Cursos na área da saúde em SP: qual você se identifica?

Tempo de leitura: 12 minutos

Cursos na área da saúde: quatro profissionais da área da saúde com jalecos e braços cruzados

A área da saúde tem um papel fundamental na vida de todos. Afinal, todas as profissões voltadas ao bem-estar contribuem de maneiras diferentes na qualidade de vida das pessoas, de acordo com a individualidade de cada um. Para quem gosta deste setor, certamente terá um futuro brilhante! Aliás, você encontra os melhores cursos na área da saúde em SP.

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, essa área ganhou ainda mais destaque no mundo todo. Esses profissionais passaram a ser chamados de heróis, e o reconhecimento não é para menos, concorda?! Quem atua na linha de frente, precisou abrir mão até do contato familiar, por exemplo, para evitar qualquer risco de transmissão e proteger seus pais, filhos, irmãos, enfim… Ato de amor em dose dupla, pois o distanciamento da família, neste momento, faz parte da missão de salvar vidas.

Mais profissionais

O momento também reforçou que por mais que a tecnologia venha agilizar diagnósticos e tratamentos de saúde, certo é que o trabalho humano é insubstituível! Só para ilustrar, no combate à Covid-19, muitos países anunciaram a contratação de profissionais da saúde de qualquer lugar do mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde também cadastrou cerca de 5 milhões de profissionais, reforçando o serviço realizado pelo SUS.

São por esses e outros motivos que o profissional da saúde merece, sim, aplausos de todos nós. Certamente o mundo pós-pandemia não será mais o mesmo. Por isso, quem busca por uma carreira com boa empregabilidade, o presente e o futuro estão atrelados ao “cuidar de pessoas”.

Conheça alguns cursos na área da saúde em SP que você encontra em faculdade do interior:

Biomedicina

De forma resumida, o biomédico é aquele que pesquisa, estuda e identifica os microrganismos causadores das doenças com o propósito de desenvolver remédios e vacinas. Ou seja, ele é fundamental para acabar com a pandemia! E embora tenha outras áreas de atuação, esse profissional está muito presente em laboratórios, institutos de pesquisas, hospitais, etc.

O estudante de Biomedicina tem uma formação com muita atividade prática, como, por exemplo, em laboratórios. E isso acontece desde o primeiro ano do curso, hein! A Biomedicina, na maioria das faculdades, dura cerca de quatros anos em período integral. Mas além da faculdade presencial, também é possível estudar Biomedicina a distância (EaD).

Se você quer saber mais sobre essa área, confira neste post do Blog e fique por dentro das inúmeras possibilidades no mercado de trabalho para o biomédico.

Biomedicina: pessoa paramentada em laboratório fazendo análise em um microscópio

Enfermagem

A enfermagem está entre as áreas mais fundamentais no mundo. Só para exemplificar, o enfermeiro está na luta contra a Covid dentro dos hospitais, unidades de saúde, casas de repouso, atendimentos domiciliares, e outros. No entanto, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, faltam 5,9 milhões de enfermeiros no mundo. Ou seja, é uma carreira em alta!

O enfermeiro é o responsável por fazer a triagem dos pacientes em vários tipos de assistência em unidades de saúde. Então, é ele que tem o primeiro contato, que busca entender o que está acontecendo e tenta tranquilizar o paciente e seus familiares. Assim, só depois repassa o caso para outros profissionais responsáveis. Por isso, a humanização é uma das principais características da profissão.

Dessa forma, o estudante tem contato com a comunidade, por meio dos estágios e atividades extensivas, desde o início do curso. E o mercado de trabalho é amplo… Saiba mais sobre o curso e a profissão aqui.

Enfermeira afere a pressão de um paciente

Estética e Cosmética

O mercado da beleza se mantém em crescimento, principalmente por ser um setor com serviços que contemplam pessoas de todos os sexos e idades. Mas, atenção! Saiba que mais importante do que cuidar da beleza, é cuidar do bem-estar, saúde e autoestima das pessoas. Não é só vaidade, ok?! O cuidado começa de dentro para fora!

Sabe qual é a melhor parte? Você pode escolher entre fazer o curso de Estética e Cosmética presencial ou a distância (EAD). Mas tenho outra novidade para você: durante os estudos, o aluno tem muita atividade prática. Afinal, é um curso com duração de 3 anos. No caso do EAD o aluno faz as aulas teóricas on-line e as práticas na faculdade. Assim aproveita da estrutura para aprender técnicas importantes. 

Vale lembrar que trata-se de um ramo com lançamentos de produtos e equipamentos todos os dias. Então, o profissional precisa estar sempre atualizado! E não se esqueça que o esteticista tem diversos caminhos a seguir, você pode conhecer mais sobre a área neste post.

Profissional da estética passa máscara facial em cliente

Farmácia

Certamente que a atuação deste profissional não se limita às farmácias… O farmacêutico pode estar em vários setores! Ele pode atuar na área de alimentos, estudando as substâncias e seus efeitos no corpo humano. Ainda pode trabalhar em laboratórios de análises clínicas e na área ambiental controlando a qualidade da água, do solo e do ar, por exemplo.

Ah, e você também sabia que o farmacêutico está em indústrias formulando cosméticos e produtos de higiene? E farmacovigilância, já ouviu falar? Em suma, ele atua analisando medicamentos para saber se realmente cumprem o que prometem.

O mais legal é que o aluno também participa de muitas ações junto à comunidade. Os estágios em diferentes ambientes de trabalho estão presentes na vida do estudante. O objetivo é promover o contato com o amplo mercado que a profissão proporciona. Conheça mais sobre a faculdade de farmácia e a carreira no Blog Unoeste.

Farmacêutico segura prancheta em uma farmácia

Fisioterapia

Seja na reabilitação, prevenção ou promoção de saúde, o fisioterapeuta tem importante atuação em todas as etapas da vida. Esse profissional também está presente em outros setores, como da beleza e do esporte. E ele atua na linha de frente nos hospitais, como na reabilitação respiratória dos pacientes acometidos pela Covid-19.

Em primeiro lugar, o campo de atuação para o fisioterapeuta é amplo. No entanto, as boas oportunidades demandam uma excelente faculdade.

Antes de mais nada é possível constatar que a fisioterapia não é responsável somente por tratar de lesões musculares ou contribuir com a reabilitação depois de uma cirurgia. Ela vai muito além… Por isso, as aulas práticas são comuns desde o início do curso, pois os estudantes já são colocados em contato com os diversos segmentos que podem seguir depois de formados.

Saiba mais sobre a faculdade de fisioterapia e também sobre o mercado de trabalho no Blog Unoeste.

Fisioterapia: paciente recebe tratamento na coluna com eletrodos

Fonoaudiologia

Assim como o fisioterapeuta, o fonoaudiólogo também é fundamental em todas as etapas da vida. Isso porque ele previne, diagnostica, trata e reabilita problemas ligados à fala, audição, leitura e escrita. Ainda realiza e analisa exames auditivos e do equilíbrio, trata de problemas relacionados à mastigação e à dificuldade de engolir os alimentos. Mas o que pouca gente sabe, é que ele também orienta na realização de exercícios da face que previnem marcas de expressão e fortalecem os músculos do rosto.

Durante os estudos na faculdade de fonoaudiologia, o aluno conhece o amplo mercado que poderá atuar, por meio de estágios e atividades. Nas ações de extensão, ou seja, nos atendimentos à população, ele está sempre em contato com a comunidade. Assim, leva orientações de prevenção e cuidados gerais. Neste post você conhece um pouco mais dessa profissão!

Fonoaudiologia: profissional atende uma criança segurando uma imagem com a letra A

Medicina

Primeiramente, o médico busca o bem-estar do paciente! E ele está presente em nossas vidas em todos em diferentes momentos, pois quando o assunto é saúde, esse profissional logo vem à cabeça, correto? A medicina está no nascimento, no tratamento de uma doença, na descoberta de curas, na luta contra pandemias, e muito mais… Inclusive, o médico é conhecido por colocar a sua própria saúde em risco para um bem maior, como na pandemia.

Certamente é uma profissão que está sempre em crescimento, não só no Brasil, como no mundo todo. E o mercado de trabalho é atrativo para quem escolhe ser médico. De acordo com a Federação Nacional dos Médicos, o piso salarial é de R$ 15.274,34. Entretanto, esse valor pode ser ainda maior dependendo da quantidade de horas trabalhadas entre os plantões e consultas de especialidades.

Para se ter uma ideia, um levantamento feito com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho, indica salários de até R$ 22 mil. Conheça neste post uma faculdade de medicina no interior de SP e saiba mais sobre como é estudar neste curso.

Faculdade de Medicina: três médicos estão em um centro cirúrgico paramentados

Nutrição

Apesar de o nutricionista estar muito atrelado a dietas, este profissional desempenha várias outras atividades fundamentais. Seja para orientar uma alimentação balanceada e prevenir doenças futuras, ou para tratar pacientes com restrição alimentar por conta de doenças. Fato é que ele está sempre preocupado em preservar a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Na faculdade de nutrição, os estudantes aliam a teoria à pratica em diferentes ambientes. Por isso eles estãoem hospitais, Estratégia Saúde da Família (ESF), Clínica de Nutrição, além dos projetos de extensão junto à população. É importante escolher o curso que possibilite diferentes vivências durante a graduação e prepare o futuro profissional para os diferentes desafios do mercado. Conheça mais sobre a faculdade de nutrição e fique ligado em mais informações sobre a profissão no Blog.

Nutricionista atende paciente na clínica

Odontologia

Para quem se identifica com a área de saúde, uma boa escolha também é buscar por uma faculdade de odontologia. Esse profissional cuida de gengivas, bochechas, ossos da face, articulação da mandíbula, estética facial e, claro, dos dentes. Fato é que o cirurgião-dentista pode cuidar de tudo isso e muito mais, pois ele tem um leque de possibilidades no mercado de trabalho.

A saúde bucal é, sem dúvida, a sua principal atribuição. Ele restaura, extrai e faz a limpeza dos dentes, projeta e instala próteses, realiza cirurgias e trata doenças que afetam a boca. Mas existe ainda o outro lado da carreira que está em expansão: a estética facial. O uso da tecnologia é muito presente nesta carreira, inclusive desde a graduação os alunos já mantêm contato com os avanços. O curso de odontologia merece uma análise mais profunda neste post!

Odontologia: dentista simula escovação em protótipo de mandíbula mostrando para uma paciente

Psicologia

Tão importante quanto cuidar da saúde física é cuidar também da saúde mental! Aliás, como está o seu emocional? Mas é visível que a demanda por psicólogos está cada vez maior. As pessoas estão conscientes de que precisam de ajuda de quem realmente entende e pode nos ajudar com nossos medos, ansiedades, enfim…

E o psicólogo não está somente em clínicas. Ele também integra equipes de hospitais, Unidades Básicas de Saúde, escolas, universidades, setores públicos, empresas, etc. Nas empresas, por exemplo, esse profissional atua em departamentos de Recursos Humanos. Neste setor, além de atuar na contratação de trabalhadores, ele também pensa em estratégias para motivar a equipe.

Quem faz a faculdade de Psicologia tem um “poder” em suas mãos. A saber, ele ajuda o paciente a compreender situações e a identificar as causas dos problemas que vem lhe causando angústia, possibilitando, assim, melhoria na qualidade de vida. Aliás, o psicólogo tem desempenhado um trabalho essencial para ajudar as pessoas no enfrentamento durante e pós-pandemia. Se você gosta da área, não deixe de conferir este conteúdo.

Radiologia

Para começar, é um curso com duração de 3 anos e que possui muitas aulas práticas. Essa profissão é essencial em hospitais, clínicas e ganha cada vez mais espaço também nas indústrias, nas áreas de engenharia, odontologia e até na medicina veterinária. Vale lembrar que o curso tecnólogo é uma graduação, porém, com menor duração, por isso as atividades estão mais presentes no dia a dia.

Aliás, você sabia que hoje é possível fazer esse curso presencial ou EAD? Isso mesmo! As melhores universidades já oferecem essas opções. E não pense que na EAD você vai aprender menos, não. Pois mesmo a distância os alunos têm aulas práticas presenciais.

Durante os estudos, o aluno ganha conhecimentos que são fundamentais para o diagnóstico de doenças, por exemplo. As imagens podem ajudar na identificação de alterações e doenças em órgãos por meio de exames de radiografia ou de ressonância magnética. Saiba mais sobre essa área.

Radiologia: profissional faz ressonância magnética em paciente

Conceito MEC

Ao propósito, veja os conceitos dos cursos e das instituições de ensino no portal e-MEC. Não apenas para se informar, você pode usar essa consulta na hora de escolher onde estudar. E fique atento nas datas da última atualização, principalmente do CPC e CC. Lembre-se que a avaliação do curso é a cada três anos e que apesar de ter “preliminar” no CPC, este conceito pode ser definitivo. Entenda cada conceito neste post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *