Dia do Enem: confira dicas para arrasar!

Dia do Enem: confira dicas para arrasar!

Tempo de leitura: 7 minutos

Chegou o dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, provavelmente, a ansiedade está a mil, né? É normal que isso aconteça, afinal, a prova é um passo importante e pode ser a porta de entrada para dar início a tão sonhada faculdade. Mas calma… Você se preparou até agora e não pode deixar que a ansiedade atrapalhe que você mande bem! 

Pensando nisso, é bom você ler atentamente a esse post com dicas valiosas de como segurar essa ansiedade e chegar ainda mais preparado, e calmo, no dia do Enem. 

Semana que antecede o dia do Enem

Antes de mais nada, é bom ficar ciente que nos últimos dias que antecedem o Exame Nacional você não deve separar para absorver novos conteúdos. Você se preparou bem até o momento, não é mesmo? Então, no máximo, você pode dar um review nesse conteúdo ou até mesmo buscar outras alternativas, como ouvir podcasts que falam sobre o Enem, por exemplo.

Mas óh, fique atento aos assuntos comentados nesses podcasts. Não é muito aconselhável que há poucos dias do Enem você fique ouvindo ou lendo sobre temas que podem cair na prova. Isso, certamente, pode te dar mais picos de ansiedade ainda. Você já se preparou, agora é o momento de manter a calma!

É bom também separar um tempinho para relaxar também. Que tal passar mais tempo com a família, fazendo algo divertido, ou até mesmo com os amigos? Ouça aquela sua playlist predileta, assista a um filme ou separe um tempo para qualquer outro lazer que te faça bem, contanto que seja algo leve, viu?! Nada de exageros às vésperas da prova! 

Dia anterior ao Enem

Se a semana que antecede o dia do Enem já não é propícia para novos conteúdos, o dia anterior é menos indicado ainda, tá ok?! Esse é o momento de relaxar e separar tudo que você precisará levar para conseguir fazer a prova. Segue a listinha:

  • Caneta de tinta preta em material transparente;
  • Documento de identificação válido e com foto, seja físico ou digital;
  • Máscara de proteção contra a Covid-19. Mas óh, esse item somente se no seu estado ou município ainda for preciso o uso em locais fechados. No estado de São Paulo, por exemplo, não é preciso.

Para que não haja nenhuma correria e você também não perca a hora e entre para o mundo dos memes dos ‘Atrasados do Enem’, é bom deixar já todos esses itens separadinhos. É aconselhável também você levar o cartão de confirmação de inscrição e a declaração de comparecimento impresso, caso você precise justificar sua presença no Enem.

Além disso, caso escolha apresentar o documento na forma digital, é extremamente importante que você não esqueça de desligar o seu smartphone e colocá-lo no envelope porta-objetos. Atenção, atenção… Nada de colocar o celular no modo silencioso ou para vibrar. E ah, não menos importante, desligue os despertadores também. Caso seu celular toque, você poderá ser desclassificado! Você não se preparou tanto para isso, não é mesmo?

Dia do Enem!

Chegou o tão aguardado dia que você se preparou tanto. E agora? Bom, se você seguiu as dicas acima, é provável que esteja mais calmo e com a cabeça mais leve. Pronto você já estava, afinal, se preparou por um bom tempo para este dia, certo?! 

Então, bora continuar mantendo a calma e fazendo apenas coisas leves. Como os portões abrem às 12h e fecham às 13h, pelo horário de Brasília, você terá tempo suficiente para tomar um café da manhã e almoçar. Lembre-se: escolha refeições leves que não te farão sentir nenhum desconforto durante a prova. 

Ah, não se esqueça de levar algum alimento leve para comer durante o período de prova e também uma garrafinha de água. Só tome cuidado para não tomar muita água e precisar ir várias vezes ao banheiro, pois os minutinhos que você demorar podem ser valiosos.

Trajeto até o local de prova!

Essa é uma outra dica valiosa para o dia do Enem. Normalmente, os caminhos até os locais de prova ficam congestionados. Dessa forma, é bom você se atentar ao horário de fechamento dos portões. Só reforçando: você não vai querer se tornar um atrasadinho que perdeu a prova que esperou o ano inteiro pra fazer, certo?

Se você vai utilizar transporte público, consulte todos os horários disponíveis e tente também ficar por dentro do tempo do trajeto. Como é um dia com bastante trânsito, opte por um horário para chegar com folga ao local de prova. Se você tem condução própria, vai de carona ou chamará algum transporte por aplicativo, combine certinho o horário para não correr o risco de se atrasar. É bem melhor chegar com antecedência a correr o risco de, literalmente, dar de cara com a porta! Se atente aos horários: 

  • Abertura dos portões: 12h no primeiro e no segundo domingo;
  • Fechamento dos portões: 13h no primeiro e no segundo domingo;
  • Início das provas: 13h30 no primeiro e no segundo domingo;
  • Término das provas: 19h no primeiro domingo, e às 18h30 no segundo domingo
  • Término das provas para participantes com tempo adicional: 20h no primeiro, e às 19h30 no segundo domingo;
  • Término das provas para participantes da videoprova em Libras: 20h30 no primeiro domingo, e às 21h no segundo domingo. 

A prova

Se deu tudo certo até a sua chegada ao local de prova, então agora é hora de botar para quebrar! Após a permissão para abrir o caderno de questões, às 13h30, organize seu tempo. O ideal é que você dê play pela redação, enquanto a sua cabeça ainda estiver mais livre e leve. Inclusive, neste post tem algumas dicas de como estruturar a sua redação e até mesmo de como chegar à nota mil.

Após mandar ver na redação, é a hora de responder as 90 questões. Leia com atenção, inclusive os enunciados, pois eles podem dar uma luz na sua cabecinha para a resposta. Além disso, se achar alguma pergunta muito difícil, pule e vá para próxima. Só preste bastante atenção para não acumular muitas questões sem respostas para o final da prova. 

Lembrando: no primeiro domingo são 5h30 para escrever a redação e responder as 90 questões, enquanto que no segundo domingo são 5h para bagaçar nas outras 90 questões. 

Respondeu tudo? Pronto! Agora é a hora de preencher o cartão de respostas. Lembra do documento com foto que você precisou para entrar ou até mesmo daquela caneta de tinta preta e tubo transparente que você levou a mais? Algum desses itens pode funcionar como uma régua para que você evite erros na hora de preencher o gabarito. 

O que pode desclassificar?

Falando em desclassificação, não é apenas o celular ou preencher o gabarito de forma errada que pode fazer com que isso aconteça, tá? Se liga em todos esses itens que você não deve retirar do envelope porta-objetos pra não dar um game over no dia do Enem:

  • Declaração de Comparecimento impressa;
  • Óculos escuros, boné, chapéu, entre outros. Na real, esses aqui não é bom nem levar, não é mesmo?;
  • Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas ou corretivos;
  • Livros, manuais, impressos ou anotações;
  • Protetor auricular;
  • Quaisquer dispositivos eletrônicos, isto é, celular, tablet, calculadora, agenda eletrônica ou similares, como mp3, gravadores e outros;
  • Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
  • Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
  • E quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

Como avisar nunca é demais, todos esses itens citados acima deverão ser guardados no envelope porta-objetos, que você deverá guardar abaixo da sua carteira de prova, com os eletrônicos desligados. Esse envelope, você só vai pegar no momento em que for deixar a sala. Nada de xeretar antes disso, combinado? 

Ah, e não menos importante, nem pensar em levar bebidas alcoólicas e usar drogas ilícitas, cigarros ou outros derivados do tabaco no local de provas, ok?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *