Educação Física: escolha um curso top

Educação Física: escolha um curso top

Tempo de leitura: 12 minutos

Só para exemplificar, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou o compromisso de diminuir a falta de atividade física no mundo em 15% até 2030. Isso porque o exercício regular é essencial na prevenção e no tratamento de doenças como as cardíacas e a diabetes. Dessa maneira, o profissional de educação física se mostra tão importante neste cenário, pois essas enfermidades matam milhões de pessoas por ano. Se você é apaixonado pela área, aproveite e escolha um curso de educação física top para conquistar o diploma que merece! Aliás, esse post traz detalhes exclusivos para você! 

Qual a diferença entre o bacharelado e a licenciatura? 

Em primeiro lugar, já tenha em mente que esse post é sobre o bacharelado em Educação Física e todo o universo sobre ele. Entretanto, é importante trazer informações sobre a diferença que existe entre essa graduação  e a licenciatura. Dessa forma, tenha em mente que o bacharelado possui uma atuação ampla que vai desde a habilitação como personal trainer, coordenação de atividades físicas, reabilitação de pessoas e até mesmo empreendendo seu próprio negócio. Enquanto isso, a licenciatura em educação física é exclusivamente voltada para a atuação em ambiente escolar. Pode ser que durante o decorrer do curso existam disciplinas iguais ou que se complementam, todavia, o licenciado terá uma formação direcionada para a educação, com aprofundamento didático e pedagógico. 

Bolsas e financiamentos da Unoeste

O bacharelado em Educação Física 

Só para ilustrar… Se você quer ajudar a galera a ter qualidade de vida por meio de esportes individuais ou coletivos, o bacharelado em Educação Física é uma ótima ideia. Na Unoeste, a graduação tem a duração de quatro anos, um período que será marcado por muitas experiências! Se você curte spoilers, então se prepare, pois agora você saberá algumas das disciplinas que terá no curso:  

  • Anatomia geral e do Aparelho locomotor; 
  • Ginásticas; 
  • Tecnologias da Informação; 
  • Esportes coletivos: Handebol, Basquetebol, Voleibol, Futebol e Esportes Coletivos não convencionais; 
  • Esportes Individuais: Natação, Atletismo, Lutas; 
  • Nutrição aplicada à Educação Física; 
  • Lazer e Recreação; 
  • Esportes Radicais; 
  • Esportes adaptados e Atividade Física para Pessoas com Deficiências; 
  • Atividade Física na terceira idade; 
  • Treinamento Personalizado; 
  • Musculação – Treinamento de Força Motora; 
  • Treinamento Desportivo; 
  • Ginástica laboral; 
  • Organização de Eventos Esportivos e Arbitragem; 
  • Empreendedorismo e Inovação. 

Aliás, agora que você já sabe algumas matérias que estudará, pode até se perguntar como será a dinâmica das aulas. É aí que vem a melhor parte! Surpreendentemente, o bacharelado em Educação Física da Unoeste tem uma estrutura incrível para o seu aprendizado prático. Continue por aqui que eu te conto! 

Mercado de trabalho

Logo depois que pegar o diploma do bacharelado em Educação Física na Unoeste, você estará presente e será fundamental em qualquer área que zela pela saúde e condição física das pessoas. Aliás, já fiz um checklist para você já ir pensando onde poderá trabalhar. Confira! 

  • Empresas públicas e privadas; 
  • Clubes; 
  • Academias de ginástica; 
  • Federações; 
  • Ligas; 
  • Associações atléticas; 
  • Hospitais; 
  • Acampamentos de férias; 
  • Hotéis. 

Nesse sentido, você também poderá atuar na organização, direção técnica e arbitragem de torneios esportivos. Que tal? E quer mais um spoiler? Desenvolver programas de ginástica laboral em empresas, indústrias ou prestando atendimento individual. Por fim, também estará presente em consultorias, em prestação de serviços em órgãos públicos e meios de comunicação, sempre relacionados à Educação Física. 

Conceito MEC 

A Educação Física Unoeste está entre as melhores do país. Você sabia que o curso possui CPC 4? Dessa forma, isso reflete os ótimos resultados que a universidade conquista nas avaliações do MEC. 

A propósito, veja os conceitos dos cursos e das instituições de ensino no portal e-MEC. Não apenas para se informar, mas você pode usar essa consulta na hora de escolher onde estudar. E fique atento nas datas da última atualização. Aliás, entenda cada conceito neste post. 

Em contraste com essa nota top, saiba que a Unoeste está entre as melhores universidades particulares. Além disso, ela é a 2ª melhor particular do Estado de São Paulo. Esses conceitos são conforme o último Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo MEC. 

Bolsas e financiamentos da Unoeste

Melhor estrutura

Não apenas conhecimentos teóricos, como também muito embasamento prático marcam a jornada de quem escolhe o curso de Educação Física da Unoeste. Em primeiro lugar, sabia que você terá a sua disposição laboratórios especializados para o curso como o de Fisiologia do Exercício, Cinesiologia e Biomecânica e Bioquímica. Além disso, a universidade possui salas de aula confortáveis, climatizadas e com muita tecnologia disponível. Tem ainda laboratórios de informática, anfiteatros, Ginásio de Esportes e o Centro Esportivo. Separei aqui alguns destaques da Educação Física Unoeste! 

Campus 1 

Se você acha que para aprender precisa somente de lousa e caderno, você está muito enganado! Na Unoeste existem 1001 formas de você adquirir conhecimento. Quer ver só? No Campus 1 tem o famoso Ginásio de Esportes. A quadra é a mais top possível e tem até piso de madeira flutuante para alta absorção de impacto. Sem falar dos banheiros, vestiários e diversas salas para aulas de danças, treinamentos funcionais e outras atividades. Ainda dá para fazer um cardiozinho na Academia Unoeste e estágio para aprender como é ser um educador físico ali mesmo. Quer mais? Que tal uma piscina semiolímpica de 25 metros de comprimento, 16 metros de largura, 1,40m de profundidade e seis raias? Realmente, na Unoeste tem tudo o que você precisa para sair um profissional preparado para o mercado de trabalho. 

Sala Betha  

Acima de tudo, tenha em mente que no bacharelado em Educação Física da Unoeste você aprende de muitas formas. É claro que a tecnologia está muito presente e a Sala Betha é um exemplo disso. Ou seja, você terá mesas interativas, realidade aumentada e até peças em 3D para entender a fisiologia e a anatomia do corpo humano. Que tal, hein? 

Campus 2 

É provável que você terá muita atividade esportiva na sua graduação. Desse modo, a Unoeste construiu um Centro Esportivo, localizado no Campus 2. Ao mesmo tempo que você joga futebol, a outra turma está naquela partida de voleibol. Tudo isso pelo fato de o Centro Esportivo contar com três quadras poliesportivas integradas. Já sabe nadar? Ah… Tem também uma piscina pedagógica aquecida, salas de lutas, danças e recreação, além de academia de musculação e ginástica. Em outras palavras, é neste campus que você vai se movimentar bastante. Além disso, vai aprender muito no Laboratório de Fisiologia do Exercício e Biomecânica e na minipista para atletismo. 

Curso de Educação Física x extensão 

Com toda a certeza, a Educação Física Unoeste tem um forte perfil de formação acadêmica para atuação no mercado de trabalho e empregabilidade. De tal forma que está constantemente alinhada com os pilares ensino, pesquisa e extensão. Assim sendo, além do ensino, oferece diferentes atividades de iniciação científica e incentiva a construção de um perfil de pesquisadores da área. 

Do mesmo modo que você tem uma super estrutura, também tem a chance de aprender com a comunidade. Uma vez que existem projetos de extensão que dão aquela vivência da profissão dentro e fora da faculdade. Ou seja, tem uma galera que vai até a Unoeste fazer atividade física e você, como estudante, também integra ações nos bairros e até em outras cidades. É provável que esse envolvimento te dê uma bagagem diferenciada para a futura profissão. 

Bolsas e financiamentos da Unoeste

Aliás, separei alguns projetos de extensão pra você ficar por dentro e já ir se animando. Confira! 

Atividades aquáticas para pacientes com sequelas neurológicas 

De fato, o bacharel em Educação Física tem em sua essência contribuir com a saúde física das pessoas. Mas e quando isso vai além? É justamente o que essa iniciativa representa, pois traz uma melhoria na qualidade de vida de pessoas que tiveram algum problema ou acidente que trouxe sequelas neurológicas. Então, ao se tornar aluno do curso de Educação Física da Unoeste você poderá ensinar as técnicas dos quatro nados para essas pessoas, melhorando, assim, a capacidade aeróbia. 

Exercícios funcionais para idosos 

Em resumo, esse projeto de extensão lhe proporcionará ensinamentos que vão além do conhecimento técnico. Isso significa que você estará em uma casa de repouso onde poderá colocar os seus conhecimentos sobre exercícios funcionais para idosos. Já te garanto que será uma experiência incrível e ao mesmo tempo ganhará várias lições de vida! 

Exercício Físico como Coadjuvante na Promoção da Saúde para ex Dependentes Químicos 

Tanto para ajudar pessoas que estão recomeçando, quanto para conhecer mais uma área de atuação, nesse projeto de extensão você contribuirá com o condicionamento dessas pessoas. Só para exemplificar, passará desde treinos de musculação, exercícios de flexibilidade, ginástica localizada até hidroginástica. Se prepare para uma vivência fantástica! 

Rede de Bibliotecas 

E quando o assunto é conhecimento… A Rede de Bibliotecas da Unoeste é uma das maiores do país com livros físicos e digitais. Acredite, são mais de 255 mil exemplares, além de bibliotecas virtuais com quase 18 mil títulos. Mas isso não é tudo! Para os pesquisadores, a universidade oferece o Portal de Periódicos da Capes, que é uma base conhecida no mundo todo e tem muito conteúdo de todas as áreas do conhecimento. É ou não é fantástico?    

Professores que mandam muito bem! 

Imagine estar na sala de aula e encontrar um professor que chega com uma dica quente da sua área? E olha que não é fake news, hein, pois essa pessoa está neste mercado e fica por dentro de todas as tendências. Com toda certeza, seria demais, não é verdade? Sabe qual é a melhor parte? No curso de Educação Física essa dinâmica de aprendizado é possível.  

Antes de mais nada, saiba que quase 100% dos professores da universidade são mestres e doutores e também mandam super bem na pesquisa! De fato, toda essa expertise estimula os alunos a desenvolverem estudos por meio de parceiras com empresas particulares e órgãos públicos. Já dá para sentir o cheirinho de sucesso? Todo esse networking é fantástico e pode te inserir no mercado antes mesmo de estar com o diploma em mãos. Que tal? 

Diversão e lazer   

Já ouviu o ditado: mente sã e corpo saudável? A Unoeste acredita nisso e tem vários espaços para a prática da atividade física. Que tal se reunir com a galera para uma partida de futebol? Na Unoeste tem um ginásio top para essa e outras práticas. Mas se o seu foco é puxar ferro, tem uma academia exclusiva para alunos e funcionários. Aliás, com o calor de Prudente você pode se refrescar em nossas piscinas sem pagar nada!    

Se a palavra da vez é diversão, a Unoeste tem muito mais a oferecer. Que tal uma competição esportiva entre os calouros e veteranos? Ainda dá para tirar boas risadas e conhecer a bicharada na gincana dos calouros. Só para ilustrar, esses são alguns dos momentos, mas depois que estiver na faculdade vai ter muito mais para aproveitar!   

Apoio ao aluno   

Vamos lá… Você começou a faculdade, mas as coisas não estão indo muito bem. Aliás, as notas das provas vão de mal a pior. Bate aquele desânimo, não é mesmo? A Unoeste sabe que nem tudo são flores e, por isso, tem o Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico. Aqui, a ideia é acolher, orientar e aconselhar. São momentos em que você vai poder bater um papo legal com as psicólogas da Unoeste para dar aquela desabafada e ainda ter importantes orientações.   

Sucesso do aluno   

O Sucesso do Aluno acolhe o estudante com as coordenações e os professores. Também passa para os pais tudo o que eles precisam saber. O setor ajuda ainda o aluno na construção da carreira com a Unoeste Carreiras. E tem mais… Todas as vagas de estágios e empregos você encontra aqui! Além de ajuda a fazer currículos e dicas para entrevistas de emprego. Saiba mais no site.  

Faça Educação Física na Unoeste!   

O curso de Educação Física da Unoeste se destaca pela sua infraestrutura de excelência. Com essa escolha, você estudará na 2ª melhor universidade particular do estado de SP — e isso faz toda a diferença para o seu futuro! O primeiro passo é prestar o vestibular e todas as informações você pode conferir aqui! 

Bolsas e financiamentos da Unoeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *