Curso de Enfermagem: essência é o cuidado com as pessoas

Curso de Enfermagem: essência é o cuidado com as pessoas

Tempo de leitura: 6 minutos

Sabe aquela clássica pergunta que quem pensa em fazer algum curso superior da área da saúde deve se fazer: “você gosta de gente?”. Então, no caso do Curso de Enfermagem essa pergunta deve ser feita o dobro de vezes, já que a profissão exige gostar muito, mas muito mesmo de pessoas. De fato, o enfermeiro é responsável pela triagem dos pacientes em vários tipos de assistência em unidades de saúde. Por exemplo, uma mãe chega aos prantos com o filho no colo, pois o mesmo está febril. Certamente, haverá um profissional de enfermagem para fazer esse primeiro contato e ainda tranquilizá-la. Já se encantou pela profissão? Veja mais informações nesse post especial! 

A faculdade 

A princípio, você já notou que a essência da enfermagem é cuidar de pessoas. Nesse sentido, você terá uma trajetória bem interessante no Curso de Enfermagem para saber dar toda assistência ao seu futuro paciente. É provável que os estudos na faculdade durem uns 4 anos! Então, se prepare para uma rotina cheia de descobertas e experiências gratificantes. 

Já no início da graduação haverá aulas surpreendentes sobre a anatomia humana e até a biologia celular. Logo que os semestres forem avançando, surgirão matérias como as políticas de saúde para a família e a sociedade. Aliás, já pensou em saber a parte da gestão do cuidado? De fato, esse pode ter sido o seu primeiro contato com esse termo, mas espere até as aulas para ver como é legal saber sobre esse assunto! 

Ao mesmo tempo em que você aprenderá muitos conteúdos técnicos, também terá uma boa carga horária para colocar isso em prática. Em resumo, um curso de Enfermagem de qualidade tem uma estrutura top com muitos laboratórios. Além disso, os estágios também são fundamentais para a sua formação! Por isso, se prepare para ter um contato muito intenso com a comunidade e todas as faixas etárias. Assim sendo, é provável que você se apaixone ainda mais por essa profissão que você já olhava com tanto carinho! 

Mercado abrangente 

Bom, você se identificou de imediato com as características essenciais para seguir no curso, isto é, gosta de cuidar e de trabalhar com pessoas, além de ser atencioso e paciente, mas agora bateu a dúvida: eu me vejo trabalhando em um hospital? Caaalma! Quem foi que disse que o enfermeiro necessariamente só trabalha neste local? A área está cada vez mais diversificada e o mercado é abrangente para quem também quer atuar fora dos hospitais. Confira algumas atuações: 

  • Clínicas de estética; 
  • Enfermagem Forense com a assistência às vítimas de violência e auxiliando nas investigações; 
  • Geriatria atendendo idosos em suas próprias residências, casas de repouso ou clínicas; 
  • Psiquiatria; 
  • Pediatria; 
  • Enfermagem do trabalho. 

Do mesmo modo, as áreas do ensino e da pesquisa científica são alternativas se tem interesse em dar continuidade aos estudos ou até integrar centros de pesquisa. 

Quer saber o mais legal? Já ouviu falar sobre empreendedorismo? Você sabia que o enfermeiro tem se dedicado mais a entender sobre gerenciar sua própria carreira? Isso porque, recentemente, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou a Resolução 568/2018 que regulamenta o funcionamento dos consultórios e clínicas de enfermagem. Com isso, esses profissionais estão autorizados a atuarem de forma autônoma, ampliando o atendimento à clientela no âmbito individual, coletivo e domiciliar. 

Atribuições do profissional de Enfermagem 

Em contraste com os técnicos e auxiliares de enfermagem, o enfermeiro atua em diferentes níveis de atendimento, inclusive em casos mais complexos. Quer saber quais são? Então, vamos lá! Em casos de trabalho privativo, este profissional é responsável pelo planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de Enfermagem. Também está a frente dos cuidados de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas. Quer mais? O enfermeiro também é essencial em casos de pacientes graves com risco de morte.  

E não para por aí… caso integre uma equipe de saúde, como, por exemplo, em uma unidade básica de saúde ou em um hospital, participa do planejamento e da execução, além de avaliar a programação de saúde. Separei um outro check-list com o papel do enfermeiro na saúde público:

  • Prescrição de medicamentos previamente estabelecidos e em rotina aprovada pela instituição;
  • Participação na prevenção e no controle das doenças transmissíveis em geral e nos programas de vigilância epidemiológica;
  • Execução e assistência obstétrica em situação de emergência.  

É… são várias as responsabilidades do profissional de enfermagem. A melhor parte é que se você se interessa por essa carreira terá inúmeras possibilidades e um mercado aquecido. Inclusive, essa relevância foi observada com a pandemia da Covid-19 com milhares de enfermeiros na linha de frente do tratamento da doença.

Perfil do Enfermeiro 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as competências do profissional de Enfermagem, ficou ainda mais em dúvida se tem o perfil para cursar a faculdade? Calma… aqui vai uma breve visão sobre as características do enfermeiro. Em primeiro lugar, se além de gostar muito de pessoas, você se considera uma pessoa organizada, com raciocínio rápido, flexível e curte trabalhar em equipe está no caminho certo.

Inclusive, se você tem aquele espírito de liderança e consegue se adaptar facilmente às situações a enfermagem tem tudo pra ser a carreira ideal. O autocontrole e a capacidade de ouvir também são características que se destacam nessa profissão.

Surpreendentemente, tenha em mente que você terá um contato direto com o paciente, ou seja, ouvirá as suas queixas e necessidades. Dessa forma, é fundamental que tenha empatia e se coloque no lugar do seu futuro pacientes, oks? Essa habilidade é essencial, pois só assim você conseguirá acalmá-lo em uma situação complexa.  

Agora que você já sabe um pouco do curso e da carreira de enfermagem, bora de mais spoiler? Aproveite e veja o material abaixo para conhecer mais motivos para fazer Enfermagem em uma faculdade top!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.