Dicas para gravar vídeos com o seu celular

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Menina da dicas de vídeo pelo celular mostra blusa preta e grava a cena com celular em primeiro plano

Com toda a certeza, você já quis gravar algum fato ou momento! É provável que na dúvida de como fazer, deixou passar ou fez de qualquer jeito. Muitas pessoas acreditam que fazer uma filmagem é uma tarefa simples, mas o resultado nem sempre sai como o esperado. Algumas dicas para gravar vídeos com o celular podem te ajudar nessa missão.

Mesmo que pareça simples, para gravar um vídeo deve se pensar antes de realizá-lo. Portanto, saber o caminho que será percorrido durante a abordagem do tema do vídeo é fundamental para um bom resultado.

Por isso, alguns aspectos são importantes para a realização dessa tarefa. Em primeiro lugar, iluminação e bom áudio são fundamentais. Em segundo lugar leve em conta imagens fixas e olhar atento. Ah! Também tenha critérios para uma produção básica. Entretanto, o grande problema é o equipamento. Afinal, ninguém tem uma boa filmadora a qualquer hora.

Sem dúvida, o único equipamento que você usa com frequência é o celular. Sendo assim, ele te ajuda nas diversas tarefas do dia a dia. Além disso, ele ainda traz uma infinidade de recursos, que você não aproveita 100%. Sendo assim, já pensou em usar todos as opções do seu aparelho?

É provável que em muitas situações você terá apenas duas ferramentas, seu dispositivo e suas mãos. Antes de tudo, saiba que o vídeo feito com o aparelho celular não precisa ser perfeito. Contudo, é possível que ele tenha uma boa qualidade. Desse modo, confira algumas dicas para que você crie bons conteúdos de vídeo. 

Faça os melhores vídeos com celular

Em resumo, você deve levar em conta alguns pontos para ter um bom resultado. Por isso, essas informações são básicas e pode usar nas gravações de pessoas, produtos e serviços.

Primeiramente, não tente fugir dessas dicas pois vai precisar delas. Então, aproveite ao máximo cada informação.

Imagem é tudo

De fato se você quer fazer um conteúdo bom, a primeira dica é, deixe seu celular fixo em algum lugar durante a gravação. Caso contrário, ele sairá tremido, desfocado ou com a imagem torta. Então, se o vídeo for meio longo use um tripé ou uma base como mesa ou cadeira para apoiar o dispositivo.

Mas situações adversas acontecem e de repente você não tem nenhum recurso para apoiar seu aparelho. Assim, utilize as duas mãos para ter o máximo de estabilidade. Aliás, nesses caso segure o celular na altura do rosto e fique no centro da tela. Ah! Não se mexa!

Qual roupa devo usar?

Outro ponto importante é a escolha da roupa. Em vídeos produzidos é mais fácil de usar essa dica. Escolha sempre cores neutras. A maquiagem deve ser básica, nada exagerado, porque o que vale mesmo é o conteúdo do vídeo. A única ressalva é se o conteúdo for sobre maquiagem. Nesse caso, faça tudo que estiver no roteiro. Barbas e cabelos sempre arrumados e/ou aparados, isso mostra um maior zelo na produção do seu conteúdo.

Manutenção do aparelho

Dica valiosa e importante! Com o tempo o equipamento pode acumular sujeira, além de ser danificado pelo excesso de uso. Por isso, sempre limpe a lente. Isso é primordial para um bom resultado. Basicamente use uma flanelinha de limpar óculos, um material que não risque e arranhe a lente.

É preciso destacar sobre a bateria do celular. Com o tempo ela se desgasta e pode acabar durante o processo de gravação. Tenha sempre a mão um aparelho carregado e coloque ele no modo avião. Com isso, você conserva a bateria e não permitirá que ligações telefônicas sejam feitas e recebidas. Em outras palavras: nada vai te atrapalhar nas gravações.

Cenário escolhido

É preciso ter critérios nesse momento. Escolher um local ajuda no conteúdo trabalhado no vídeo. Caso precise montar um espaço é necessário organizar o ambiente antes de apertar o REC. Pense que você deverá prender a atenção de quem assistir o seu vídeo.

No geral, lembre-se que o vídeo precisa de conexão. A imagem precisa ter ligação com o conteúdo. Dependendo do assunto que será abordado, você precisa seguir a primeira informação desse tópico, é preciso ser criterioso.

Áudio é fundamental

Atrelado à escolha do ambiente, como visto no tópico anterior. O vídeo só é vídeo com todas as dicas juntas. Caso contrário, será apenas um material sem condições de ser usado. Por isso, sempre escolha um lugar silencioso.

O áudio precisa ser limpo, sem ruídos que atrapalhem a clareza das informações.

Para ajudar, uma dica nesse processo é gravar com o fone de ouvido, ele ajudará a ter um bom resultado.

Iluminação certa, salva!

Assim como o áudio, a luz é um dos princípios básicos de uma imagem, seja foto ou vídeo. Os celulares atuais tem sensores e lentes pequenas, então usar uma iluminação adequada é importante.  Sempre que possível, a escolha por um lugar iluminado é a certeza de sucesso.

Mas fique atento para não virar a câmera contra a luz, pois isso atrapalhará sua imagem e não conseguirá utilizar ela. A maioria dos aparelhos tem recursos como ‘ajustar o foco” que ajuda na gravação e dará bons resultados.

Vertical ou horizontal

Depende. O recomendado é que você faça seus vídeos na horizontal. Assim ele fica mais adequado e mais bonito. Registre seus momentos com uma boa resolução. Preste atenção nessa recomendação: use o formato 1920X1080, e nem pense em usar efeitos e filtros na gravação. Agora no momento da edição isso é uma outra história.

Algumas redes indicam o formato vertical para a publicações, mas ainda vale a insistência de manter os vídeos na horizontal. Essa dica nunca falha: faça o vídeo com o celular deitado.

Utilize a nuvem

Após todo esse trabalho, é importante que você envie seus arquivos de vídeos com segurança para espaços que você possa acessar ou compartilhar com facilidade. Fazer o uso da nuvem proporciona segurança, diminuição de dispositivos externos, acesso prático, além da possibilidade de personalização dos recursos solicitados pelo usuário. 

Você poderá usar o Google Drive, Dropbox ou iCloud, entre outras ferramentas para arquivamento em nuvem.

Pronto! Agora é só começar!

São tantas coisas importantes nesse processo de gravar um vídeo, mas o importante é ter força de vontade, criatividade e seguir as dicas deste post. Para facilitar a sua vida, dê uma olhadinha neste vídeo.

Se tiver interesse em se aprofundar nas técnicas e habilidades para gravação de vídeos ou no universo das imagens, por que não fazer um curso superior?

Existem opções na área de comunicação como os cursos de Fotografia e Jornalismo.

Inclusive, as escolas de comunicação são ótimas alternativas para quem tem interesse em profissionalizar habilidades como as gravações de vídeos. Clique aqui para saber mais.

Colaboração: Débora André, que atua com fotos e vídeos no Marketing Unoeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *