6 dicas para ter o emprego dos sonhos! 

6 dicas para ter o emprego dos sonhos! 

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você está no ensino médio, já percebeu que ele é repleto de descobertas e um super aquecimento para a faculdade, não é mesmo? Inclusive, esse é o primeiro passo para conquistar o tão desejado emprego dos sonhos! Agora, a melhor parte… Nesse post você tem as melhores dicas para alcançar essa meta! Quer um spoiler? A sua determinação e força de vontade são importantes para conquistar os seus objetivos! 

1- Conheça as suas afinidades 

Só para exemplificar… Você trabalha em um lugar bem legal, com colegas de trabalho divertidos e um salário de encher os olhos. Entretanto, todos os dias cedo bate aquele desânimo e a motivação de estar na sua função é zero. Sabe por que isso pode acontecer? É que você não está fazendo algo que gosta ou que se identifica.  

Por isso, em primeiro lugar, você precisa pensar e entender qual área desperta o seu interesse e em qual profissão se enxergara daqui alguns anos. Pode até parecer mensagem de autoajuda, mas fazer o que gosta é muito satisfatório e é um dos degraus para estar no emprego dos sonhos! Em resumo, veja quais são os seus interesses, suas paixões e habilidades para entender quais profissões têm mais a sua cara. 

2- Educação é o segredo: se qualifique! 

Com toda a certeza, após saber as suas aptidões e o que deseja fazer no futuro, investir em uma qualificação é a peça-chave! Isso significa que para se destacar no mercado você precisa ter os conhecimentos que a sua área requer. A princípio, o match aqui é fazer uma faculdade, pois será nela que poderá receber a melhor formação para o seu futuro. 

Uma vez que já tem isso em mente, escolha o curso que tenha mais a ver com o seu perfil. Leve em conta os seus interesses e as suas metas. Só para exemplificar… Se você curte números, tecnologia e informática, uma faculdade de Ciência da Computação pode ser pra você. Já se você prefere se comunicar e até se imagina na bancada de um grande jornal, o Jornalismo será o seu foco! 

Além disso, busque uma facul de qualidade, que tenha tradição no ensino, estrutura top e boas referências no MEC. Esses são importantes pontos que podem te proporcionar a melhor formação acadêmica! 

3- Busque sempre novas habilidades 

Ao mesmo tempo em que fazer uma faculdade pode trazer o embasamento que você tanto precisa para conquistar o emprego dos sonhos, saiba que existem outras habilidades que podem dar aquele conhecimento extra. Por exemplo, se você deseja ser professor ou trabalhar com marketing, uma boa ideia é fazer cursos para falar bem em público. A ideia aqui é pensar fora da caixa e buscar habilidades que você não aprende na sala de aula e que poderão turbinar o seu currículo.  

Com toda a certeza, as empresas estão sempre ligadas e atentas aos profissionais que possuem várias habilidades e buscam novos conhecimentos constantemente. Outro ponto importante é identificar as suas soft skills, pois elas podem ser essenciais para conquistar o emprego dos sonhos. Aliás, tenho um post que traz todos os detalhes sobre o assunto. Basta acessar aqui! 

Afinal de contas, as empresas buscam cada vez mais profissionais versáteis que unam o saber teórico com ações práticas para resolver problemas, lidar com diferentes ambientes de trabalho e representar de forma eficiente a marca que os contrata. 

4- Se aproxime do mercado 

Como vou conquistar um emprego sem experiência na área? Sem dúvida, essa pergunta passa pela cabeça de muita gente e, para ajudar nesse momento, vale muito a pena se envolver com estágios ou trabalhos voluntários. Por mais que eles não sejam remunerados, podem te dar a oportunidade de desenvolver habilidades e dar os primeiros passos no mercado de trabalho. Certamente, em um processo de recrutamento, essas vivências serão um ponto a seu favor! 

Assim como entender que o trabalho voluntário é importante, tenha em mente que dá para desenvolvê-lo por meio de ações sociais em creches, asilos ou ONGs.  Ao mesmo tempo, pode ainda se voluntariar em monitorias na faculdade ou em ações sociais da instituição. Mais do que ajudar pessoas e colocar em prática os seus conhecimentos, poderá fazer contatos com profissionais da sua futura área que poderão te ajudar no início da carreira. Que tal, hein? 

5- Tenha um currículo top

Uma vez que a sua meta é o emprego dos sonhos, saiba que uma importante etapa é a conquista da vaga que deseja, não é mesmo? Aliás, quando se fala de processo de recrutamento, já tenha em mente que causar uma boa impressão é fundamental… E você sabe qual seria a sua primeira atitude? Bingo se você respondeu o currículo! É isso mesmo! É a partir dele que a empresa vai ter o contato inicial com você e saber mais sobre o seu perfil. Portanto, a ideia aqui é caprichar! 

Ao mesmo tempo em que você pode pensar que um currículo sem experiência é sem graça, saiba que o seu capricho e criatividade podem fazer os olhos dos recrutadores brilharem pelo seu perfil! Em contraste com isso, tenha cuidado para não encher linguiça, pois essa prática não é bem vista, oks?! A ideia aqui é ter um currículo atrativo, mas que seja honesto, simples e verdadeiro. Tudo isso no máximo em uma página, tá? 

6- Estreite as relações com a empresa onde deseja trabalhar 

Uma vez que você encontrou a vaga do seu emprego dos sonhos é hora de ir à luta! Em outras palavras, é hora de deixar a timidez de lado e entrar em contato com a empresa que é a sua meta de relacionamento! Nesse sentido, é o momento certo de pegar o seu currículo top e enviar para o RH da empresa ou até mesmo se cadastrar no Trabalhe Conosco, que normalmente é um link disponível nos sites das corporações.  

Mesmo que você não seja selecionado na primeira tentativa, o seu currículo poderá entrar no banco de talentos e poderá será selecionado para outras vagas. Isso significa que as chances de conquistar o emprego dos seus sonhos poderá estar mais próxima do que você imagina. Seria demais, não é mesmo? 

E, aí, gostou das dicas para conquistar o emprego dos sonhos? Então, agora é hora de seguir esse check-list rumo ao emprego que você tanto merece. Sem dúvidas, se tornar um profissional de destaque será uma questão de tempo!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.