Design de Produto e as suas áreas de atuação

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Imagem mostra uma das atividades de Design de Produto, com uma mão segurando uma caneta sobre alguns papéis com desenhos e anotações; ao lado o molde de uma caixa desmontada e outra montada

Sabe-se que existem diversos tipos de design, mas qual a função de cada um? Aliás, se você se interessa pela área, o mais importante é entender a diferença entre eles. Em primeiro lugar, saiba que cada tipo de “design” tem sua definição muito alinhada e encaminhada no mercado de trabalho. Dessa forma, neste post você saberá mais sobre o Design de Produto.

Acima de tudo, compreenda que o designer de produto atua em todo o processo de criação de um produto. Além disso, ele também está envolvido do design ao marketing. Além disso, tem atuação em pesquisas de mercado e materiais para a elaboração de futuros projetos.

Uma vez que o design vem do inglês e significa desenho ou projeto, você pode entender que a carreira está ligada às engenharias, arquitetura e até comunicação social. Portanto, é uma profissão com muita variedade e possibilidades de atuação. Acima de tudo pelo fato de associar tecnologia e tendências culturais de forma inovadora. Portanto, o designer parte do princípio da construção, de fazer, de projetar objetos tangíveis ou não.

Curso de Design de Produto

Acesse o site e saiba mais sobre um curso superior de tecnologia em Design de Produto EaD. Quer saber a melhor parte? A graduação a distância tem a mesma qualidade do presencial.

Durante os estudos, as atividades são voltadas para a prática profissional e os alunos têm contato com professores experientes na área. Por isso, grande parte da carga horária desta graduação é dedicada ao desenvolvimento de projetos. No entanto, as aulas teóricas são importantes e completam a formação acadêmica.

Normalmente, esta graduação é realizada em quatro semestres. O acadêmico encontra disciplinas como Metodologia de Projeto em Design, Fotografia e Criatividade. Ah! Também aprende Empreendedorismo e Inovação, Designs de Embalagens, Projeto de Mobiliário, entre outras.

Graduação EaD

Que a educação a distância é uma das maiores tendências dos últimos anos, todo mundo já sabe, né?! De acordo com o Mapa do Ensino Superior 2020, a variação entre 2014 e 2018 da EaD na rede privada no Brasil foi de 91,7%. Em relação a matrículas gerais, incluindo instituições públicas, esse número nos últimos dez anos chega a um crescimento de 145% (de 2009 a 2018).

Formação de qualidade

Para começar, se você se identifica com a carreira de design de produto, lembre-se que uma formação de qualidade pode fazer toda a diferença. Na hora de escolher onde estudar, saiba se a instituição é credenciada pelo MEC e se possui bons conceitos. Clique aqui para saber mais sobre as avaliações do MEC.

Áreas de atuação

O profissional de design de produto trabalha na criação de soluções de diversos objetos, e pode atuar em diferentes ramos, como:

Desenvolvimento de Produto Físico ou Digital;

Desenho Industrial;

Ilustrador;

Designer de Embalagens;

Designer de Serviços;

Web Designer;

Prototipagem;

Escolha de Materiais;

Gerência de Produto, entre outros. Se interessou por essa possibilidade de estudar a distância? Conheça o curso de Design do Produto EaD da Unoeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *