Faculdade de Educação Física: possibilidades de atuação e perfil

Faculdade de Educação Física: possibilidades de atuação e perfil

Tempo de leitura: 5 minutos

Só pra ilustrar… Você já tentou imaginar um mundo sem atividade física? Se sim, certamente chegou à conclusão de que isso seria impossível, não é mesmo? Seja pela saúde, para ser um atleta de alto rendimento ou até mesmo pela estética, é inegável que a cada dia que passa o número de pessoas se exercitando ou praticando algum esporte aumenta. E sabe quem é o responsável em garantir que a prática seja adequada e, ao invés de benefícios, as atividades não te causem danos: o profissional que faz a Faculdade de Educação Física. Em outras palavras, o educador físico. 

Ao mesmo tempo que o número de pessoas praticando atividade física aumenta, consequentemente, isso vai movimentando o mercado fitness também. Dessa forma, não é à toa que o Brasil é o segundo país com o maior número de academia no mundo, com 35 mil unidades. É academia que não acaba mais, né? Já deu pra perceber que não vai faltar oportunidade de trabalho, certo?! Então bora ficar por dentro do universo da Faculdade de Educação Física e de algumas possibilidades de carreira! 

O que rola na Faculdade de Educação Física? 

Em primeiro lugar, é bom estar por dentro que existem duas modalidades da Faculdade de Educação Física, sendo licenciatura e bacharelado. Se você optar pela licenciatura, saiba que você irá trabalhar dando aula na educação básica, isto é, será professor.  

Por outro lado, o bacharelado permitirá que você trabalhe em academia (não se esqueça que o Brasil é o segundo país no mundo com o maior número de academia, hein?!), clubes, hotéis, parques, hospitais ou, até mesmo, como autônomo acompanhando alunos, isto é, você será o famoso personal trainer.  

Perfil para fazer educa 

Você não precisa ser um atleta de alto rendimento para fazer a Faculdade de Educação Física, porém é necessário sim gostar de esportes. Afinal, você vivenciará e aprenderá sobre vários. Mas óh, se liga nisso… Tem algumas outras características que você, com certeza, precisará ter para se dar bem na profissão. Saca só…  

Ser comunicativo 

Independente de qual área resolver seguir, seja em academia, clubes ou quaisquer outros lugares, você precisará saber se comunicar. Isso porque será o responsável em passar as coordenadas e ensinar a forma correta de execução do exercício.  

Paciência 

Essa aqui com toda a certeza está ligada à comunicação. Imagine só… Você está ensinando a execução do exercício ao seu aluno e ele não está conseguindo. Certamente, você terá de ter paciência para repassar o exercício com ele, bem como entender o ritmo de cada aluno. 

Motivação 

Certamente, haverá dias em que seus alunos vão querer dar aquele golpe nos treinos, viu?! E, nesses dias, o seu papel irá além de ser educador físico. Você precisará ser o maior motivador dos seus alunos, aquela pessoa que vai colocá-los para cima e dar aquela animada! 

Gerenciamento do tempo 

O bacharel formado em uma Faculdade de Educação Física tem diferentes locais para trabalhar onde, provavelmente, deverá cumprir horário. Mesmo assim, se você quiser fazer aquela grana extra e ter alunos ou atuar como personal trainer autônomo, deverá ser organizado e saber gerenciar seu tempo, afinal, serão vários alunos para encaixar durante o dia. Além disso, é claro, você deve reservar um tempo para cuidar de si também, não é mesmo? Você precisará estar com a saúde em dia para estar sempre disposto.  

Por outro lado, você deverá entender também sobre o gerenciamento do tempo de cada exercício físico. Afinal, o excesso pode ser prejudicial à saúde, e, normalmente, o que as pessoas buscam é justamente o contrário: ter saúde! 

Trabalho em equipe 

Provavelmente você viu esse tópico e pensou: mas e se eu trabalhar como autônomo, para que preciso ter como característica o trabalho em equipe? Pois bem… Já parou para pensar em quantos esportes coletivos existem? De repente, mesmo sendo autônomo, você pode ser treinador de alguma modalidade coletiva. E aí precisará entender, e muito, sobre trabalho em equipe, até mesmo para orientar os seus alunos. 

Conhecer o corpo humano 

Com toda a certeza, você precisará saber tudo sobre o corpo humano, até mesmo para entender os limites dele. Mas fica tranquilo… Já na Faculdade de Educação Física você terá a disciplina de Anatomia. Então bora prestar atenção nas aulas. E, claro, como conhecimento nunca é demais, bora estar sempre atento! 

Importância do educador físico 

Vamos lá… Por si só, o dado de que o Brasil é o segundo país com o maior número de academias já demonstra a necessidade, e importância, de educadores físicos qualificados para o mercado de trabalho. E não para por aí… A Organização Municipal de Saúde (OMS), por exemplo, lançou um compromisso de até 2030 diminuir a falta de atividade física no mundo em 15%. Você pode ler o material aqui! Fazendo uma conta rápida aqui, se você começar a Faculdade de Educação Física logo, ainda dá tempo de você ser um agente que vai colaborar para alcançar essa meta, hein!  

Nesse mesmo sentido, a OMS quer ainda diminuir as taxas de doenças ligadas ao sedentarismo, já que pessoas que não praticam atividades físicas têm mais chances de desenvolverem infarto, AVC, câncer de mama, entre outros problemas. Com mais essas infos, ficou muito fácil perceber a importância que o educador físico tem, não é mesmo?  Bom, se você chegou até aqui, certamente a Faculdade de Educação Física é do seu interessa. Neste post, você pode conhecer um curso top!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *