Quanto tempo dura a Faculdade de Matemática?

Quanto tempo dura a Faculdade de Matemática?

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sempre ensinou os colegas de sala os exercícios de matemática e mandou super bem nessa disciplina? Certamente, você está no post certo, afinal, a licenciatura em Matemática pode ser o que faltava na sua lista de prioridades! Que tal saber quanto tempo dura a Faculdade de Matemática e quais as possibilidades que terá pela frente? Segue o fio e acompanhe mais detalhes que poderão te ajudar na sua escolha profissional! 

Como ser professor de Matemática? 

A primeira coisa que você pode estar se perguntando é quanto tempo dura a Faculdade de Matemática. Já te adianto que são 4 anos de conhecimento e aprendizado. Acredite, será uma jornada incrível de muito conhecimento! 

Desde o início do curso você verá conteúdos que vão te preparar para mandar bem nas suas futuras aulas. É claro que conhecimentos sobre a matemática, além de várias atividades práticas te esperam. Já na reta final, o estágio tem aquela dose extra de conhecimento e te colocará no cenário da futura profissão. Só para exemplificar, trouxe algumas das disciplinas que você terá no decorrer dos anos. Confira! 

  • Fundamentos da matemática; 
  • Geometria analítica; 
  • Pré-cálculo; 
  • Estatística aplicada à educação; 
  • Desenho geométrico; 
  • Informática no ensino da matemática; 
  • Geometria espacial. 

Quanto custa para fazer uma licenciatura em Matemática? 

Agora que você já sabe quanto tempo dura a faculdade de Matemática e tem uma ideia do que irá aprender, saiba que existem duas opções para você estudar: em uma instituição pública ou particular. Primeiramente, pesquise quais faculdades oferecem essa opção e faça as contas que envolvem desde morar fora ou escolher ficar pertinho de casa. Aliás, tem um post com mais dicas sobre a escolha da moradia. Confira aqui! 

Uma vez que você optou por fazer uma instituição particular, pesquise qual tem mais a ver com você e pode atender as suas expectativas. Aliás, já ouviu aquele ditado: não compre gato por lebre? É justamente sobre isso que quero te falar. Tem instituição que oferece preços baixíssimos, mas não possui qualidade e nem reconhecimento perante o MEC.  

Por certo, a sua decisão tem que ir além do valor da mensalidade, pensando também no que a instituição pode te oferecer. Já pensou em aprender com uma estrutura diferenciada e professores que têm aquela experiência? São aspectos que farão toda a diferença na sua formação em matemática. Quer mais uma boa notícia? Existem instituições de ensino que oferecem bolsas de estudo, participam do Prouni e também do Fies. Viu, só… O seu sonho pode estar bem próximo de se realizar!  

O que faz um professor de Matemática? 

Uma vez que você já sabe quanto tempo dura a faculdade de matemática e escolhe essa licenciatura, saiba que assim que tiver com o diploma nas mãos poderá dar aulas da disciplina para a criançada do ensino fundamental ou para os adolescentes do ensino médio. E tem mais… Poderá dar aulas para a galera que se prepara para o vestibular ensinando vários conteúdos, como: 

  • Trigonometria; 
  • Cálculo; 
  • Álgebra; 
  • Probabilidade. 

É provável que você esteja se perguntando… Mas só poderei dar aulas? A resposta é não. Isso mesmo! Você poderá atuar em outros setores, como empresas de tecnologia da informação, financeira e até consultorias. 

Habilidades para ser um bom professor! 

Sem dúvida, a tecnologia é essencial em nosso dia a dia e na educação não poderia ser diferente. Desse modo, já tenha em mente que para se destacar no mercado você precisa ter habilidades que vão além dos conhecimentos técnicos. Confira algumas dessa habilidades! 

1. Empatia 

Com toda a certeza, os professores precisam ser mais do que aquela figura que ensina. Em outras palavras, o educador está próximo dos seus alunos e tem um jeito especial de se comunicar com a turma. Não apenas para ensinar, mas para entender as características e dificuldades de cada estudante.   

2. Criatividade 

Com toda a certeza, pensar fora da caixa sempre será uma habilidade reconhecida independentemente da área. Já pensou falar sobre geometria com objetos do dia a dia? E que tal descomplicar os cálculos e fórmulas com rimas e dancinhas? Esses são apenas alguns exemplos que mostram como a criatividade pode motivar a os alunos e tornar o aprendizado mais prazeroso. Lembre-se: você também esteve sentado do outro lado, então, que tal fazer a diferença? Tenho certeza de que você mandará muito bem! 

3. Inovação 

Inegavelmente, a galera parece que já nasceu com o celular na mão, não é mesmo? Isso quer dizer que eles são nativos digitais, assim como você também é… Por isso, quando estiver dando aulas, tenha essa sensibilidade e use a tecnologia a seu favor. Só para ilustrar, muitas escolas já desenvolvem até games para o desenvolvimento dos conteúdos. Não seria demais explicar sobre matemática de forma lúdica e inovadora? 

4. Atualização constante 

Em contraste com todas essas habilidades, saiba que a atualização constante é uma característica valorizada em todas as profissões. Em outras palavras, na área da educação também surgem novos estudos e novas maneiras de ensinar. Todas as informações poderão melhorar o seu dia a dia como professor. Aliás, tem instituições de ensino que oferecem cursos livres enquanto você está na facul. Ótima forma de já começar a turbinar o seu currículo antes mesmo de estar com o diploma em mãos, não é mesmo? 

Agora, me conta… Se inspirou ainda mais para se fazer licenciatura em Matemática? Inclusive, se ainda está em dúvida e quer dar aquela stalkeada básica em outras áreas, é só acessar o Guia de Cursos exclusivo aqui abaixo. Não deixe de conferir, hein! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *