Tempo de leitura: 6 minutos
Ei, ei, ei… Se eu consegui chamar a sua atenção, com certeza você está buscando informações sobre o curso de marketing. Então, acaba de chegar ao lugar certo! Entre algumas curiosidades, tem uma dúvida que é meio que geral, quase aquela pergunta que não quer calar: quanto tempo dura o curso de marketing? Sei que você tá na vibe de explorar essa área e estou por aqui para dar uma luz, e nem é no fim do túnel, para você se jogar de vez nesse mundo cheio de oportunidades. Dessa forma, vamos juntos desbravar esse universo!
Marketing?
Como assim, quem é marketing? Em primeiro lugar, e antes mesmo de você ficar por dentro de quanto tempo dura o curso de marketing, é necessário saber uma coisa: o marketing está por toda parte, ele é como aquele toque de tempero especial que dá aquele saborzinho. E quando digo que ele está por toda parte, não é loucura, oks?! Só para exemplificar, a roupa que você veste, a marca do seu celular, aquele anúncio entre os stories, e até o app para pedir comida ou um meio de transporte… Aliás, até nos memes que viralizam. Ufa! Sem sombra de dúvidas, o marketing é o match perfeito para quem quer ser visto, é o mago dos negócios modernos e está sempre se reinventando. Agora chega de blá, blá, blá, e bora mergulhar!
Quanto tempo dura o curso de marketing?
Chega, né?! Passou da hora de saber quanto tempo dura o curso de marketing. Normalmente, a duração é de 2 anos, ou seja, 4 semestres. Apesar de ser um período relativamente curto, vai ser muito intenso! Você vai aprender tudo sobre estratégias de divulgação, análise de mercado, branding e muito mais. Nesse sentido, se você curte spoilers, se liga em algumas matérias que farão parte do seu dia a dia como estudante de marketing…
- Administração Estratégica;
- Branding e Posicionamento de Marca;
- Comportamento Organizacional;
- Custos e Estratégias de Precificação;
- Design de Produto e Serviço.
- Economia e Análise de Cenários;
- Estratégias de Marketing Digital;
- Fundamentos e Práticas de Marketing;
- Marketing e Research;
- Planejamento de Comunicação e Novas Mídias;
- Segmentação e Design Persona;
- Trademarketing.
Eu avisei que seria uma verdadeira imersão no mundo do marketing. Também, não poderia ser diferente… São 2 anos, então não tinha nem como ser diferente. Aliás, essas são apenas algumas disciplinas, pois durante a jornada de estudante terão outras, como Ética e Marketing. Inclusive, só pra exemplificar, é extremamente importante que você preste atenção nas aulas de Ética e Marketing, oks?! Isso porque cada área tem algumas regras para o que e como pode ser divulgado, como a medicina, por exemplo.
E o mercado de trabalho?
Certamente, após saber quanto tempo dura o curso de marketing, você deve estar se perguntando sobre o mercado de trabalho. Pois essa dúvida vai acabar agora mesmo! Antes mesmo de citar algumas possibilidades, saiba que quando estiver com o diploma em mãos, provavelmente, trampo não vai faltar! É um mercado bem variado. Olha isso!
Brand Management (Gestão de Marcas)
Aqui, é quase como se você desse vida à marca, afinal, você será responsável pela identidade, posicionamento e até mesmo precisa criar as estratégias para manter sempre a boa imagem da marca.
Customer Success (Sucesso do Cliente)
Sabe quando você compra um produto ou serviço e não perde o contato com a marca? Aqui, é basicamente isso, é o famoso pós-venda, isto é, garantir que o cliente esteja contente com aquilo que ele comprou. Isto é, como customer success, você abordará de forma estratégica os clientes para que eles alcancem o máximo valor e sucesso ao utilizar o produto ou serviço. E claro, vai fazer de tudo para que ele indique a sua marca!
Marketing de Conteúdo
Você é bom de textão? Mas aqui ninguém está falando de hablar horas e horas com contatinho não. A ideia é ser um mestre das palavras, porque você vai precisar criar conteúdos atrativos e relevantes para engajar e conquistar o público. Blog posts, vídeos, e-books, tudo isso e mais um pouco!
Marketing Digital
Aqui, você vai trabalhar on e roteando! He, he, he… Brincadeiras à parte, nesta área o foco será mídias sociais, estratégias de SEO, produção de conteúdo e anúncios na web. Tudo para fazer a marca, o produto ou serviço brilhar no universo digital.
Pesquisa de Mercado
Cadê o meu Sherlock Holmes? Aqui são só os investigadores ON! Nesse sentido, nesta área, você precisa ficar atento e investigar as tendências, comportamentos do consumidor, além, é claro, de fazer análises para descobrir o que a galera quer. A galera, no caso, é o seu público-alvo!
Relações Públicas e Comunicação
Se você manda bem em relacionamento, e aqui não é nada amoroso, oks?!… Essa área tem tudo a ver com você! Por aqui, é como se fosse o embaixador da marca. Dessa forma, será necessário além de gerenciar a comunicação, realizar eventos e a interação da marca com o público!
Vendas e Negociação
Se você tem um bom poder de persuasão, certamente essa é a área para chamar de sua! Nesse sentido, esteja pronto para convencer e vender produtos ou serviços de forma estratégica!
Viu como é um mercado bem amplo? Aliás, apesar de essas serem apenas algumas áreas, esse spoiler já mostra como o marketing é uma viagem cheia de destinos interessantes! Cada uma dessas áreas tem um impacto gigante na forma de como as empresas se conectam com o público e fazem seus produtos brilharem no mercado. Seja qual for a sua área, você desempenhará uma função importante!
Partiu, facul?
Ciente de quanto tempo dura o curso de marketing e por dentro de algumas áreas de atuação, agora eu quem te faço a pergunta que não quer calar: e aí, partiu, facul de marketing? Entretanto, antes de dar play na graduação, tem alguns itens que você precisa se atentar, como a certificação e a nota de avaliação do Ministério da Educação (MEC).
Nesse sentido, quando você definir em qual universidade vai cursar marketing, saiba que se o curso não for reconhecido pelo MEC o seu diploma não terá validade. E aí, praticamente, você terá “perdido” alguns anos. Ah, é importante checar as últimas notas de avaliação do órgão, pois isso é essa nota que avalia a qualidade do curso, inclusive, não só na questão de grade curricular, como também a estrutura oferecida pela faculdade. Para evitar esse trabalho, tem um curso top aqui!
Para entender ainda melhor sobre tudo que envolve o MEC, neste post tem todas as infos sobre os conceitos e a importância deles. Após isso, no Portal e-MEC você pode consultar as avaliações. Portanto, fique atento!