Veja as áreas de atuação e quanto tempo dura o curso de química

Veja as áreas de atuação e quanto tempo dura o curso de química

Tempo de leitura: 7 minutos

Só para exemplificar… Você está à procura do perfume perfeito e, tcharam, de repente encontrou. Quando borrifa ele na sua pele, infelizmente, não é o match perfeito. Com toda a certeza, existe alguma explicação para isso e ela pode, basicamente, ser resumida em uma reação química. Nessa e em muitas outras situações, existe um profissional da área envolvido, principalmente no processo criativo, uma vez que abrange a mistura de várias fórmulas e cada uma tem uma consequência diferente. Se esse mundo desperta o seu interesse e até mesmo curiosidade, saiba que o seu match perfeito pode ser o bacharelado em Química. Mas, afinal, você sabe quanto tempo dura o curso de Química? 

Seguindo o fio, se você não sabe quanto tempo dura o curso de Química, esse post chegou até você no momento perfeito. Se acaso já souber, nada de voltar à página anterior ou fechar a aba, oks?! Pode apostar que alguma nova curiosidade vai rolar por aqui. Quer apostar? Então é só continuar a leitura. Ao final, deixe nos comentários se valeu a pena…  

Quanto tempo dura o curso de Química? 

Essa dúvida já não vai mais existir! A partir de agora, já pode sair por aí falando que você sabe quanto tempo dura o curso de Química: são 4 anos, isto é, 8 semestres de muito estudo. Lembra da tabela periódica que você viu lá no Ensino Fundamental? É muito provável que agora ela seja a sua melhor amiga. Se já gostava dela, então tá tudo bem. Caso não simpatizava muito, essa imagem vai mudar completamente.  

O que rola no bacharel em Química? 

Por dentro de quanto tempo dura o curso de Química, é muito provável que você esteja curioso por alguns spoilers sobre as disciplinas. Pode se preparar, porque será uma jornada incrível e de muito aprendizado. Se liga em algumas disciplinas que farão parte do seu dia a dia de aluno bacharel em Química… 

  • Análises Químicas Volumétricas; 
  • Cinética Química; 
  • Elementos da Química Inorgânica; 
  • Fundamentos de Gravitação, Ondas e Termodinâmica; 
  • Fundamentos de Mecânica e Cálculo; 
  • Higiene Industrial e Segurança do Trabalho; 
  • Microbiologia e Biotecnologia Industrial; 
  • Operações Unitárias Industriais; 
  • Química Ambiental: Energia e Ar, Água e Solo; 
  • Química dos Compostos de Coordenação; Carbonilados, Álcool e Éteres; 
  • Química Geral e Experimental; 
  • Química Orgânica Básica; 
  • Termodinâmica e Físico-química dos Gases; 
  • Transformações e Reações Químicas. 

Com toda a certeza, após ler apenas algumas matérias você já percebeu que sairá da faculdade um químico de respeito, isto é, saberá química de tal forma que será muuuito além da tabela periódica. Na realidade, ela estará para você como a tabuada está para o matemático. Além de fazer parte do cotidiano, estará bem fixada na sua cabeça.  

Quem faz Química pode trabalhar em quê? 

Se por acaso, após você saber quanto tempo dura o curso de Química, bem como algumas disciplinas que rolam ao longo dos 4 anos de estudos, você está se perguntando onde poderá trabalhar, já vai ficar por dentro disso também. Só pra adiantar, são várias as possibilidades e, certamente, você se surpreenderá. 

Nesse sentido, é possível afirmar que a química é dividida em áreas, como as seguintes… 

Alimentícia 

Por aqui, o químico é responsável pelo controle de qualidade, bem como pesquisa e desenvolvimento de produtos, inclusive de novos. Ah, e rola também pesquisar sobre a composição química dos alimentos e até novas fórmulas mais eficazes, como de conservação, por exemplo.  

Ambiental 

Saiba que se você for apaixonado pela natureza e por química, dá para rolar match entre as suas duas paixões. Inclusive, você será um profissional muito útil, pois poderá estudar os processos químicos que acontecem na natureza, sejam em decorrência de ações da própria natureza como também provocados pelos seres humanos. Isto é, você poderá ajudar, e muito, nas iniciativas voltadas à conservação do meio ambiente.  

Forense 

Se você escolher o curso de Química, mas também sempre curtiu desvendar um mistério ou filmes policiais, saiba que também dá para ter sucesso nessa área. Aqui, em resumo, você poderá trabalhar na área de perícia criminal e até mesmo auxiliar em investigações com a análise de materiais. 

Industrial e tecnológica 

No Brasil, são mais de 300 mil indústrias. Então, provavelmente um cantinho para você atuar como químico nesta área também terá! Se escolher essa, será responsável em analisar processos e acompanhar o desenvolvimento de novos produtos. Inclusive, tudo que diz respeito a propriedades e transformações de substâncias, assim como as reações químicas será de sua responsa. Vem aí uma carreira promissora!  

Medicinal 

Com toda certeza, direta ou indiretamente, caso escolha essa área ajudará muita gente. Isso porque, entre as responsabilidades, é bastante provável que esteja envolvido no desenvolvimento de medicações e até mesmo no aprimoramento das já existentes. Será uma área com muitas descobertas! 

Ei, essas são apenas algumas áreas, oks?! Entre tantas outras, você pode optar ainda por atuar com química nuclear, petroleira e de biocombustíveis, papel e celulose, agrícola, enfim. Com toda certeza terá mercado de trabalho para um profissional com uma formação de excelência.  

Quanto ganha um químico?  

É provável que após conhecer um pouco mais sobre esse mundinho, inclusive quanto tempo dura um curso de Química, você deve estar curioso para saber algo em relação a grana. Afinal, dinheiro é bom e todo mundo gosta, não é mesmo?! Nesse sentido, segundo o site salario.com.br, a média salarial de um Analista Químico é de quase R$ 2,7 mil. Entretanto, o teto pode ultrapassar os R$ 5,5 mil. 

Lembre-se de que os valores citados levam em consideração o regime de trabalho CLT para o cargo de Analista Químico. No entanto, como você viu no post, quem faz o curso tem uma ampla atuação. Dessa forma, vale consultar quais os rendimentos você deve ter na área em que mais curtir.  

Bacharel ou licenciatura. E agora? 

Se após saber quanto tempo dura um curso de Química e outros detalhes sobre você está confuso em relação ao bacharelado e a licenciatura, neste post explica direitinho a diferença entre as duas. Entretanto, já adiantando aqui para o universo da química, basicamente se optar pelo bacharel poderá escolher entre as diferentes áreas que foram citadas no post. Inclusive, posteriormente, caso queira ir para a docência, poderá seguir no mestrado para se especializar e poder atuar como professor.  

Já na licenciatura, a única semelhança com o bacharel será a carga intensa de aprendizado, tanto teórico como prático. Ao terminar a faculdade, você estará preparado para ensinar química aos estudantes dos ensinos fundamental e médio. E também poderá seguir os estudos para ser docente em instituições de ensino superior. Se você se vê despertando a vontade de formar futuros químicos, então esse pode ser o seu match perfeito!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *