Conheça o curso de Sistemas de Informação

Conheça o curso de Sistemas de Informação

Tempo de leitura: 6 minutos

Só para ilustrar! Você quer saber como ter um estilo de vida saudável e, por isso, corre para pesquisar o assunto na internet. Mas, inesperadamente, tudo o que acessa mostra muitos produtos ligados ao assunto pesquisado. É uma loucura, não acha? Como os sites de buscas conseguem fazer isso? Se você quer saber todos os detalhes do que está por trás dessa mágica, o curso de Sistemas de Informação é uma ótima opção para você! Conheça neste post um pouco mais sobre essa carreira incrível! 

Como é o curso de Sistemas de Informação? 

Em primeiro lugar, saiba que o curso de Sistemas de Informação pode ser superior de tecnologia, licenciatura ou bacharelado. Portanto, a principal diferença entre eles é o tempo de estudos e as matérias. Aliás, se você quiser a formação mais completa na área a melhor ideia é o bacharelado. Só para ilustrar, serão quatro anos para aprender a planejar, analisar, gerenciar e implementar modernas soluções tecnológicas.   

Inclusive, se você curte tecnologias, aplicativos, softwares, gadgets e negócios virtuais vai se encontrar com as disciplinas que terá durante a graduação. 

Em Sistemas de Informação, você contará com disciplinas sobre Algoritmos, Linguagens de Programação (Desktop, Web, Mobile) e Engenharia de Software, bem como Gestão da Informação, Logística, Sistemas Operacionais, Banco de Dados, Redes de Computadores, Segurança e Auditoria de Sistemas. 

Do mesmo modo, se você gosta de linguagem de programação essa pode, e deve, ser a sua área. Imagine entender tudo sobre inteligência artificial. Seria demais, não é mesmo? Nesse sentido, vai estudar sobre os dados e sistemas operacionais. Aliás, pode ter até engenharia de software! 

Inclusive, quem trabalha com sistemas de informação é muito confundido com o profissional de ciência da computação. Entretanto, a diferença são os conhecimentos de administração e gestão. 

Áreas de atuação 

Antes de mais nada, é importante que você saiba que existem muitas maneiras de aplicar o que aprende na faculdade, uma vez que pode trabalhar no levantamento de perfil do consumidor por meio internet e muitas portas se abrirão para você! 

Só para ilustrar, se escolher essa área tem chances de trabalhar desde os setores de telefonia até a criação de aplicativos para celulares, como aqueles de paquera, por exemplo. Assim, você pode usar tudo o que rola na internet para traçar um perfil do par ideal! 

 No entanto, também poderá criar softwares e trabalhar na funcionalidade de sites. Além disso, é possível acelerar toda a comunicação de uma empresa com a instalação ou adaptação de programas. Ainda, esse profissional cuida dos bancos de dados e das redes de computadores. 

Certamente, a carreira de sistemas de informação está presente em empresas públicas, privadas ou em consultorias tecnológicas. Enfim, são muitas possiblidades de trabalho e o mercado está bem aquecido.  

Por ser um curso que engloba administração e gestão, o profissional também pode abrir seu próprio negócio oferecendo, por exemplo, serviços de suporte técnico ou de desenvolvimento de softwares para outras empresas. Todas essas possibilidades ampliam a sua futura atuação e ainda abre muitas portas, onde você poderá ajuda no desenvolvimento de novos produtos ou serviços. 

Características de Sistemas de Informação 

Já deu pra perceber que essa graduação é um excelente investimento já que possui um mercado bem atrativo. É provável que em algum momento você se pergunte: será que vou me identificar com essa graduação ou vou gostar de trabalhar nessa área? Por isso, é interessante conhecer sobre as características necessárias para esse segmento. A melhor parte é que aqui abaixo você vai conferir algumas dessas competências que fazem a diferença, caso tenha o desejo de fazer Sistemas de Informação. 

Match com matemática e o raciocínio lógico  

Acima de tudo, tenha em mente que Sistemas de Informação é de exatas e, ao longo da graduação, terá desde cálculo até linguagem de programação. Lembre-se que o foco será voltado para a rotina da profissão e, por isso, as disciplinas serão apresentadas de forma envolvente e muito dinâmica.  

Você é organizado? 

Só para ilustrar… uma das suas principais funções será direcionar as tarefas de uma empresa com foco na acessibilidade dos dados. Nesse sentido, a organização é uma habilidade importante para que você faça isso da melhor maneira. Quer uma outra dica? Mantenha-se focado desde a época da facul, pois dessa forma conseguirá entender tudo o que está ao seu redor e ver quais processos precisam ser melhorados.  

Facilidade para trabalhar em grupo 

Provavelmente, você irá trabalhar no departamento de TI de alguma empresa e terá um grupo de profissionais contigo. Aliás, isso não muda se trabalhar de forma remota já que está toda a galera conectada, hein. É importante dizer que o profissional de Sistemas de Informação garante o acesso fácil e seguro aos dados da organização e, por isso, é uma peça-chave na empresa.  

Mais competências na área! Separei mais uma listinha pra você anotar e ver se algumas delas tem a ver com você! 

  • Estar antenado a tudo e se manter atualizado; 
  • Pensar fora da caixa e ter um espírito criativo; 
  • Discrição é uma boa pedida, já que trabalhará com todos os dados da empresa; 
  • Proatividade e iniciativa são características que mandam bem; 
  • Saber se comunicar com clareza, seja falando ou escrevendo; 
  • Se tiver aquele dia de caos… tenha calma e respire, pois a paciência vale ouro. 

Onde estudar Sistemas de Informação? 

Sistemas de Informação é o que faltava na sua vida? Então se prepare para um rolê cheio de aprendizado prático e dinâmico. Antes de mais nada, saiba que estudar em uma universidade top é a chance de aprender com professores que são referências no mercado de trabalho. Quer uma dica de ouro? Estude em uma instituição que tenha uma estrutura top e que mande muito bem nas avaliações do MEC. Aproveite e clique aqui para conhecer mais sobre essa graduação. Aliás, aqui embaixo tem um material exclusivo sobre os motivos para fazer Sistemas de Informação na Unoeste! Confira! 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.