de um longo dia. Imagina só, uma janela, sem cortinas, bem de frente com a sua TV. Aquela luminosidade enchendo a tela de reflexo e acabando com o clima de suspense da sua série favorita? Ou você não conseguir virar para o lado com a sua supercadeira giratória, pois pode machucar o joelho no gaveteiro que está no lugar errado. Isso deixa qualquer um irritado, não é?! É certo que um bom arquiteto teria pensado em todos esses detalhes…

E esse profissional vai além… Para o IBGE, em 2050, 60% da população do Brasil será adulta. Por isso, a previsão é que aumente consideravelmente a demanda por moradias. Preparar o “terreno” para essa geração que já chegou ao mundo é também tarefa do arquiteto e urbanista, afinal, será muita gente no mesmo espaço, né?!

A questão é: como tornar esses ambientes agradáveis e ao mesmo tempo socialmente sustentáveis? Não é tarefa fácil, mas é outra função desse profissional que tanto estuda para tornar nossos dias melhores, por meio de ambientes harmônicos e com o menor impacto ambiental possível.

Formação do arquiteto

Se você acha que a arquitetura e urbanismo é para você. Dá tempo de estudar ainda em 2021 pode ser pelo vestibular on-line, através da nota do Enem ou concorrendo à bolsas de estudos de até 80%. Clique agora para saber mais!

Estudar Arquitetura e Urbanismo é fascinante! Psicologia ambiental e urbanismo sustentável são apenas alguns dos pontos superatuais que o aluno da área aprende na graduação. A grade do curso é ampla, com disciplinas ligadas às áreas de exatas e de humanas, como matemática, desenho, arte e história.

O objetivo é que o aluno conclua o curso com habilidades de projetar e organizar espaços urbanos e edificados em busca de unir estética, conforto e funcionalidade. É por isso que esse estudante tem muita atividade prática durante os estudos.

Caminhos que pode seguir

Você poderá trabalhar nas áreas de criação e elaboração de projetos para empresas públicas ou privadas, coordenar equipes no planejamento urbanístico e até mesmo ser professor universitário, além de desenvolver projetos que envolvam paisagismo, urbanização, patrimônio arquitetônico, entre outros. Não vão faltar oportunidades.

Que tal conhecer um pouco mais sobre curso de Arquitetura e Urbanismo? Aperte o play e confira as oportunidades dessa profissão!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.