Curso de Medicina Veterinária vai além da saúde animal

Tempo de leitura: 3 minutos

Curso Medicina Veterinária: profissional sorrindo para a câmera com uma prancheta na mão e dentro de um curral

Já está comprovado que o contato com animais provoca o bem-estar emocional em pessoas de todas as idades. Mas o papel dos bichos vai muito além de disseminar amor! Eles são importantes para o equilíbrio da natureza, cada um com sua função específica no meio ambiente, e a sua ausência traz prejuízos graves. Por outro lado, esses mesmos seres vivos também podem transmitir doenças ao homem, são as conhecidas zoonoses. Por conta de todas essas questões que envolvem a fauna, o médico veterinário se torna essencial no planeta! Então, conheça mais da profissão de quem faz o curso de Medicina Veterinária.

Aliás, esse profissional conhece a vida animal melhor do que a si mesmo (há quem diga que os bichos são mais previsíveis do que o homem ). Mas ele vai muito, muito além… Sua atuação é ampla! Para se ter ideia da dimensão do conhecimento deste expert, a saúde do ser humano também está entre as suas funções.

O que faz o médico veterinário?

Quem faz o curso de Medicina Veterinária sabe muito bem cuidar dos animais domésticos e silvestres. Ele também está envolvido na produção de alimentos e produtos de origem animal, verificando principalmente a qualidade, higiene e o controle de uso. Por fim, ele ainda cuida da relação animal-sociedade e contribui com a saúde pública, por meio de controle de zoonoses, nas vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental.

Muito mais que animais

Os bichinhos de estimação tornaram-se membros das famílias, então qualquer cuidado é pouco! Os donos não medem esforços para proporcionar a melhor qualidade de vida aos seus peludos. Uma boa ração, por exemplo, é o mínimo para esses pais de filhos de quatro patas. Hoje, eles querem mais! Querem até Spa, creche e parques para seus pets. E se ficam doentes… O tratamento tem que ser igual ao de gente!

De acordo com o Instituto Pet Brasil, esse setor movimenta bilhões de reais todo ano e a expectativa é aumentar ainda mais nos próximos anos. Com a mudança do comportamento dos donos dos animais, surgiram vários nichos de mercado. Além dos já mencionados, as clínicas especializadas para pets também estão em alta. Por exemplo, hoje existem locais de reabilitação animal movimentadíssimos.

É criativo? Então que tal ser você o autor de novos produtos e serviços que visam atender as necessidades dos papais de pets? Acredite, todo conforto é bem-vindo para esses bichinhos tão queridos! Então se a sua ideia for boa, você poderá lucrar muito com ela… Inovar neste setor é um bom caminho para quem gosta de animais e pensa também em ser empreendedor!

Mercado de Trabalho

O médico veterinário pode atender pequenos e grandes animais, incluindo os silvestres. Só para ilustrar, pode trabalhar em clínicas particulares, hospitais veterinários, fazendas, zoológicos, setor público e instituições de preservação das espécies. Também pode atuar em indústrias alimentícias, no setor agropecuário de instituições federal, estadual e municipal. Se a intenção for seguir na docência, o veterinário pode avançar na pesquisa com mestrado e doutorado.

Gostou da ideia de ser um médico veterinário? Clique aqui e conheça uma das principais estruturas de curso de Medicina Veterinária do país. Ah, e assista também ao vídeo abaixo e saiba como é estudar neste curso e o que te espera no mercado de trabalho:

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.