Curso de Gastronomia de alto padrão é na Unoeste!

Curso de Gastronomia de alto padrão é na Unoeste!

Tempo de leitura: 13 minutos

Certamente você já deve ter ouvido falar que cozinhar para alguém é um ato de carinho. E realmente é… Pensa bem: você está dedicando seu tempo e toda a sua criatividade para agradar, ao máximo, quem vai comer aquela comida que está preparando. Agora, imagine só a sua missão diária ser agradar o paladar de inúmeras pessoas? Afinal, se você fizer o curso de Gastronomia, provavelmente esse será o seu trabalho.  

É claro que muitos acreditam que uma comida só fica boa se você a fizer com amor. Isso não está totalmente errado, mas… Um preparo com excelência requer conhecimento e técnica, pois um bom chef de cozinha precisa estar sempre bem preparado, porque essa profissão te dá inúmeras possibilidades de usar a sua criatividade e se destacar, assim como também te desafia diariamente a inovar. Então, bora conhecer o curso de Gastronomia da Unoeste que, com toda a certeza, vai te preparar para ser um chef de respeito?!  

Mini-ebook de bolsas e financiamentos

Curso de Gastronomia 

Se a sua paixão é a gastronomia, com toda a certeza você já se imaginou em um desses realities preparando comidas com um sabor incrível e um empratamento impecável, não é mesmo? Pode confessar, vai… Saiba que o curso de Gastronomia da Unoeste tem aulas fantásticas em ambientes que farão com que você sinta a sensação de estar em um reality, a única diferença talvez seja a ausência de jurados gritando e te apressando para que você faça o empratamento com rapidez porque seu tempo está acabando! Aliás, a experiência de sentir essa sensação será no Laboratório Aula Show.  

Esse foi apenas o primeiro de muitos spoilers, porque, com toda a certeza, esse post está cheio deles. Na Unoeste, a graduação, certamente, foi feita sob medida para você, uma vez que as atividades estimularão a sua criatividade para que você desenvolva as melhores habilidades culinárias possíveis. Aliás, daqui pra frente você vai entender melhor e conseguir visualizar a estrutura top que te aguarda na Unoeste.  

Estrutura de respeito! 

É impossível pensar em um chef renomado que não tenha tido uma boa base na faculdade, não é mesmo? Pensando nisso, se liga na estrutura do curso de Gastronomia da Unoeste… Além de duas cozinhas superequipadas, no Laboratório de Confeitaria e Panificação, por exemplo, você aprenderá a trabalhar de forma artesanal e, ao mesmo tempo, a operar os equipamentos que possuem nível europeu, oks?! 

Quer saber outro espaço que também segue o modelo europeu de ensino e pesquisa gastronômica? O Centro de Tecnologia em Alimentos. Aqui, o seu foco será aprender sobre produção de bebidas e alimentos. Ah, e não para por aí… Já pensou em aprender a servir e a hospitalidade em eventos reais? Isso é possível no Laboratório de Sala e Bar e no Restaurante Pedagógico. Show, né?  

Lá no comecinho do post você leu sobre se sentir em um verdadeiro reality de culinária. Então, no curso de Gastronomia da Unoeste você já começa a aprender a se comunicar em frente às câmeras, uma vez que o Laboratório de Aula Show tem modelo auditório e é equipado com um mini-estúdio de TV. Além disso, lá é produzido conteúdo para o Youtube. Ou seja, provavelmente você terá uns videozinhos pra se exibir pra galera!  

E se tem uma coisa que o brasileiro é apaixonado todo mundo sabe que é por churrasco, certo? Então não poderia faltar o Lab de Calor e Fumaça! Tem churrasqueira tradicional, área de churrasco para fogo de chão, uma parrilha, um pit para fazer defumação no estilo churrasco americano, bem como um forno e um fogão a lenha. Já se lembrou daquela comidinha bem caseira, né? Além disso, você estudará a aplicação do calor sobre o alimento e uso da fumaça no sabor, aroma e no processo de cozimento. 

Mini-ebook de bolsas e financiamentos

Mais estrutura 

Do mesmo modo em que você aprenderá tudo sobre o preparo, como estará diariamente manuseando alimentos precisa entender também sobre a manipulação e segurança alimentar, certo? Isso ocorrerá durante as aulas no Lab de Microbiologia e Higiene!  

Aliás, para, literalmente, botar a mão na massa você precisa entender de um todo, não é mesmo? Então, no curso de Gastronomia da Unoeste, tem ainda o Centro de Piscicultura. Neste local, é feita a produção de boa parte dos peixes utilizados nas aulas. Sabe o que isso significa? Que você terá conhecimento prático de como reconhecer produtos frescos e de qualidade. 

Quer se impressionar ainda mais? Já ouviu falar falar em horta sensorial? Sim, no curso de Gastronomia da Unoeste também tem! O que significa que as aulas contarão com hortaliças e ervas frescas. E óh, são espécies raras que você usará em sala de aula, isto é, conhecimento teórico e prático diferenciado. 

Ah, e outro ponto extremamente importante… Além de toda essa estrutura, a Unoeste é uma das poucas universidades cadastradas na Secretaria de Estado dos Estados Unidos. Isso permite aos alunos receberem vistos especiais para trabalhar nos EUA. Já imaginou fazer pratos incríveis nos States? 

Ensino gastronômico 

Adianta ter uma estrutura top e um corpo docente despreparado? Claro que não! É pensando nisso que o curso de Gastronomia da Unoeste garante o padrão dos grandes centros. A maior parte dos professores são mestres ou doutores, o que significa que eles estudaram, e muito, para dar aulas atrativas e produtivas. Um outro detalhe importante… Nada como aplicar a teoria na prática participando de estágios, não é mesmo? Dessa forma, os professores, com toda a certeza, te darão aquela mãozinha em qualquer dificuldade nessa experiência! 

Aliás, não só um estágio durante a facul, mas como resultado da sua formação de excelência você poderá conseguir um job muito mais rápido do que imagina. E isso não é invenção, oks?! Olha só esse dado… Até 80% dos alunos das últimas turmas estão no mercado de trabalho, fora os outros que têm projetos individuais ou são empreendedores. Certamente os números provam que o ensino é de qualidade e reconhecido! 

Mercado de trabalho 

Por falar em jobs, você sabe os locais em que um gastrólogo pode atuar? Não? Então, bora conhecer! É claro que além de atuar em um desses locais, você, com toda a certeza, poderá empreender por conta própria também, oks?! Afinal, quem não gosta de comer algo delicioso, não é mesmo?  

Mini-ebook de bolsas e financiamentos


 Confeitaria 

Se na cozinha o seu dom é para os doces, pães e outras especiarias do segmento, com certeza o seu universo vai girar em torno da deliciosa confeitaria. Provavelmente, você será o responsável por preparar aquelas receitas tradicionais conhecidas por muita gente, como pães caseiras, roscas doces, entre outras, além, é claro, de desenvolver novas receitas desse mundo delicioso. Se prepare para trabalhar em panificadoras, restaurantes, supermercados, docerias, bem como em buffets e demais locais. É um amplo mercado, viu?! 

Personal chef 

Sabe quando você vai a um evento e, normalmente, o DJ é a atração da festa? Já pensou que você, como um chef, também pode ser a atração? É isso mesmo! Nesse conceito, você pode ser contratado para apresentar seus pratos ao público presente no evento, que é chamado de “cozinha do espetáculo”. Como o próprio nome diz, como personal chef, você podráe optar também pela cozinha doméstica, freelancer ou até mesmo em outros eventos, como congressos, por exemplo.  

Gestão 

Provavelmente se você escolher a gastronomia é apaixonado pela cozinha. Mas, pode ser, que não queira, literalmente, estar com a mão na massa o tempo todo. É aí que entra a gestão de estabelecimentos… Nesta atuação, você será responsável pelo pleno funcionamento do restaurante, bar ou qualquer outro empreendimento do gênero alimentício. Ah, não só conhecimentos culinários, para trabalhar nesta área você precisará ter conhecimento administrativo também, oks?! 

Consultoria  

Normalmente, a consultoria pode ser prestada por empresas ou profissionais especializados. Caso opte por trabalhar nesta área, você, provavelmente, aconselhará outras empresas a como, por exemplo, estruturar o cardápio, repagina-lo e como precificá-lo, no interior do ambiente e nas instalações, entre outros conselhos, ou até mesmo orientar outras pessoas sobre assuntos que envolvem o empreendimento. Ah, e depois de identificar as dores e definir as estratégias, você será responsável por colocá-las em prática. 

Cozinha criativa 

Texturas, cores, sabores, aromas e acabamento. Tudo isso faz parte da cozinha criativa, porque é aqui que você encantará o cliente brincando com todos os sentidos, desde o tato e, claro, finalizando no paladar. Já percebeu que nesta área você dará asas a sua imaginação, não é mesmo? Isto é, poderá inovar nas técnicas e até mesmo no preparo, tudo para que o prato fique com o seu toque especial. Dessa forma, certamente você precisará estar sempre em constante estudo para que seus pratos fiquem sempre com a sua originalidade. Além disso, fique sempre atento às novas tecnologias também, porque está cada vez mais comum, durante o preparo, o uso de maçaricos, resfriadores e fornos especiais. Show, né? 

Segurança Alimentar 

Lembra que no curso de Gastronomia da Unoeste você aprenderá tudo sobre a manipulação e segurança alimentar no Laboratório de Microbiologia e Higiene? Pois bem… Tem área específica para você colocar seus conhecimentos em prática. Nesta, a sua preocupação será na garantia que os clientes do estabelecimentos estão consumindo os alimentos em perfeitas condições. Sem contar que este serviço é de extrema importância para o empreendimento, uma vez que ele pode ser surpreendido a qualquer momento por uma fiscalização da Vigilância Sanitária e os alimentos têm de ser armazenados adequadamente para que não haja uma multa ou até mesmo a interdição do local.  

Além dessas áreas citadas, certamente há outros espaços e segmentos em que um gastrônomo pode atuar, como, por exemplo, no desenvolvimento de novos produtos. Certamente, se você ficar um curso de Gastronomia, o mercado de trabalho será bem amplo. Além de que também você poderá atuar por conta própria, isto é, ser seu próprio boss. Aliás, se você pensa em empreender, aqui, neste post, tem algumas dicas para te orientar.  

Mini-ebook de bolsas e financiamentos

Vida universitária! 

Embora o seu foco seja a cozinha, saiba que durante a sua passagem pelo curso de Gastronomia a Unoeste tem muito a oferecer para agitar a sua vida universitária. E isso vai desde aquele apoio psicopedagogo, a inúmeros livros e uma boa agitação, como, normalmente, todo universitário gosta, não é mesmo? Então, se liga nisso aqui…  

SUAPp 

O Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico acolhe, orienta e aconselha o acadêmico quando tem dificuldade para aprender. A Unoeste possui psicólogas em todos os campi e o agendamento é na área do aluno. 

Rede de Bibliotecas 

Com toda a certeza você já deve ter ouvido a expressão “viajar na maionese”. E aqui, neste espaço, é exatamente isso que você poderá fazer. Presta só atenção… Além de títulos que poderão te ajudar nas aulas teóricas do curso de Gastronomia, quando você quiser fugir um pouco da realidade, num romance clichê ou num terror, por exemplo, poderá contar com a Rede de Bibliotecas da Unoeste. São 255 mil livros físicos, além de quase 18 mil nas bibliotecas virtuais. Ah, e tem mais, se você é do time que curte pesquisa, poderá entrar no Portal da Capes que é conhecido em todo o mundo. Lá, certamente, encontrará muito conteúdo sobre todas as áreas do conhecimento.  

Sucesso do Aluno 

Provavelmente ao começar o curso de Gastronomia você já quer ficar atento às vagas de estágio, certo? Então, é neste departamento que, certamente, encontrará o que procura. Além de divulgar vagas de estágios e emprego, o setor também te ajudará a fazer currículo, bem como te dará dicas para entrevistas. Sem contar que o Sucesso do Aluno te acolherá com as coordenações, professores e te ajudará na construção da sua carreira com a Unoeste Carreiras. Ficou curioso? Clica aqui e vem saber mais!  

Ligas e Atléticas 

Opa, peraí… Não vá confundindo e achando que são a mesma coisa, oks?! A Liga Acadêmica é uma organização estudantil que, com toda a certeza, complementará seus estudos e também envolverá atividades voltadas à comunidade e até mesmo a parte de pesquisa. Já na Atlética Universitária, além de acumular hard skills que te farão ser visto com bons olhos pelo mercado de trabalho, você ficará por dentro da organização de rolês e competições esportivas. Quer saber tudo sobre Atléticas? Se liga nesse post! E se quiser ficar por dentro de tudo sobre Ligas Acadêmicas, tem esse post aqui também! 

Conceito MEC 

É claro que a estrutura é extremamente importante, mas tem um outro item indispensável que você tem de se atentar: o conceito do Ministério da Educação (MEC). O curso de Gastronomia da Unoeste, por exemplo, está entre os melhores do país e possui CPC 4. Ah, e vale lembrar que essa nota vai até 5.

Aliás, você pode pesquisar os conceitos dos cursos e instituições de ensino no Portal e-MEC. Não só para se informar, a consulta pode ser determinante para você escolher onde estudar, porque um curso que não é reconhecido pelo MEC o diploma não tem validade. Já pensou passar anos na facul e o seu diploma não ser válido? Terrível, né? 

Ah, e uma dica… Fique atento às datas da última atualização, principalmente do CPC e CC. Normalmente, as avaliações são feitas a cada três anos e, apesar de ter preliminar no CPC, o conceito pode ser definitivo. Vem entender tudo sobre os conceitos neste post.  

Mini-ebook de bolsas e financiamentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *