Saiba como é o curso de licenciatura em Música! 

Saiba como é o curso de licenciatura em Música! 

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma coisa a gente tem de concordar: a música está presente em diferentes momentos das nossas vidas. E não necessariamente precisamos estar com um fone de ouvido ou com uma caixa de som nas alturas. Só pra exemplificar… O seu filme predileto, certamente tem uma trilha sonora que é única para você. As dancinhas do TikTok e até aquela viagem inesquecível que você fez, com certeza também tem uma música que ao tocar se lembra dela, entre tantas outras situações. Aliás, imagine só estudar e entender completamente tudo sobre música e, posteriormente, ser quem ensina sobre, inclusive para aquelas pessoas que sonham em viver da música. Sério, você precisa conhecer a Licenciatura em Música. 

O que é licenciado em Música? 

Pode até parecer muito óbvio, mas é necessário que tudo esteja muito bem explicado. Dessa forma, licenciado em música nada mais, nada menos é a pessoa que fez a facul de Licenciatura em Música. Inclusive, entrando com tudo no assunto, desde o início da graduação vai rolar contato com todo o universo musical. É claro, para você mandar super bem nas futuras aulas. Aliás, com toda a certeza terá também muita atividade prática, isto é, prepare o gogó, oks?! Brincadeiras à parte, se liga em algumas disciplinas que farão parte do seu dia a dia como estudante de Licenciatura em Música! 

  • Acústica, Análise, Estética e Harmonia Musical; 
  • Arranjo Musical;  
  • Canto Coral: Fisiologia e Técnica Vocal e Prática de Repertório; 
  • Educação Musical: Jogos Pedagógicos Musicais e Processos Criativos; 
  • Ética e Legislação da Imagem e do Som; 
  • Fundamentos da Educação Musical; 
  • História da Música no Brasil e Ocidental; 
  • Percepção Musical: Introdução à Música, Elementos Teóricos e Treinamento Auditivo; 
  • Regência; 
  • Tecnologias Aplicadas à Música. 

Ei, essas são apenas algumas disciplinas da Licenciatura em Música, o curso tem muitas outras. Aliás, só por esse spoiler você conseguiu perceber que com dedicação, rola até ser maestro, não é mesmo? Com certeza, será uma aventura incrível! 

Quantos anos tem a Licenciatura em Música? 

A partir do momento em que você leu um spoiler das disciplinas da Licenciatura em Música, certamente está se perguntando em quanto tempo vai sair craque em tudo o que diz respeito a esse universo. Pois bem… Ao todo, serão 4 anos, ou seja, 8 semestres vivenciando tudo sobre música, desde a história e até as tecnologias aplicadas. Dessa forma, neste período, você será preparado para ser professor para o ensino musical, seja em escolas de educação básica ou especializadas, e também em outros contextos de ensino e aprendizagem musical. 

Qual a diferença entre Licenciatura e Bacharelado em Música? 

É isso mesmo… O universo da música tem as duas possibilidades de formação, sendo a licenciatura e o bacharelado. Pelos spoilers até aqui, com certeza já se ligou que a licenciatura em Música vai focar no ensino, isto é, você será um professor com conhecimento para atuar em aulas de ambientação de instrumentos, canto e ritmos. Já se optar pelo bacharelado, você deverá concluir a graduação com foco maior no mercado da música, e com conhecimento para atuar em bandas, orquestras, tocando e criação de jingles e melodias, enfim. Independentemente da modalidade de formação, prepare-se para um mercado de trabalho dinâmico e amplo. Assim como a facul, a jornada de trabalho será incrível! Aliás, para fixar bem as diferenças entre licenciatura e bacharelado, tem esse post para dar aquele UP no conhecimento!

O que faz um professor de Música? 

Uma vez que o post é focado na licenciatura em Música, é óbvio que você precisa sair daqui extremamente por dentro do que poderá fazer como futuro professor de música. Muito além de atuar nos ensinos infantil, fundamental e médio, poderá estar em cursos especializados ou também fazer composição. E tem mais, oks… Se liga em outras possibilidades! 

  • Empreendedorismo relacionado à música, como gravadoras, estúdios, lojas de instrumentos, etc;  
  • Pesquisa e docência no Ensino Superior; 
  • Produção e edição (sound design);  
  • Sonoplastia e composição de trilhas sonoras no Audiovisual. 

Habilidades para ser um bom professor! 

Você já deve ter chegado à conclusão de que após se formar em licenciatura em Música terá de ser um professor descolado. Mas não é só isso… Certamente, ser uma pessoa atenta às tecnologias fará toda a diferença, afinal, além de ser essencial em nosso dia a dia, elas podem ser ótimas aliadas na educação. E não para por aí. Olha só isso!  

Empatia 

Com toda a certeza, os professores precisam ser mais do que aquela figura que ensina. Em outras palavras, o educador está próximo dos seus alunos e tem um jeito especial de se comunicar com a turma. Não apenas para ensinar, mas para entender as características e dificuldades de cada estudante. 

Criatividade  

É sério… Pensar fora da caixinha sempre será uma habilidade reconhecida, independentemente da área. Já pensou falar sobre um gênero musical com uma dancinha estilo TikTok? E que tal mostrar como funciona um instrumento levando-o pra galera conhecer? Esses são apenas alguns exemplos que mostram como a criatividade pode motivar os alunos e tornar o aprendizado mais prazeroso. Lembre-se: você também esteve sentado do outro lado, então, que tal fazer a diferença? Acredite! Você mandará muito bem! 

Inovação  

Inegavelmente, a galera parece que já nasceu com o celular na mão, não é mesmo? Isso quer dizer que eles são nativos digitais, assim como você também é… Por isso, quando estiver com o diploma de licenciatura em Música nas mãos e dando aulas, tenha essa sensibilidade e use a tecnologia a seu favor! Só para ilustrar, muitas escolas desenvolvem até games para o desenvolvimento dos conteúdos. Pense em como será demais inserir a tecnologia em suas aulas. 

Atualização constante  

Em contraste com todas essas habilidades, saiba que a atualização constante é uma característica valorizada em todas as profissões, inclusive para quem se forma em licenciatura em Música. Em outras palavras, na área da educação também surgem novos estudos e novas maneiras de ensinar. Todas as informações poderão melhorar o seu dia a dia como professor. Aliás, tem instituições de ensino que oferecem cursos livres enquanto você está na facul. Ótima forma de já começar a turbinar o seu currículo antes mesmo de estar com o diploma em mãos!  

Agora, me conta… Se inspirou ainda mais para se fazer licenciatura em Música? Inclusive, se ainda está em dúvida e quer dar aquela stalkeada básica em outras áreas, é só acessar o Guia de Cursos exclusivo abaixo. Não deixe de conferir, hein! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *